Colatina Conectada: Senac-ES promove integração entre educação, empreendedorismo e tecnologia

Foto de palestra do evento Colatina Conectada
Palestra do evento Colatina Conectada. Foto: Divulgação Senac-ES.
Compartilhe esta notícia

O advogado Ronaldo Tadeu Ferreira, de 60 anos, teve o primeiro contato com o Óculos de Realidade Virtual no estande do Senac-ES, dentro da Feira Colatina Conectada. Ele contou que apesar de ter ouvido falar sobre a tecnologia, foi ali que teve a chance de usar o equipamento e sentir a experiência, que foi surpreendente.

“Já tinha visto o equipamento, mas nunca tinha usado. É uma coisa surreal, pois você tem que combinar os movimentos reais com os virtuais. Para fazer essa conexão é desafiador. Eu fiquei emocionado, porque da metade pro fim, consegui fazer essa sincronização com sucesso”, disse Ferreira.

O advogado é um dos visitantes do Colatina Conectada, que acontece na Praça Sol Poente, no bairro Esplanada, até 24 de novembro. O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Colatina e promove cinco dias de uma programação gratuita, repleta de palestras, shows e tecnologia.

Colatina Conectada

O evento já é considerado um dos maiores da região e vem conectando pessoas interessadas no universo da educação, do empreendedorismo, da tecnologia e da inovação. De acordo com a Gerente Interina de Educação Profissional do Senac em Colatina, Raiane Teixeira, a instituição tem grandes planos para a ocasião.

“Queremos proporcionar uma experiência enriquecedora aos participantes. Estamos presentes oferecendo um espaço estruturado para a interação dos visitantes com as tecnologias de realidade virtual e impressão 3D. O nosso objetivo é fazer uma integração entre educação, tecnologia e empreendedorismo”, afirmou Teixeira.

Tecnologia para todas as idades

O público do evento é variado e vem reunindo pessoas de todas as idades, contemplando profissionais de diversas áreas, entusiastas em tecnologia e alunos da rede municipal de educação. Para a Analista de Educação Profissional do Senac-ES, Hemilly Grippa Barcellos, a reação do público é emocionante.

“Muitas dessas pessoas nunca tiveram contato com esses equipamentos tecnológicos, por não ser algo tão acessível. Então, é empolgante oferecer uma experiência tão inovadora e contribuir para esse marco que é a conexão entre educação e tecnologia”, relatou Grippa.

Fora os equipamentos tecnológicos, no espaço do Senac-ES, os alunos têm acesso a tablets onde podem explorar suas afinidades e objetivos com o simulador Bússola das Profissões do Senac, uma ferramenta inteligente, que ajuda os participantes a refletir sobre como escolher uma área de atuação adequada.

Atrações nacionais

O espaço do Senac-ES está disponível para visitação das 9h até às 18h durante todos os dias de evento. Além disso, o evento receberá, no dia 24 de novembro, atrações nacionais, como o ex-jogador de basquete, Oscar Schmidt, com a palestra “Paixão” e apresentação do cantor Oswaldo Montenegro, no encerramento do evento.

Serviço

Data: até 24 de novembro
Local: Praça do Sol Poente
Endereço: Esplanada, Colatina-ES
Horário: 9h às 18h (Espaço do Senac)

Veja mais conteúdos sobre educação e tecnologia no EducaTech.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *