Circuito Geekie debate “Escuta ativa na escola: como acolher estudantes, famílias e corpo docente”

Compartilhe esta notícia

A Geekie anuncia a segunda palestra do Circuito Geekie, evento on-line sobre educação e inovação, criado para que a edtech possa colaborar com as comunidades escolares do ensino básico. A segunda palestra, a ser ministrada por Bete P. Rodrigues – coach de Disciplina Positiva e docente de Ensino Superior –, tem por tema “Escuta ativa na escola: como acolher estudantes, famílias e o corpo docente” e será realizada em 8 de abril, às 15h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site (clique aqui).

O propósito de abordar o tema é auxiliar a comunidade escolar a lidar com questões socioemocionais em um momento complexo e intenso, no qual alunos, docentes e familiares estão lidando com perdas. A escuta ativa é uma ferramenta de comunicação muito poderosa e está profundamente ligada a essa necessidade de dar suporte emocional e promover um ambiente empático dentro do contexto escolar.

Com a expertise de atuar há 10 anos com a personalização da aprendizagem e inteligência de dados, a equipe da edtech reuniu um time de especialistas, internos e externos, para debater os caminhos e as possibilidades da educação ativa, personalizada, conectada e visível.

De acordo com Claudio Sassaki, cofundador da Geekie, antes da pandemia, a escola já lidava com o desafio da invisibilidade, ou seja, não adotava instrumentos para tornar possível enxergar cada aluno. Esse cenário, aliás, se agravou com as aulas remotas.

“O que queremos mostrar é que o uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica pode tornar visível cada estudante com suas peculiaridades. Entre a teoria e a prática, entre professor e aluno, podemos tornar essas conexões visíveis. Por isso criamos o Circuito Geekie, para compartilhar reflexões, ideias e boas práticas educacionais, nas quais a tecnologia é uma aliada do talento humano para educar”, afirma.

Circuito Geekie

O Circuito Geekie, que acontece até 17 de junho, contará com quatro formações e três palestras. Os encontros serão on-line e os educadores inscritos terão acesso a conteúdos complementares para dar suporte à própria jornada de aprendizagem. Os participantes receberão certificação emitida pela Geekie.

Gestores, mantenedores, diretores e coordenadores de escolas particulares de educação básica que concluírem o ciclo do evento podem escolher prêmios como: formações com designers e consultores pedagógicos da Geekie, para aprofundamento em metodologias ativas ou planejamento reverso; bolsas de 100% para estudantes do ensino médio do Geekie Games, plataforma de estudo adaptativo e preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); e uma consultoria sobre planejamento e adaptação para o novo ensino médio.

Programação

8 de abril – palestra

Escuta ativa na escola: como acolher estudantes, famílias e o corpo docente, ministrada por Bete P. Rodrigues, coach de Disciplina Positiva e docente de Ensino Superior.

22 de abril – Formação Geekie

Dados e evidências para potencializar o desempenho acadêmico de estudantes, ministrada por Camila Karino, diretora pedagógica da Geekie.

6 de maio – palestra

Neurociência e inteligências múltiplas para não deixar nenhum estudante para trás, ministrada por Carla Tieppo, doutora em Neurofarmacologia, docente e pesquisadora.

20 de maio – formação

Aprendizagem baseada em projetos: benefícios, planejamento e avaliação, ministrada por Carol Brant, líder pedagógica da Geekie.

3 de junho – palestra

Ensino Híbrido em 2020 e 2021: quais oportunidades a pandemia trouxe para as escolas?, ministrada por José Moran, doutor em Comunicação e designer de ecossistemas inovadores na educação.

17 de junho – formação

Personalização e Ensino Híbrido: como é possível impulsionar a aprendizagem sem custos adicionais para a escola, ministrada por Christie Sototuka, designer pedagógica da Geekie.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *