Programa Qualificar ES abrirá 16 mil vagas de cursos gratuitos

O Programa Qualificar ES abre inscrições, na próxima terça-feira (14), para a primeira etapa de vagas em cursos presenciais. A segunda etapa de inscrição será aberta no dia 21 de janeiro, a terceira no dia 28 do mesmo mês e a quarta no dia 04 de fevereiro.

Ao todo, nas quatro etapas do Programa serão oferecidas mais de 16 mil vagas de cursos presenciais, semipresenciais e on-line. A meta para 2020 é ofertar 58 mil vagas em cursos gratuitos para população capixaba.

As inscrições da primeira etapa, destinada aos moradores de Aracruz, Cariacica, Santa Leopoldina, Serra e Viana, começam na próxima terça-feira (14) e prosseguem até o dia 27 de janeiro, por meio do site do Programa (www.qualificar.es.gov.br).

Na segunda fase, a oferta de cursos presenciais será para os municípios de Guarapari, João Neiva, Vila Velha, Vitória e, pela primeira vez, em Linhares, na região Norte do Estado. As inscrições ocorrem entre os dias 21 de janeiro e 02 de fevereiro.

A terceira etapa será realizada por meio de cursos on-line. As inscrições serão de 28 de janeiro a 10 de fevereiro. A oferta será de 10 mil vagas em 10 opções de cursos. Nesta modalidade, os cursos acontecem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no site do Qualificar ES, por meio de videoaulas, apostilas digitais, fóruns de discussão, tarefas e bate-papo com os professores. As aulas podem ser feitas de qualquer lugar do Estado e em qualquer horário.

Já a quarta e última etapa dos cursos será na modalidade semipresencial. As inscrições poderão ser feitas de 04 a 16 de fevereiro. Serão disponibilizadas 200 vagas, distribuídas em três cursos nos municípios de Montanha, São Mateus e Vila Velha, com o objetivo de atender à população e profissionais da área da educação.

A primeira oferta de 2020 também disponibilizará vagas específicas para mulheres e indígenas, por meio de ramificações do Programa. Os municípios de Cariacica, Conceição da Barra, Santa Leopoldina, Serra e Vitória participam do Qualificar ES Mulher. As vagas do Qualificar ES Indígena são ofertadas ao município de Aracruz.

A previsão é de que a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) realize quatro ofertas de vagas neste ano. Mais informações referentes à quantidade de vagas e aos cursos presenciais ofertados para cada município na primeira oferta serão divulgadas por meio dos editais de seleção, que serão publicados no site do Qualificar ES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *