Bilinguismo: veja a importância de um segundo idioma no desenvolvimento infantil

Bilinguismo
Compartilhe esta notícia

É indiscutível que dominar um segundo idioma abre portas. Ao buscar uma escola bilíngue, os pais focam nas vantagens que a fluência de uma segunda língua traz ao seu filho. Mas, talvez, nem pensem no benefício maior que geram aos pequenos. O impacto do bilinguismo vai além do escolar e profissional. Ele atinge a capacidade cognitiva e a própria saúde mental de longo prazo.

Um estudo feito pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, descobriu que crianças bilíngues têm maiores habilidades para manter o foco em certas situações, mesmo quando encontram estímulos conflitantes.

Outro estudo da Universidade George Mason, nos EUA, concluiu que escolas bilíngues têm melhor desempenho não só no inglês, mas também em outras disciplinas, do que as crianças que dominam apenas a língua mãe. De acordo com os estudiosos, isso seria reflexo de um alto grau de concentração.

Sabrina Oliveira, diretora do ensino fundamental II da Maple Bear Goiânia, reforça a importância do bilinguismo. A instituição, com oferta do inglês, inicia os estudos do segundo idioma já nos anos iniciais da vida escolar. O foco é na facilidade e naturalidade que os alunos terão ao longos dos anos.

“O bilinguismo na Maple Bear é apresentado desde 1 ano e meio. Essa é uma idade muito favorável para a criança ser imersa em uma segunda língua, no caso, a inglesa. Nessa etapa a criança já ouve a sua língua mãe, mas quando você apresenta o segundo idioma ela tem uma facilidade maior de internalizar, de aprender de forma natural. É importante ressltar a metodologia também, já que é possível proporcionar esse aprendizado no momento das interações”, explica Sabrina.

Vantagens do bilinguismo

Sobre as vantagens do bilinguismo, Sabrina Oliveira destaca a expansão das habilidades, com benefícios que podem se estender por toda a vida.

“A criança, quando imersa nesse contexto da segunda língua, se torna capaz de diferenciar os fonemas. E, a partir disso, para o resto da vida, ela terá facilidade em aprender não só outros idiomas, mas ter uma maior flexibilidade mental” diz.

Na educação infantil, os alunos da Maple Bear Goiânia têm quatro anos de imersão total na língua inglesa. Ou seja, todos os estímulos e interações das crianças na escola são feitos na segunda língua.

Após isso, o português passa a ser inserido na rotina escolar dos alunos, chegando no fundamental com a carga horária semelhante para os dois idiomas.

“Com a imersão na língua inglesa e um tempo estendido nesse idioma, já que uma escola bilíngue trabalha 50% do tempo em outro idioma, resulta em aproximadamente 12,5 horas por semana. Na Maple Bear, o aluno de 7 anos já consegue se comunicar 100% na língua inglesa. Entender o que é dito, ler, interpretar com muita facilidade”, destaca Sabrina

A diretora finaliza. “Esse comportamento e essa facilidade na aprendizagem da segunda língua não são vistas em adultos. Já que o estímulo é muito pequeno quando se estuda em curso extracurricular de inglês. Nessa fase da vida a pessoa não passa pelo estágios da escuta, compreensão, fala, leitura e escrita de forma diferente, menos natural”.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *