Brasil possui mais de 8.300 escolas públicas sem internet

Além de escolas públicas sem internet, outras 3.031 não dispõem de energia elétrica. Dados fazem parte do Painel de Conectividade nas Escolas.
Compartilhe esta notícia

O Painel de Conectividade nas Escolas ajuda na definição das escolas que receberão atendimento com projetos de conectividade. Atualmente, o Brasil possui 138.355 escolas públicas nas esferas Municipal, Estadual e Federal, classificadas em área urbana (86.233 unidades) e rural (52.122 unidades). Do total, 8.365 escolas públicas estão sem internet, 96.192 não possuem laboratório de informática e 3.031 não têm energia elétrica.

O trabalho, conduzido pelo Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape), revela, ainda, que 439.559 alunos e 32.558 docentes são impactados pela falta de conectividade.

No painel disponível no site da Anatel são disponibilizadas informações cadastrais das escolas de acordo com o Censo Escolar 2022 do Inep e informações de conectividade oriundas de diferentes fontes, como o Programa WiFi Brasil (Gsac e RNP Conectado) do Ministério das Comunicações e o Programa Banda Larga nas Escolas e atendimento a escolas rurais da Agência, além de pesquisas realizadas pelo Ministério da Educação e pelo Medidor de Velocidade do Nic.Br, bem como informações de infraestrutura.

Aprender Conectado

O Gape, por meio da Entidade Administradora da Conectividade das Escolas (Eace), está implantando o projeto Aprender Conectado, que surgiu com o Edital do 5G. O projeto dispõe de recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade a escolas públicas sem internet, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico. O Aprender Conectado vai promover para alunos e professores de todo o Brasil:

  • Internet de alta velocidade;
  • Conexão wi-fi em todo ambiente escolar;
  • Kits de informática (notebooks, chromebooks, telas e projetores).

Atualmente está em execução a fase piloto do projeto Aprender Conectado em 10 municípios brasileiros. Eles estão distribuídos entre as cinco regiões do país, atendendo 177 escolas públicas de educação básica. Desse total, 153 (86,6%) instituições de ensino já estão conectadas com velocidades de download que variam de 50 Mbps a 200 Mbps.

Em paralelo à fase piloto, vistorias em mais 2.323 escolas públicas das regiões Norte e Nordeste, nos estados do Amazonas, Pará e Paraíba, começaram. A visita é a primeira etapa para inclusão das escolas no projeto Aprender Conectado.

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *