Correios: confira as dicas e as orientações para a prova de domingo, dia 15

Se você está entre os mais de um milhão de candidatos que disputam as 9.190 vagas dos Correios é bom ficar atento, pois a prova objetiva acontece no próximo domingo, dia 15 de maio. De acordo com o edital do concurso, todos os participantes enfrentarão uma prova objetiva com 50 questões de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos. Além disso, é bom tomar cuidado para não ir para o local errado dos exames, esquecer documentos ou chegar atrasado. Abaixo há várias dicas para ajudá-lo nessa missão. Boa prova!

 PROVA OBJETIVA
Domingo, dia 15 de maio

DURAÇÃO
Três horas e meia

LOCAL DE PROVA E HORÁRIO
Para saber onde você fará a prova e em qual horário clique em:
https://www.security.cespe.unb.br/correios_11_nm/consultaLocalHorario/.

NÚMERO DE INSCRIÇÃO
Esqueceu o seu número de inscrição? Basta acessar o link:
https://www.security.cespe.unb.br/iiesud/default1.asp.

DOCUMENTOS
Para saber qualquer dado você terá que ter em mãos o número do seu CPF e a senha que foi registrada no ato da inscrição.

MAIS INFORMAÇÕES
Dúvidas? Acesse:
https://www.cespe.unb.br/concursos/correiosagente2011/

TESTE SEUS CONHECIMENTOS
Quer saber como andam suas habilidades para o concurso? No link abaixo você confere várias provas anteriores dos Correios:
https://www.pciconcursos.com.br/provas/correios

CONTEÚDO BÁSICO DA PROVA

PORTUGUÊS
1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Ortografia oficial. 3 Acentuação gráfica. 4 Emprego das classes de palavras: nome pronome, verbo, preposições e conjunções. 5 Emprego do sinal indicativo de crase. 6 Sintaxe da oração e do período. 7 Pontuação. 8 Concordância nominal e verbal. 9 Regência nominal e verbal. 10. Significações das palavras. 11. Formações de palavras.

DICA: “Os Correios mantiveram o mesmo tipo de abordagem lingüística em seu programa para nível médio, investindo pouco em interpretação e muito na parte gramatical. Mesmo sem ainda ter definido o organizador, acredito que a melhor forma de estudo para os candidatos é focar em resolução de provas anteriores, para adquirir conhecimentos. Acredito que os assuntos que serão mais cobrados nas provas de Língua Portuguesa para os Correios deverão ser verbos, sintaxe, concordância, regência e crase, além de tipologia textual. Todos esses são muito frequentes em concursos. A prova dos Correios geralmente é tranqüila, centrada em uma análise gramatical e com pouca interpretação. O concorrente que desejar uma vaga deve estudar o quanto antes, visto que gramática necessita de um constante treinamento de questões. Um assunto polêmico é sobre se o novo acordo ortográfico vai cair ou não, pois algumas bancas podem cobrar, mas a minha sugestão é que o aluno apenas dê uma lida na parte de acentuação, pois o uso do hífen não é recorrente em provas” (Rodrigo Correia, professor de Português).

MATEMÁTICA
1 Números relativos inteiros e fracionários, operações e propriedades. 2 Múltiplos e divisores, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. 3 Números reais. 4 Expressões numéricas. 5 Equações e sistemas de equações de 1.o grau. 6 Sistemas de medida de tempo. 7 Sistema métrico decimal. 8 Números e grandezas diretamente e inversamente proporcionais. 9 Regra de três simples. 10. Porcentagem. 11. Taxas de juros simples e compostas, capital, montante e desconto. 12. Princípios de geometria: perímetro, área e volume.

DICA:  “Os candidatos devem se preparar estudando assuntos sobre unidades de medidas,problemas de 1º grau e razão e proporção. Estes são muito cobrados e estão sempre presentes em todas as avaliações. A disciplina de Matemática normalmente não tem muitas surpresas, o programa costuma ser o mesmo, por isso é mais fácil de se preparar. Uma novidade no programa divulgado para este novo concurso foi a inclusão de probabilidade e funções. Acredito que a prova deverá cobrar mais questões focadas em resolução de problemas do que em Raciocínio Lógico. Minha dica aos participantes é que eles se conscientizem de que a única solução para aprender é a prática, resolvendo exercícios e provas anteriores. Peguem apostilas e resolvam todas as questões que puderem. Quanto mais exercícios fizerem, melhor. Muita atenção ao realizar e ao ler as provas, pois o perigo pode estar na falta de atenção ou omissão de algum dado importante. A última prova para o concurso dos Correios foi muito tranqüila e sem muitas novidades, por isso acredito que esta será também. O conteúdo programático será praticamente o mesmo e isso irá ajudar aqueles que de dedicam e estudam o básico para se prepararem” (Alexandre Portela, professor de Matemática).

INFORMÁTICA
1 Conceitos básicos de computação. 2 Componentes de hardware e software de computadores. 3 Sistema operacional Windows (XP e VISTA). 4 Conhecimentos de Word, Excel, PowerPoint. 5 Internet: conceitos, navegadores, tecnologias e serviços.

DICA: “Em Informática, acredito que será cobrada na parte do Word questões sobre editor de texto e teclas de atalho. É interessante o candidato saber manejar os principais comandos de cada menu e ícones do Word. Já na parte de Excel, há dois ícones principais, que são os comandos diminuir e aumentar casas decimais. Estes são os mais cobrados em concursos e, inclusive essa foi uma questão da última prova. É importante focar também em endereços de células, referência relativa e absoluta, fórmulas de soma, multiplicação, entre outros. Na parte de Windows é bom ficar atento às teclas de atalho como Alt+Tab, Alt+Esc e Ctrl+Esc e painel de controle. Na internet é bom focar em sites de busca, segurança e vírus. As teclas de atalho, de um modo geral, são muito cobradas em todas as provas. Os candidatos devem memorizá-las e para isso, devem ter atenção ao manuseá-las e anotar o passo-a-passo para não esquecer na hora da prova. Retirar o mouse e usar somente as teclas é um ótimo exercício. Vale apena também refazer provas de concursos anteriores” (Eduardo DaHora, professor de Informática).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *