Meu filho não quer estudar, e agora? 7 dicas de psicólogos

Filho não quer estudar
Compartilhe esta notícia

As distrações tecnológicas não são os únicos vilões do desinteresse do seu filho pelos estudos, pelas tarefas escolares. O desespero bate, as tarefas não são feitas, o seu filho não aprende o que deveria e você pensa assim: “meu filho não quer estudar, e agora? O que eu faço?”.

Mas além das distrações de telas, existem outros fatores muito importantes que você tem que levar em consideração na hora de entender o que está acontecendo com o seu filho que não quer estudar. Por isso, até o fim deste artigo, você vai entender o que fazer para motivar o seu filho e como deixar a escola mais interessante! Confira:

A escola é um lugar de muitos desafios

É natural que a criança, ao ter os primeiros contatos com as letras, com os números e com todas as outras atividades escolares, fique muito eufórica e queira explorar todas as possibilidades de aprendizagem. Você vai notar, por exemplo, que quando seu filho começar a se alfabetizar, ele tentará ler todas as placas da rua e explorará todas as embalagens que você tiver no armário da sua casa.

É, realmente, um momento de grandes descobertas, afinal, ele está sendo desafiado. Já para os adolescentes, principalmente quando entram no ensino médio, o desafio e as novidades ficam por conta da escolha profissional, das relações próprias da puberdade e da busca pela autonomia.

Todas as famílias querem filhos aplicados e que se desenvolvam normalmente. No entanto, há inúmeros fatores que podem desestabilizar a criança e o adolescente. Por isso, os pais precisam conviver com essa situação, aprender a observar o seu filho e saber tomar as atitudes certas.

8 Sinais de que seu filho não quer estudar e está mais desanimado que o normal com os estudos

Além dos apelos tecnológicos e a exposição excessiva às telas, fatores emocionais, transtornos de aprendizagem e questões próprias da adolescência interferem no interesse do seu filho pelos estudos. 

Por mais que algum nível de desinteresse seja normal (como em matérias mais difíceis ou em dias em que o seu filho não acorda bem), o excesso disso é um alerta! Vamos ajudá-lo a identificar alguns comportamentos:

  • Durante o tempo livre, o seu filho está sempre conectado à telas (e essa conexão é apenas para lazer e não estudo);
  • O seu filho não consegue se concentrar nas tarefas: atenção, pois pode ser sinal de algum transtorno de aprendizagem, como o dislexia ou discalculia;
  • Ele fica choroso ou muito agitado quando tem que fazer um tema, por exemplo, de matemática. Pode ser que ele não entenda esta disciplina, por isso está evitando (mais um alerta para transtornos de aprendizagem);
  • Seu filho fica muito agitado e irritado quando se aproxima a hora de fazer os temas solicitados pelo professor;
  • Ele perdeu o interesse pela matéria preferida; por exemplo, fazia todas as atividades de Ciência e agora não quer mais fazer;
  • O seu filho tem passado por mudanças hormonais: isso afeta muito o humor e o comportamento dos adolescentes;
  • As notas estão caindo: acompanhe a evolução das notas e conceitos do seu filho. Normalmente, quando há desinteresse, as avaliações baixam;
  • O seu filho deixa de entregar trabalhos, mata aula, chega atrasado e não se preocupa com a agenda e com os compromissos da escola.

Quando o desânimo para os estudos pode ser sinônimo de ansiedade e depressão

O principal sintoma da depressão é se afastar das tarefas do dia a dia. Ou seja, a pessoa não sente mais prazer em realizar tarefas simples como tomar banho, sair da cama ou caminhar na rua. Então, você precisa ficar atento se o desânimo do seu filho não está relacionado à depressão ou à ansiedade

A gente sabe que a primeira atitude dos pais é dizer que a criança ou o adolescente está com preguiça, que é relaxado, que não quer nada com nada. Mas os diagnósticos para essas duas doenças aumentaram muito no contexto escolar e, graças a esses diagnósticos, professores, pais e coordenações pedagógicas podem trabalhar adequadamente com esses alunos.

Alunos ansiosos costumam resistir a levantar cedo e ir para a escola. Além disso, eles choram, têm falta de ar e, muitas vezes, desenvolvem síndrome do pânico. Como consequência, eles não têm energia para realizar as atividades escolares, mesmo que seja em casa.

Como lidar com o desinteresse escolar do meu filho? 7 dicas de psicólogos

Antes de mais nada, é importante esclarecer que há algumas crianças e adolescentes que não gostam de estudar. Isso mesmo! E o máximo que os pais e professores podem fazer é acompanhar e estimular sem jamais expor o filho ou aluno por causa disso.

No entanto, a maioria das crianças e adolescentes gostam de obter sucesso nos estudos e esperam a ajuda de pais e professores para crescerem no ambiente escolar. Afinal, estudar exige prática e qualquer um pode muito bem aprender a ser melhor nos estudos.

Por isso, preparamos 7 dicas de como você pode lidar com o desinteresse escolar do seu filho:

  1. Lembre-se de que o exemplo vem de casa;
  2. Use materiais complementares;
  3. Confiança no potencial do seu filho;
  4. Matenha o ambiente organizado;
  5. Não crie muita expectativa;
  6. Acompanhe a escola;
  7. Observe seu filho com atenção.

lembre-se de que o exemplo vem de casa

A família precisa demonstrar interesse pelos estudos. Pais que não leem, não pesquisam, não valorizam a escola e não criam expectativas nos estudos perdem a oportunidade de ser exemplos para os filhos.

use materiais complementares

Invista em jogos e atividades em geral que estimulem o aprendizado, porque muitas pessoas aprendem somente com o auxílio de materiais concretos. Estimule ele a estudar assistindo a vídeos no YouTube, a filmes, jogando videogame e outros.

confiança no potencial do seu filho

Mostre para o filho que você acredita nele e vibre com todos os resultados escolares.

mantenha o ambiente organizado

Uma criança que vive em um ambiente desorganizado pode demonstrar dificuldade para realizar atividades, porque nunca encontra nada, faltam materiais, há barulho e a casa está constantemente desarrumada.

não crie muita expectativa

Você sabia que isso pode ser desestimulante? Então, cuidado com a dose de expectativas que você põe nos estudos do seu filho. A dica é conhecer as limitações dele e estimular a ser melhor dentro dessas limitações.

acompanhe a escola

Conheça a metodologia da escola de seu filho e acompanhe as avaliações e atividades em geral.

observe seu filho com atenção

Fique atento aos sinais de ansiedade e depressão e procure a escola, pois lá há profissionais qualificados para ajudá-lo, e se não houver, a coordenação pedagógica encaminhará seu filho para atendimento.

A criança e o adolescente não estão ligados na tomada o tempo todo

Estudar é um ofício e, assim como os adultos não são produtivos o tempo todo em seus empregos, as crianças e os adolescentes também têm períodos de baixo rendimento. Então, como já falamos anteriormente, dose a sua expectativa e saiba o momento de cobrar mais ou menos.

É comum que crianças pequenas fiquem cansadas depois de algumas atividades e tudo que elas querem é relaxar e dormir. Administre isso com ela: “você vai dormir agora, mas amanhã cedinho, depois do café, vai fazer a tarefa de arte”.

Os adolescentes, por sua vez, costumam ter longos períodos de ociosidade, normalmente em seus quartos e, atualmente, diante do celular. Este comportamento é normal e você combinará com eles regras para os estudos em casa. Como, por exemplo, proibi-lo de fazer as tarefas de madrugada.

Os psicólogos da Eurekka podem ajudar o seu filho que não quer estudar

Como já vimos anteriormente, sofrimentos psicológicos podem afetar drasticamente a produção e o desempenho na escola. Portanto, torna-se muito importante ajudar a cuidar dos aspectos emocionais da criança e do adolescente também.

Se você nota que o seu filho anda mais desanimado, descuidado ou distraído demais, isso pode ser um claro indicativo de que ele está com dificuldades psicológicas e precisa de ajuda. Nesse caso, a Eurekka pode te ajudar. 

A clínica conta com psicólogos e psiquiatras treinados para este tipo de situação e que sabem exatamente o que fazer para ajudar o seu filho a passar por esse momento difícil e retomar suas atividades de forma positiva. Para marcar uma sessão de terapia, clique aqui.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

77 Respostas para “Meu filho não quer estudar, e agora? 7 dicas de psicólogos

  1. Estranho que nos dias atuais necessitem de tanto mi mi mi para estudar! O chinelo dos meus pais sempre foi o maior estímulo para o aprendizado na minha época e nem por isso cresci traumatizado ou com algum transtorno psico social. Geração Nutela!!!

    1. Você aprendeu porque não queria apanhar. E sobre o transtorno “psicossocial”, o que significa isso pra você? Porque pela sua fala é fácil perceber que você tem, sim, questões ligadas a isso. Então talvez seja mais proveitoso não julgar a realidade de crianças e outras pessoas com problemas de aprendizagem, e olhar para sua dor, cuide dela com carinho pra não acabar projetando seus >traumas< aos seus iguais…

      1. Eu entendi o que ela quis dizer. Era comum respeitar o esforço que os pais faziam para nós manter estudando.
        Hoje, vejo as crianças tendo tudo muito fácil e sem esforço…..muitos nem executam tarefas em casa como lavar a louça. Assim fica muito difícil conseguir ajustar em casa. A ajuda profissional é necessária para a maioria.
        Além do mais, na época do chinelo, para muitos, era a única forma conhecida…..

    2. Márcio não tem nenhum trauma e precisa vir relatar isso na internet pq? Talvez a sua geração que não tenha ensinado direito a geração atual e por isso exista tantas questões para lidar com os estudos. Os frustrados que precisam mostrar que nunca sofreram são quem: os que apanharam ou a “geração Nutella”?

    3. Nossa! Que exemplo de pessoa que só sabe resolver tudo na pancadaria, hein? Essa geração que você foi criado que não olhava para a criança como um ser humano, mas como uma máquina. E você aprendeu direitinho, não foi? Espero sinceramente que você não tenha filhos! Seu ignorante!

      1. Nem tanto mar nem tanto terra,eu fui alfabetizada pelo pai,sendo chamada de burra,sem nenhuma paciencia,eu o agradeço por da forma dele ter tentado me ajudar mas confesso que era stressante,constrangedor,sem falar que as crianças pelo menos eu ,sofria em desapontar meus pais,entendo que talvez o que ele queria passar era que o excesso de conforto que damos falo por mim tá aos nossos filhos tbm pode ser um problema no futuro,mas eu fui muito agredida fisicamente e verbalmente na infacia e adolescencia,que prefiro tentar outro caminho..

    4. Eu apanhei e sempre ouvi que não precisava estudar,e era uma das coisas que mais amava,andava quilômetros pra chegar a escola.
      Mais tudo isso foi tirado de mim qnd ouvia meu pai falar que filha mulher não tinha que estudar,e muito menos a noite.Como trabalhava durante o dia tinha que estudar a noite.
      Mais ele sempre teve uma visão de que mulher nasceu para casar e procriar.
      Até hoje carrego esse trauma em minha vida,ainda bem que existem profissionais que ajudam essa geração “Nutela”como diz vc.
      Eu falo por mim mesma,eu e muito dos meus irmãos só conseguimos terminar os estudos depois de adultos.

      1. Sou da geração de 1970 íamos na biblioteca muito longe, qdo lá chegávamos não tinha o livro para estudar, sem internet, sem Google, sem pais para me ajudar e me formei. Hj em dia Eles têm tudo e nao dão valor, é de chorar.

        1. Grande vdd,penso como vc…aqui em casa,nossa filha adolescente nunca precisou tomar uns tapinhas,mas agora com 15 anos está desinteressada,tem q tá só cobrando,tentamos resolver na base da conversa,mas não é fácil,estão muiiiito diferentes d outras gerações🤦‍♀️se eles sofrem..nós pais sofremos em dobro,pois nosso objetivo é único,ver eles bem e prosperando!

          1. Concordo com você….a gente sofre em dobro…São gerações diferentes, até entendo. Mas está complicado. Tenho um menino de 15 anos, que sempre foi um bom garoto. Mas do nada não quer ir para a escola, só quer dormir, se você fala qualquer coisa, só chora. É bem complicado. Uma geração cheia de mimi..até tento entender, mas é complicado.

    5. hoje em dia temos coragem de expôr nossas necessidades. vc ia por puro medo de apanhar,e não pq voce queria aprender. são coisas diferentes. melhore!!

    6. Concordo plenamente com sua resposta, hj em dia não se pode falar nada a geração Nutella pois se sente ofendida, chegamos ao ponto de que um sábio tem que se calar para não ofender um tolo

    7. Hoje em dia se relar no filho, a própria escola denuncia os pais no Conselho Tutelar. Os filhos ameaçam os próprios pais de denunciá-los.

    8. Rsrs acho que nossa geração era mesmo inteligente 🧠, não deve ter sido o chinelo de seus pais.
      Mas hj os pais criam filhos como se esses fossem o pai é eles quem mandam.

  2. Bom dia! Tenho um filho de 13 anos, faço todas as suas dicas de estudo, mesmo assim ele ainda não tem interesse nos estudos. Em aula presencial nunca deu trabalho na escola ou para estudar. Gostaria de outras orientações.

    1. Olá, Graziele. Perceba como ele aprende, do que ele gosta, e tenta introduzir na hora do estudo. Participe junto com ele, se você tiver tempo. Ouça as dificuldades dele, as vezes as crianças tem medo de errar e acabam não querendo errar, acha desinteressante, ou pode haver outra dificuldade… de toda forma, desejo forças pra você 💛

  3. Concordo com Kamyla! Pois este discurso de Márcio é totalmente descabido para os dias atuais. Estamos no século XXI, e a evolução precisa e deve ser constante. É um argumento impertinente e incoerente comparar práticas impositivas e autoritárias do passado, aplicadas para a educação dos filhos, com as questões pedagógicas atuais. São completamente distintas! Não estamos mais na idade da pedra lascada nem tampouco em períodos jurássicos, etc.

  4. Sou professora e gostaria de compartilhar essas dicas com as pais e nas reuniões escolas, mas sem parecer que eu estou tentando “ensinar aos pais como serem pais”, sabe? Alguns são receptivos, aceitam o diálogo, mas outros são bem intransigentes (Uns Marcios na vida) e justamente esses são os que têm filhos que precisam do apoio e incentivo familiar para melhorar nos estudos. Por mim eu compartilhava a postagem no grupo dos pais e professores, mas já fiz isso anteriormente e fui repreendida pela escola. 😔

    1. Filha de 13 anos e nunca gostou de esrudar na vida !!! Fez kumon dos 6 aos 9 anos mas era um drama !!! Aos 9 anos dela viemos para o Japão e na escola japonesa a mesma coisa!! Só quer saber de internet e jogos de computador!! Estou jogando a toalha !! Nunca foi falta de conversar sempre expliquei sempre conversei!! Mas ela simplesmente não estuda

          1. Tenho um filho de 13 anos , essa idade está sendo a mais difícil.

            Vai pra escola a força, simplesmente depois de muita insistência e reclamações.

      1. Aqui em casa mesma coisa, meu filho tem 12 anos, tenho que acompanhar todas as lições de casa e trabalhos, até aprender para ensina-lo, é uma briga. Estudar junto para as provas, sinceramente não aguento mais, tenho que me desdobrar, porque não tenho tanto tempo disponível, trabalho dia todo, muitas atividades ficam para o final de semana, o qual deveríamos descansar e realizar outras atividades.

  5. Tenho um filho de 11 anos e ele sempre me diz que não entende nada. Eu já tentei estimular de várias maneiras. Ensinando a ele estudar ou indo música pois ele adora, escrevendo, fazendo resumo, intercala do a cada período de 15 min dá uma pausa. Entre outros e mesmo assim ele não quer. Ele fala que o melhor presente para ele seria não estudar mais. Ele já faz tratamento de psicologia, já troquei de profissional, mas realmente sem nenhum resultado positivo. Preciso de um HELP!!!!!

    1. Bom dia, Cleidiane!
      Exatamente o que acontece comigo. Tenho um filho de 12 anos que já falou declaradamente que não gosta de estudar, já fez tratamento psicopedagogo, quando tinha 9 anos e agora este ano, começou a passar no psicólogo de novo, mas não quis continuar com a terapia, e decidi que levar forçado, não dá é uma boa escolha.

      Já fiz de tudo também e não sei mais o que fazer. Já tiramos eletrônicos, já deixamos de castigo, já devolvemos tudo e de nada adianta.
      Conversamos bastante, mas quando o assunto é estudo já percebemos o desinteresse dele e querer sair da conversa.

      Ele não gosta e não se interessa nem um pouco pelos estudos.

      Me ajudem…

      1. Nossa tenho o mesmo problema com meu filho, vai fazer 12 anos mês que vem, não sei mais como estimular, só quer saber de jogar… não adianta castigos, recompensas e conversas… também já passou com psicopedagogo no começo qdo tinha dificuldades para ler e escrever, tb acompanhamento co pscicologio tb nada adiantou e não quer ir…

  6. Estou muitíssimo preocupada ! Sou viúva , meu filho de 22 anos sempre me deu muito trabalho ! Ele não quer estudar e nem trabalhar e ainda é agressivo ! Mal educado ! Tirei ele de casa , porque tenho outro filho de 7 anos ! E ficou impossível a convivência ! Pago o aluguel , dei um prazo para arrumar trabalho! Arrumou mas já saiu do trabalho tudo que promete não cumpre ! Me chantageia ! Muito difícil ! Preciso de ajuda ! Por favor ! Vou deixar meu email e tel

    1. tenho a mesma situação qeu vc porem meu filho tem 16 anos desde 14 me da muito trabalho, falta de Dialogo garante pra vcs que não é , ate então não gostava de estudar mas não dava problemas na escola do ano passado passou a dar muito trabalho na escola, como desacato falta de respeito, faz tratamento pisicologico desde os 11 anos e pisiquiatrico, ou melhor o pisiquiatrico foi uma vez e não quer mais, disse que não quer se tratr e nem tomar remedio, e agressivo qdo se sente contrariado, em casa não quer saber de conversar fica trancado no quarto, não por falta de convite pra assistir um filme, um futebol, sair com a familia, não quer nada qdo e com a familia, somente com os parça como ele chama os amigos, comecou trabalhar o ano passado como jovem aprendiz ai parece que piorou a situação td que sepode imaginar ele aprontou no trabalho, E AI A GENTE NÃO SABE PRA ONDE CORRER, POIS A PRORPIA PISICIOLA RELATA QUE ESTAMOS FAZENDO TUDO O QUE E RECOMENDADO E ELE NÃO CORRESPONDENTE. AI EI PERGUNTO O QUE FAZER ….. sou obrigada a mante-lo na escola, mas também nãoa cho justo sair do meu trabalho todos os dias pra ir resolver problemas nas escola, e a propria equipe pedagocia da escola sabe que não sou mae ausente estou sempre procurando aber como estao as coisa, indo em reuniao, atendendo a todos os chamado e mas nada surte efeito…. conselho tutelar na ultima vez que eu chamei na minha casa pra conversar com ele deu masi poderes pra ele , ou seja nos deixou ainda mais refem dele, Agora veio me dizer que vai comecar trabalhar mas pelo jeito não via ir pra escola, O QUE EU FAÇO, se não for pra escola eu serei punida, ele e maior do que eu e o pai, AMARAR NÃO DA POIS MESMO QUE DESSE SERIA AGRESSAO, algumas pessoas sugriram fazer a emancipação dele, MAS ALGUEM SABE ME DIZER SE ISSO ME EXIGE DE RESPOSNABILIDADE QTO A ECOLA E A POSSIVEIS DELITOS QUE ELE VENHA CAUSAR?

    2. Se você fez a sua parte, não se deixe chantagear. Ele é maior de idade e quem deve ensiná-lo agora é a Vida. Vai ser duro para ele. Não esmoreça. Se ele vier com violência procure a polícia, a justiça, não é porque é mãe que tem que suportar relação abusiva de filho sangue-suga.

  7. Minha filha, 15 anos, não quer estudar. Faz terapia, aliás estou contratando outro profissional, e diz que eu tenho que entender. Oras, eu não entendo e por isso tenho ajuda externa, e no mais eu não posso permitir que tirem me a guarda dela e a leve para um abrigo, essa e a lei daqui. Me sinto triste e perdida

    1. Vdd , eu tenho 17 anos , não tenho vontade de ir pra escola , não é nada de mimi que o povo ta comentando , não sinto alegria de ir pra escola , porque ? Porque eu sou isolado não consigor me comunicar com ninguém direito , ainda sou timido .porque sou timido ? Porque sofre bullying na infância até meus 13 anos , e hoje tenho autoestima baixa e muita insegurança da minha aparência , é um sentimento muito ruim, não é nada de porcaria de frescura e de mimi , só quem passou por isso saber o quando é horrivel , sou um menino. É isso !

      1. Cauã, cada um tem uma característica diferente. Uns são tímidos, outros falantes, outros populares, outros observadores. E está tudo bem por isso! Imagina se todo mundo fosse igual? Mas veja, o poder da sua vida está com vc. Não dê a ninguem externo..lamento pelo buling, mas foi há cinco anos atrás, mas vc está preso a ele. Rompa essa corrente pra vc caminhar livre daqui pra frente. Vc pode escolher como quer viver…E acredite que essa é sua melhor fase…Vá.viver e o resto que se exploda! Felicidades em vc💙

      2. Tenho um filho de 15 anos na mesma situação, não quer ir para escola… pior.. não sei como agir… se não fosse te pedir muito Cauã… precisava de sua ajuda.. Que tal tentar se ajudar nos ajudando??

        1. Também estou na mesma situação com meu filho de 15 anos ele simplesmente diz que não quer mais ir pra escola. Mais não me diz motivo

      3. Nem tanto mar nem tanto terra,eu fui alfabetizada pelo pai,sendo chamada de burra,sem nenhuma paciencia,eu o agradeço por da forma dele ter tentado me ajudar mas confesso que era stressante,constrangedor,sem falar que as crianças pelo menos eu ,sofria em desapontar meus pais,entendo que talvez o que ele queria passar era que o excesso de conforto que damos falo por mim tá aos nossos filhos tbm pode ser um problema no futuro,mas eu fui muito agredida fisicamente e verbalmente na infacia e adolescencia,que prefiro tentar outro caminho..

  8. Meu filho de 10 anos não quer fazer as tarefas da escola, diz que não vai servir pra nada, é um show toda vez que é pra fazer lição, na escola simplesmente não faz, tenho reclamações da escola sempre, já fui atrás de ajuda e nada, só que se a gente tira o filho da escola o Conselho tutelar vem rapidinho na nossa casa, mas pensa na exaustão em dialogar e nada adiantar, tô muito frustrada. 😔😔😔

  9. Estou desesperada
    Minha filha tem 14 anos e não quer estudar, peguei as notas dela hoje e nunhuma as cima de 3.0🤦🏻‍♀️ já vem acontecendo desde o ano passado, ela só quer saber de ficar no celular, hoje foi a gota d’água, amanhã tem prova e pedi pra olhar caderno pra ajudar na matéria acredita que ela não copia nada. Perdi a confiança nela, vou na escola pra tentar resolver alguma coisa, ela já faz acompanhamento psicológico.
    Se algum profissional puder me dar um help agradeço.

  10. Tenho um entiado , q responde muito e não tá tendo interesse na escola por mais q vc converse com ele e tente explicar, vive muito focado em standap no celular, jogos e brincar com amigos na rua , se vamos falar algo com ele já altera a vós e q debater de frente como se fosse adulto, se fosse filho meu educaria do meu geito na taka mas como não é o q devo fazer .

  11. Tenho filho de 16 anos e tem dislexia e nao quer ir a escola sente muito perseguido pelos professores e colegas da sala. Eu vivo motivando e apoiando sempre,vou na escola e converso muito com os coordenadores e fazemos sempre pra melhor o ambiente que esta. Escola da um apoio excelente mas sempre esta desanimado e muito rebelde. Gostaria de um conselho pra melhor o desempenho do meu filho. Obrigada

  12. A diferença do ontem e de hoje. Ontem os filhos respeitavam e ouviam os pais.Hoje os filhos mandam, ofendem ou até matam os pais, os professores são ruins, os métodos são ruins, o conteúdo é pior ainda,a escola é um ponto turístico ou teatral, a deseducação é constante e explícita e a consequência é um bando de Anittas e MCs sendo mantidos de tecnologias avançadas curtindo Tik Tok ou elaborando uma estratégia para se tornar um(a) gay que pode causar alguma polêmica impactante ou então um suicídio gravado em live para morrer causando sei lá o quê a uma sociedade perdida e sem rumo. O mundo está invertido e sem direção. Deus nos salve e socorra, isto é, se ele achar que vale a pena.😢😢

    1. Concordo! E isso mesmo! Hoje, os pais não impõem limites com medo dos filhos, deles se drogarem suicidarem, sumirem de casa! Por isso estamos vivendo esse caos educacional! Eu tb me sinto muito perdida. Tenho um filho de 17 anos, que não quer estudar . Já fez terapia, acompanhamento psicopedagogico, tudo!

    2. Olha se fosse um bando de Annita Poliglota e empresária estaríamos todos no céu!!!

      a preocupação com nossos filhos e estudo é constante .. mas de fato tivemos um imenso avanço tecnológico, mas na educação a forma de aprender é igual, talvez a renovação devesse vir dos meios de ensino e não das crianças.
      Crescemos em um ambiente totalmente diferente, sem tanta comunicação, buling na nossa época era meia dúzia de criança, hoje é uma proporção de grupo de whats, imagem e etc. Quantos de nós mesmos não estamos passando nossos dias alienados em busca de uma aparência melhor ou uma aceitação?

  13. Minha filha tem 12 anos , mas dede os 10 anos em 2020, quando começou a pandemia começou a ter crises de ansiedade, medos e enxaqueca crônica. Era boa aluna mas perdeu completamente o interesse em estudar e principalmente em ir a escola. No meio de 2021, mudei a escola, mas ouve pouco interesse. Agora em 2022 a enxaqueca dela veio com toda força. Faço tratamento neurológico e psicologia. De um mes para ca ir a escola se tornou um tormento e diz q não quer mais estudar. Estou sem rumo, mesmo com acompanhamento.

    1. Nossa Cintia meu filho 13 anos tem vivido algo parecido zero interesse, as notas são assustadoras , gostaria de saber se vc sentiu melhoras com o tratamento psicologico?

  14. Tenho um ótimo filho mais percebi que ele está demotivado de estudar,depois da pandemia a escola pra mim mãe ficou conturbada meu coração fecha fico com uma angústia dentro do meu coração,fui na escola esses dias a vice diretora conversou comigo que meu filho e muito tranquilo não dá trabalho,meu filho vai fazer 15 anos e um adolescente maravilhoso só que ele está perdendo o interesse de estudar,tem hora que penso em mudar ele ti escola,ele está no nono ano queria muito que ele terminassem o ensino fundamental completo.gostaria de uma sugestão, ajuda,alguma estratégia pra mim ajudá-lo a estudar?!

  15. Tenho 12 e não sinto vontade de estudar ou ir a escola. Não passei por nada traumático como os outros comentários justificaram o fato de não ter interesse em estudar. Eu acordo muito tarde e perco a aula com facilidade. No bimestre passado não fazia nenhum trabalho ou compromisso da escola, sempre estava tento variações de humor por causar de problemas que causei aos meus colegas. Antes eu me importava e sentia culpa pelas minhas ações mas agora não sinto mais nada e me sinto desanimad@ de tentar ter alguma relação com alguém e como consequência disso, me afasto e nem fico preocupad@ com os sentimentos deles. Estou com uma preguiça eterna que não me deixa fazer nada, não tenho nenhum transtorno então acho que é mi mi mesmo, minha mãe é meio leiga ou talvez isso seja mais uma conclusão precipitada mas mesmo assim ela acaba tolerando isso sem ter muita ação, acho que isso seja a causa, se tivesse sido criad@ com o pulso firme, sem tolerância nenhuma, sem ter os privilégios que eu tenho, não passo fome tenho mãe e pai vivos não preciso trabalhar pra ajudar a sustentar a casa, minha vida não teve nenhum obstáculo e se teve foi eu que o fiz com as minha distorções. Não quero conselhos nenhum só queria desabafar ou algo assim, está bem? Obs: sou uma criança estranha que não sabe conversar e efetuar tarefas simples direito sem fazer besteira.

    1. Não se culpe por essa situação que você não criou.Milhoes de jovens e adolescentes estão sofrendo a consequência do péssimo ensino desmotivador que tomou o lugar da educação de qualidade.O assunto de maior interesse hoje é a promiscuidade dos artistas de sucesso, são os palavrões e as aberrações humanas em transformação,tipo,quanto mais pior, melhor . Não só você mas, a sociedade está perdida e desmotivada pela condição supérflua. Se os pais está perdidos imagine os filhos. A escola era parceira dos pais na construção da personalidade e dos ideais dos filhos.Hoje é um campo de destruição de sonhos. Mas ainda existe uma esperança se cada um de nós apenas não apoiarmos as atitudes venenosas e tóxicas da sociedade doentia. Buscar a Deus é o melhor conforto.

    2. Sua mãe deve ter algum problema de depressão e pelo seu relato você também tem. Sim, porque é como você mesm@ falou: nada aconteceu! E vc vive em uma preguiça eterna e sua mãe não deve ser leiga, pode ser que ela não saiba mesmo o que fazer ou como agir com você. Você parece ter personalidade forte. Que tal procurar ajuda psicológica?

  16. Minha filha tem13 anos,de um meses para cá odeia ir a escola,diz que não gosta dos colegas,que sofreu bullying a anos atrás com esses colegas,mas agora está demais não quer fazer nada parece que perdeu o interesse de tudo,estou muito preocupada pois nunca vi ela assim,mas vou procurar ajuda pois estou muito preocupada.

  17. Meu filho tem 18 anos, esta cursando o ultimo ano, reprovou no 1 ano! Há 4 anos temos sofrido pela falta interesse nos estudos..simplesmente não vai a escola, falta as provas, não escreve nada e nem abre as apostilas… comportamento totalmente passivo, não reclama, não se nega a fazer, ate fala que vai fazer, mas não faz… queria uma forma de ajudar… faz acompanhamento psicológico mas qto ao psiquiatra ele não toma a medicação …

  18. Tenho 21 anos, depressão diagnosticada há 6 anos, sempre tive dificuldade de ir pras aulas. Mas ia e estudava, pela pressão de ser perfeita, que foi a mesma que me deixou insegura, triste e com depressão. Nunca tive apoio dos meus pais, também chamavam de frescura. Acham que é uma escolha: “é só ir, é só fazer, é só estudar”. Li muitos comentários culpando os filhos, mas eles são crianças, já pensou que você pode estar contribuindo com isso? Se eu tivesse apoio dos meus pais, talvez tudo fosse diferente. Até hoje temos uma relação conturbada, até hoje tenho problemas em frequentar a faculdade. Você já disse pro seu filho que tudo bem errar? Que mesmo assim você vai apoiar ele? Ou você o trata com agressividade, o culpa? Já pensou que ele precisa de compreensão e não de apontar dedos? Será que seu filho confia em você pra contar seus problemas? Ou ele pensa que você vai critica-lo assim como vêm feito?
    Talvez se eu tivesse menos preocupada com os estudos e mais com minha saúde mental, ou os meus pais também, hoje eu me sentiria melhor, não acham? É mais importante pra você ter seu filho feliz ou com notas boas? Porque um dia ele pode fazer supletivo, ele pode trabalhar em outras áreas, pode fazer faculdade mais velho, mas será que ele pode voltar a confiar nos pais depois de ser tão culpabilizado? Ou será que há uma cura pra depressão e ansiedade? Porque mesmo eu pagando psiquiatras e psicólogos caros eu estou numa luta de 6 anos.

    Outra coisa, não é porque você paga um profissional que o problema tem solução, nem todos os profissionais são bons, nem todos estão preparados pra atender crianças, adolescentes. Seu filho precisa se identificar com eles, confiar neles e só depois ter algum progresso.

    1. EU ENTENDO PERFEITAMENTE SEU LADO, MAS NO MEU CASO O MEU FILHO TEM, PAIS QUE DIALOGAM, TODO O APOIO NECESSARIO , SEMPRE FALAMOS QUE ELE NAO PRECISA SER O MELHOR ALUNO DA SALAR, SO PRECISA DEMONSTRAR INTERESSE, PORQUE DIFICULDADE TODO MUNDO TEM E E COMPREENSIVO, JA CONTRATAMENTOS PROFESSOR E PISICOPEDAGOGO PARA AJUDA-LOS NAS DIFIULCADES,ME COLOCO A DIPOSIÇÃO PAR ATENTAR AJUDA-LO NO QUE EU POSSO QDO QUIZER, MAS PEDE SE ALGUMA VEZ ELE AJUDA, TER DIFICULDADE E COMPREENSIVEL E CONHECO MUITAS CRIANCS E ADOLESCENTES COM DIFICULDADE E MUITAS VEZES NÃO TEM OPORTUNIDADE QUE MEU FILHO TEM O QUE NÃO É COMPREENSIVEL A PESSOA TER TODOS O APOIOS NECESSARIO PASSAR POR VARIOS PROFISSIONAIS DE PISCIANLISE E DE PIOSIQUITARICA,PSICOPEDOGOGO, NEUROLOGISTA, TERAPIAS DAS MAIS VARIADAS FORMAS, E ALEM DE TUO E MAIS PRINCIPAL O AMOR, SO QUE AMOR PORA ELE E ACEITAR AS COISAS DO JEITO QUE ELE QUER E ISSO PRA MIM NÃO E AMOR, OS PAIS NÃO PRECISAM SER BONZINHO ELE SPRECISAM SER BONS PAIS, EU NUNCA TIVE APOIO DE PAIS E MAE, COLO, INCETINVO PRA FAZER ALGUMA COISA, MAS NEM ASSIM EU USEI DISSO PARA NÃO ME ESFORCAS…. tenho muito traumas mas não faço deles muleta para justificar a minha falta de vontade pra tudo, AI DIZEM A MAS SE TA SO NO QUARTO ta com depressão, ATE ENTENDO QUE PDOERIA SER, mas na rua com os “PARCA” COMO ELE MESMO FALA O SORRISSO E ENORME, BRINCA DA RISADA e dentro de casa NÃOA CIET AUM ABRAÇO NAO ACEITA UM NÃO NÃO SE COMUNICA, O MUNDO DELE E O QUARTO E O CELULAR QUE ALIAS SE TENTAMOS ESTABELECER REGRAS TORNA-SE VIOLENTO……. AI FICA DIFICIL

  19. Tenho 17 anos, faltou muito na minha escola por que um ambiente que não me sinto bem, sou um boa aluna só tenho dificuldade em matemática. Sou um pessoa extremamente tímida pra fazer amizades, na minha escola atual estudo com as mesmas pessoas do ano passado mais não tenho amizades com elas, eu tento de tudo fazer amizades mais não consigo. Eu já acordo com um desânimo horrível já querendo voltar pra casa e chego na escola espero a quarta aula terminar e ligo pra minha mãe pra pedir pra me liberar cedo, É um lugar que eu me sinto sufocada.

    1. Olá,
      O mundo mudou. As tecnologias avançaram , tudo está mais dinâmico. O que nâo muda é o sistema de ensino. É arcaico, desmotivador e, cobram muito do aluno, dos pais e dos professores. Todos estão estressado.s. Quem ganha com isso?

  20. Eu tenho uma menina de 14 anos ela está tomando remédio pra ansiedade depressão (sertralina)e simplesmente não quer ir pra escola ,não sei mas o que fazer
    Ela não é de conversa e outra até tomar banho ela não quer mais eu não sei mas o que fazer.

  21. Olá, Me chamo Márcia e tenho uma filha de 6 anos chamada Isabela, que esta no primeiro ano. Ela frequentou do G1 ao G5 , uma escola. Agora, no primeiro ano teve que mudar de escola por conta da série. A Isabela desde os 4 anos demonstrava interesse em aprender a ler e escrever, então eu fui ensinando a ela ler e escrever por vontade dela, pois nos Gs 5 é tudo lúdico e ela tem sede de aprender. Nunca tivemos nenhum problema escolar. Os relatórios sempre muito satisfatórios. E agora na nova escola, ela esta abalada emocionalmente, relatou 2 experiencias que a deixaram com medo da nova professo e disse que não quer ir mais a escola. Mandei bilhete no caderno, pedindo p conversar com a professora. Veio um bilhete de retorno, onde estava marcado uma reunião com a diretora, cordenadora e professora. Cheguei la e contei os relatos da isabela e fala dela de nao querer ir p escola, apenas expus a situação, ai começaram as invertidas, 1 a diretora, disse com jeitinho que ela teria que se acostumar com as broncas que a turma leva, a cordenadora disse com jeitinho que pudia ser manobra dela p nao ir p escola, a professora falou que realmente as duas situações aconteceram, e perguntou o que eu esperava dela? E que eu procurasse uma pisicologa pois que a serie ofertava a isabela era pouco, p ela aprender a lidar com isso. Alguem me orienta?

  22. Nunca desistam dos seus filhos, os pais e família são a base para nossas crianças. Tenho um de 13 e uma de 10, também estou enfrentando problemas relacionados ao estudo com o de 13, mas já estou percebendo sintomas há uns 2 anos, tentei averiguar com a escola, fiz o que me orientaram, mas estou vendo que várias outras tentativas ainda não estão dando certo, me senti muitas vezes cansada por isso, mas não desisto, nossas experiências de adultos pais servem pra ajudarmos nossos filhos. Às vezes temos empatia por estranhos e deixamos nossos filhos de lado, pensem nisso!

  23. Na minha casa eram eu e minha mãe, ela não sabia escrever, nunca pode me ajudar , eu não tinha dinheiro para comprar livros e tinha que ir no Centro da cidade para pesquisar nas bibliotecas, tudo que fiz foi sozinha, pois minha mãe trabalhava o dia todo e assim mesmo me formei.

  24. Não é com violência que ensinamos os nossos filhos. O meu entrou com 9 anos para o quinto ano e esta a sentir muitas dificuldades, pois para quem tinha 4 disciplinas e agora tem 13 é complicado. Eu ajudo o muito mas os professores tambem sabem que é tudo novo para eles e em vez de ajudarem, ainda os prejudica mais. Eles ja sao obrigados a fazer trabalhos no computador e nunca mexeram num computador. Para que é que eles precisam de tantas disciplinas. Muitos desistem da escola ou quando sairem ja nao se lembro de nada. Bastavam ter as diciplinas mais importantes, pk muito delas nao servem para nada. Eles ja estao a aprender coisas que eu aprendi no 7 e 8 ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *