Conectadas: conheça o programa educacional gratuito para meninas de 14 a 18 anos

Conectadas
Compartilhe esta notícia

Com o objetivo de ampliar a inclusão e diminuir a desigualdade de gênero na área da tecnologia por meio da educação, a {reprograma}, Mercado Livre e Chicas en Tecnología anunciam o programa Conectadas. Esse projeto vai oferecer quatro cursos gratuitos em cultura digital, design centrado no usuário, desenvolvimento de projetos e marketing. Dessa forma, serão impactadas cerca de 1,2 mil meninas na América Latina. Contudo, no Brasil, metade das vagas são destinadas preferencialmente a jovens pretas, pardas, indígenas e trans. As inscrições devem ser feitas até o dia 1 de julho (clique aqui).

luma escola individualizada

De acordo com a CEO da {reprograma}, Mariel Reyes Milk, a equidade de gênero no setor está ligada à uma questão cultural. Afinal, os estereótipos são incorporados ainda na infância, fazendo com que as garotas acreditem que não são boas para as exatas, contribuindo para uma percepção de que computador é apenas para meninos.

“O objetivo do Conectadas é estimular nas meninas, desde cedo, o interesse pela área tecnológica, possibilitando, portanto, futuras lideranças femininas no setor”, comenta Reyes.

No Brasil, serão disponibilizadas 200 vagas, e as candidatas devem ter entre 14 a 18 anos. O programa terá duração de quatro semanas.

“Queremos estimular cada vez mais meninas se apropriem da tecnologia para construir futuros mais inclusivos e então gerar impactos positivos em comunidades de toda a América Latina”, afirma Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre.

Programa Conectadas

O Conectadas vai funcionar de forma digital, por meio da plataforma Zoom, e será dividido da seguinte forma:

oficinas

Serão realizadas oficinas entre os dias 15 e 18 de julho, com duração de quatro horas. Nas oficinas, as participantes serão apresentadas ao projeto e aprenderão temas como:

  • Cultura e transformação digital;
  • O espaço das mulheres na tecnologia e identificação de problemas locais e reais;
  • Como co-criar futuros desejáveis por meio de soluções tecnológicas simples e acessíveis.

imersão

Além disso, após a realização das oficinas, serão selecionadas jovens que farão parte da imersão integral.

As jovens selecionadas serão divididas em quatro turmas, entre os meses de agosto e setembro. Elas serão imersas ao conteúdo programático, que terá o total de 32 horas de duração, sendo oito horas semanais, divididas em 16 encontros, durante quatro semanas.

Os temas ministrados serão:

  1. Cultura e transformação digital;
  2. Design centrado no usuário e análise de dados;
  3. Desenvolvimento de projetos e negócios de impacto social digitais;
  4. Marketing digital.

Além das aulas serem ministradas por meio do Zoom, as jovens selecionadas farão uso do Google Classroom e terão contato constante pelo Telegram, para receber auxílio de professoras e orientadoras.

Processo seletivo

As inscrições devem ser feitas até o dia 1 de julho, seguindo as etapas abaixo:

  • Preencher o formulário e as autorizações solicitadas pela {reprograma}, que estão disponíveis no site (clique aqui);
  • Completar todas as etapas do processo seletivo, que são: se inscrever, enviar um vídeo ou áudio de até um minuto se apresentando, e participar da oficina de seleção.

Requisitos

O programa Conectadas é destinado para meninas entre 14 e 18 anos da Argentina, Brasil, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia e México. Para participar do curso é importante ter acesso a computador e internet.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

aulas particular na luma escola individualizada

Um comentário em “Conectadas: conheça o programa educacional gratuito para meninas de 14 a 18 anos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *