A importância da matemática no processo de alfabetização

Matemática processo de alfabetização
Compartilhe esta notícia

A matemática é fundamental para o desenvolvimento cognitivo das crianças, construção de sua capacidade de pensar e muito importante no processo de alfabetização infantil. De acordo com Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de experiência e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon, a comunicação se efetua não somente com palavras, mas também com números.

“Conceituando a alfabetização como sendo o processo de aprendizagem em que se desenvolvem as habilidades de ler e de escrever, de modo adequado, além disso, utilizá-las habilmente como um código de comunicação com o meio, a matemática também é parte muito importante do processo”, ressalta Vitorino.

O processo de alfabetização consiste em:

  • Familiarização com os números;
  • Assimilar noções de quantidade;
  • Conceitos de seriação;
  • Classificação e conservação;
  • Relacionar símbolo com significado.

De acordo com a pedagoga, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem.

“Estudar matemática faz com que elas exercitem o levantamento de hipóteses, a resolução de desafios, a organização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio emocional, a tomada de decisões e a autoconfiança”.

Atividades que podem ajudar no desenvolvimento de habilidades com a matemática.

Converse sobre o uso dos números no nosso dia a dia

Quando estiver preparando o lanche, então mostre a quantidade de ingredientes na mesa, deixe que a criança aprenda a contar quantos biscoitos comerá ou com quantas laranjas se faz um copo de suco.

o uso do dinheiro

Ensine ao seu filho quanto custam os pães do café da manhã, bem como lidar com trocos economizar na mesada para comprar brinquedos educativos.

medidas de tempo

Ensine a criança a olhar no relógio e contar os minutos, horas, segundos. Faça brincadeiras como, por exemplo: quanto tempo falta para o almoço que será servido às 12h? Em qual horário será exibido o próximo desenho na TV?

De acordo com a pedagoga, no Kumon as atividades de matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade básica de cálculo. Essas competências, portanto, são muito importantes na escola, nos vestibulares e na vida profissional. “Quanto mais cedo os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão no futuro”, finaliza.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *