Aprenda a procurar emprego durante a quarentena

A coordenadora de recrutamento da Connekt, Larissa Ruza, diz que é preciso investir nas pesquisas online.

O novo coronavírus avança e o desemprego também. Se já era difícil buscar uma recolocação no mercado em uma situação normal, imagine agora, sem poder sair de casa. Mas acredite: mesmo em quarentena, você pode fazer muita coisa em busca da tão sonhada oportunidade de trabalho. A primeira delas é aproveitar o tempo livre para entrar em contato com as pessoas que estão trabalhando.

“A quarentena é um ótimo período para criar ou reforçar rede de contatos profissionais. Notifique que está em busca de um emprego aos mais próximos, em suas redes sociais e grupos de Whatsapp”, orienta a coordenadora de marketing de recrutamento da Connekt, Larissa Ruza.

Segundo ela, outra atitude importante é investir nos processos seletivos digitais, aqueles feitos pelo computador ou celular. “Hoje, inúmeras plataformas possibilitam que você faça entrevistas e testes aí da sua casa, de forma muito mais fácil, com seu próprio celular. As áreas de RH continuam a avaliar candidatos e quem conseguir migrar mais rápido para o digital, com certeza sairá na frente nesse período”, justifica Ruza. Confira algumas dicas para te ajudar nesse período de quarentena a buscar uma vaga de emprego:

 

CADASTRO DIGITAL
As áreas de cadastros de currículos das empresas não fecham nunca. Aproveite o tempo livre em casa para se cadastrar no maior número delas. Procure sempre pelo link “Trabalhe Conosco” e preencha os dados, mesmo que não haja vaga para sua área.

 

EMPRESAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
Também busque na internet o maior número possível de empresas que fazem recrutamento e seleção e cadastre-se.

 

NETWORKING
Aproveite para entrar em contato com as pessoas que já estão no mercado, amigos, parentes, ex-chefes e ofereça trabalho.

 

PESQUISE NAS REDES SOCIAIS
Nem só de memes, tretas e fofocas vivem as redes sociais. Há muitas empresas oferecendo oportunidades pelas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn. Pesquise quais são elas e passe a segui-las para ser sempre informado quando surgir uma oportunidade.

 

HOME OFFICE
Fique atento aos trabalhos feitos em casa. Muitas empresas estão fazendo contratações temporárias de pessoas que têm computador em casa e disponibilidade para trabalhar.

 

QUALIFICAÇÃO
Aproveite a quarentena para se qualificar. Há dezenas de cursos de qualificação profissional onlines gratuitos, oferecidos por várias instituições de ensino, exatamente para ajudar quem está de molho em casa. E o melhor: com direito a certificado. É só pesquisar na internet, se inscrever e dar uma turbinada no currículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *