Especialistas mostram características de um líder eficaz

A presença de um líder competente na empresa, principalmente em dias de crise, é de fundamental importância. Contudo, nem todos conseguem ter habilidades de gestão com competência. Mas afinal, o que é necessário para desenvolver uma liderança eficaz? Para responder essa e outras perguntas, uma equipe de especialistas da faculdade de negócios Fucape Business School, que fica em Vitória, analisou a estrutura de uma empresa bem sucedida e tirou lições importantes de seus líderes. Esses conceitos foram baseados em uma lista elaborada pelo professor global de Inovação e Empreendedorismo da Hult International Business School, Mike Grandinetti. São seis passos que o profissional deve seguir para se tornar um bom CEO de uma organização, confira:

Ter um claro senso de propósito, missão e visão para sua organização
Uma organização, para pode alcançar o seu mercado, atraindo os clientes-alvo, deve ter em mente em qual mercado vai atuar. Ou seja, um produto, um serviço, uma empresa só existe porque tem clientes. Assim, transmitir ao mercado o que a empresa é (missão), o que ela faz (propósito), porque ela existe (visão), atrai as atenções de potenciais clientes, indicando as possibilidades atuais e futuras do negócio. Da mesma forma, é de extrema importância que o estudante estabeleça seus objetivos no início da carreira acadêmica. Escolher uma profissão (senso de propósito), estabelecer seus objetivos (missão) e vislumbrar em etapas onde deseja estar dentro das possíveis áreas de atuação que a carreira proporciona (visão) vão ajuda-lo a conquistar uma carreira equilibrada e de sucesso. (Emerson Wagner Mainardes – Doutor em Administração de Empresas, Professor, Especialista em Vendas e Marketing da FUCAPE)

Perceba que tudo é feito por meio de pessoas, e cada pessoa é inerentemente diferente
Por mais que uma empresa conte com excelentes equipamentos, estruturas e preços competitivos, precisamos desenvolver uma relação de trabalho interessante para a empresa e seu empregado. Em uma sociedade em que cada vez mais produtos possuem elementos de serviços, a qualidade do trabalho humano tem aumentado em importância. Quando são reconhecidas em suas particularidades, as pessoas tendem a apresentar resultados superiores. Por isso, no campo individual, um importante conselho é valorizar seus aliados (familiares, professores, amigos verdadeiros) e estabelecer relacionamentos construtivos para o seu crescimento. (Bruno Félix – Doutor em Administração de Empresas, Professor, Especialista em Liderança, Pessoas e Desenvolvimento Humano da FUCAPE)

Invista seu tempo e energia no crescimento de sua equipe
O líder não é o que coloca a mão na massa o tempo todo. Ele deve saber delegar, e deixar que os liderados caminhem por conta própria. Para isso, é preciso reservar tempo para treinar as pessoas e, pouco a pouco, aumentar o grau de complexidade dos desafios. É preciso paciência para plantar e coragem para exigir desempenho. Só assim o desempenho aparece de forma sustentável. Agora, pensando em você como uma equipe a ser motivada, siga o mesmo caminho. Tenha dedicação, paciência e invista um tempo satisfatório no desenvolvimento de suas competências. (Bruno Felix)

Ter uma vida dedicada ao longo aprendizado
Ter uma vida dedicada ao longo aprendizado é mais que estudar por anos e anos. Tudo o que diz respeito ao longo prazo requer planejamento e disciplina para que os objetivos possam ser alcançados. Invista em tempos de estudo e aproveite esses momentos de forma adequada. Quanto mais se dedicar a um determinado campo ou assunto, mais longe chegará. O planejamento te direciona aonde chegará e a disciplina em que velocidade isso irá acontecer! (Graziela Fortunato – Doutora em Administração de Empresas, Professora, Especialista em Finanças da FUCAPE)

Demonstrar uma liderança autêntica
Ser um líder autêntico é ter consciência de si mesmo, de suas limitações, emoções, seus pontos fortes e fracos. Além disso, é ter em mente a busca de resultados além dos interesses ligados ao poder, ao dinheiro ou ao ego. Para chegar a esse patamar de maturidade na carreira, é preciso que o estudante conheça a si mesmo e seus objetivos, para que no futuro possa inspirar outras pessoas. (Aridelmo Teixeira – Doutor em Contabilidade e Cofundador da FUCAPE)

Ter ética inquestionável e integridade
É muito importante que durante toda a carreira o profissional tenha um comportamento guiado pela ética, ou seja, pelo que é sincero e honesto. Ser íntegro é saber identificar onde está a fronteira entre o “legal” e o “legítimo”, que faz com que se saiba até onde se pode ir. Isso porque Legal é o que a lei permite; e legítimo é o que a ética, a integridade permitem. Não adianta construir uma carreira sem uma base ética e íntegra, pois tudo poderá ir por agua abaixo e uma reputação manchada dificilmente pode ser consertada. (Arilda Teixeira – Doutora em Economia, Professora e Coordenadora de Graduação da FUCAPE)

SAIBA MAIS
Para desenvolver seus alunos, a FUCAPE utiliza, dentre outros atributos, uma metodologia inovadora de ensino chamada DHI – Desenvolvimento Humano Integral. Para saber mais, assista ao vídeo clicando no link https://www.youtube.com/watch?v=5xf6u7ChqS0.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *