São Roque do Canaã alcança o topo da educação capixaba com inovação e tecnologia

Foto de uma sala de aula com vários alunos sentados na carteira
Compartilhe esta notícia

A cidade de São Roque do Canaã tem se destacado nos últimos anos por incorporar inovações tecnológicas em seu sistema de educação. Esses esforços refletiram-se de maneira expressiva no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), um indicador do Governo Federal que avalia a qualidade do ensino nas escolas públicas. São Roque do Canaã agora figura no topo do Espírito Santo, com uma média de 6,8.

Essa conquista notável foi fruto de um trabalho coletivo que contou com a colaboração de todo o ecossistema acadêmico local e a integração de inovações tecnológicas.

A Secretária Municipal de Educação, Gelda Maria Spalenza Guerra, comemora esse desempenho positivo e destaca o fortalecimento do sistema educacional do município. Segundo ela, “é gratificante para a Secretaria Municipal de Educação de São Roque do Canaã saber que todo o esforço dedicado resultou em sucesso, já que esse desempenho positivo fortaleceu o sistema educacional do município”.

Foto de sete mulheres em pé, que formam a equipe da Secretaria de Educação de São Roque do Canaã
Equipe da Secretaria Municipal de Educação de São Roque do Canaã. Foto: Arquivo Pessoal.

De acordo com Gelda, a atual gestão do Prefeito Marcos Guerra não vai medir esforços para que novas parcerias em prol da educação sejam firmadas.

“Para que o município continue atingindo grandes resultados, o nosso propósito é continuarmos investindo firmes em nossos profissionais e alunos, inovando nossas tecnologias pedagógicas e mantendo as parcerias que garantiram o nosso sucesso”, garante.

Foto de um homem branco, com cabelo preto, vestindo um terno preto e uma gravata azul
Prefeito de São Roque do Canaã Marcos Guerra, responsável por liderar a transformação na educação do município. Foto: Arquivo Pessoal.

Os pilares do crescimento

Uma dessas parcerias de destaque foi estabelecida com a empresa Sapion Educação, que liderou a iniciativa de aprimorar o currículo educacional da cidade, oferecendo às escolas um roteiro claro para melhorar a qualidade do ensino.

Ronis Farias de Souza, Head de Inovação da Sapion, explica que o trabalho em São Roque do Canaã se concentrou em quatro pilares essenciais:

  1. Revisão dos documentos do planejamento educacional;
  2. Definição de um programa de formação continuada;
  3. Realização de eventos educacionais;
  4. Adoção de plataformas digitais de aprendizagem.

São Roque do Canaã inova na preparação para o Saeb

A tecnologia tem desempenhado um papel fundamental nessa transformação educacional em São Roque do Canaã. Buscando a melhoria contínua, a Secretaria Municipal de Educação estabeleceu uma parceria com a edtech capixaba LUMA Ensino para preparar os alunos para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A LUMA desenvolveu aulas online preparatórias para o Saeb, alinhadas com as especificidades da prova, proporcionando uma preparação sólida e eficaz. Os estudantes receberam treinamento na interpretação das questões e motivação para alcançar um desempenho excepcional, tudo isso em um ambiente digital.

Captura de tela que contém um professor dando aula online para uma turma de alunos
Tutor da LUMA Ensino e alunos da rede pública municipal de São Roque do Canaã durante aula online de preparação para o Saeb.

Andrielle Petersen, Orientadora Pedagógica da LUMA, destaca: “Nossa equipe de tutores conduziu aulas no formato online, com o objetivo de auxiliar os alunos a compreender a avaliação e aumentar sua confiança. Essas aulas incluíram a realização de simulados, que reproduziram fielmente as condições reais da prova do Saeb, permitindo que os alunos se familiarizassem com o formato e o conteúdo da avaliação, preparando-os de forma mais eficaz para enfrentar a prova com sucesso.”

O compromisso com a educação de qualidade e a inovação tecnológica têm se mostrado cruciais para o sucesso educacional de São Roque do Canaã, impulsionando o município a alcançar resultados excepcionais no cenário estadual.

Veja mais conteúdos de educação e tecnologia na EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *