Veja como anda o mercado de trabalho para aposentados

Veja quais são as áreas que mais oferecem oportunidades para os aposentados que querem voltar ao mercado de trabalho. Assista:

DICAS PARA O APOSENTADO QUE DESEJA VOLTAR A TRABALHAR

– Trabalho para melhor idade não é caridade. Então busque seus direitos, ou seja, procure um lugar onde lhe darão um tratamento adequado, que respeite as suas limitações e pague um salário justo.

– Os setores que mais oferecem oportunidades para aposentados são os de consultoria, educação, comércio e serviços.

– Dê prioridade aos serviços onde sua experiência poderá ser útil. Isso servirá de motivação para você.

– Cuidado para seu novo serviço não tomar todo o seu dia, de modo a faltar tempo para momentos de descanso e lazer, que aliás, são mais do que merecidos em sua idade.

– Fique atento. Com a contratação em carteira, alguns benefícios podem ser retirados. O trabalhador que se aposenta e continua a trabalhar e a contribuir com o INSS perde o direito em relação a alguns benefícios, como, por exemplo, o auxílio-doença, pois a pessoa já recebe a aposentadoria. Mas se ficar sequelado terá direito à reabilitação profissional pelo INSS. A aposentadoria por invalidez, o auxílio-reclusão e o salário maternidade também são retirados na aposentadoria. Por outro lado, podem ser acumulados o salário família e a reabilitação profissional com o benefício.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *