EBSERH lança edital com mais de 300 vagas em residência na Saúde

Estão abertas as inscrições da primeira edição do Exame Nacional de Residência EBSERH (Enare). Um processo seletivo centralizado, coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que oferece programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional e Uniprofissional (demais profissionais da saúde) nos hospitais ligados as universidades federais. São mais de 300 vagas em 41 especialidades na área Médica, 93 na área Multiprofissional e oito vagas na Uniprofissional.
Os programas têm duração de dois a quatro anos, no caso da Residência Médica, e média de dois anos, nas residências Uni e Multiprofissional.
Todos visam promover o treinamento qualificado, em uma estrutura teórica e prática que atende as mais variadas necessidades do SUS (Sistema Único de Saúde) e ao final, os residentes recebem o título de especialistas. Também nesse período, eles são remunerados com uma bolsa do governo federal, pois a dedicação é integral.
As inscrições seguem até às 14h do dia 14 de dezembro (horário de Brasília/DF) e a seleção conta com prova objetiva e análise curricular. A prova objetiva está prevista para ocorrer no dia 10 de janeiro de 2021 em todas as capitais brasileiras e nas cidades de Araguaína (TO), São Carlos (SP) e Lagarto (SE). O processo seletivo é organizado pelo Instituto AOCP.
Essa edição conta com a parceria de oito hospitais universitários federais e um hospital militar. Ou seja, os aprovados poderão atuar em uma das nove unidades distribuídas pelo país.
As seleções já ocorriam anualmente, mas anteriormente, eram feitas por cada hospital e universidade. Com a criação do Enare, os processos passam a ser unificado e torna o ingresso do residente mais padronizado. Entre as vantagens estão a menor possibilidade de vagas ociosas nas universidades federais, menor burocracia para realização e um processo de acesso mais democrático aos participantes.
Podem participar do Enare Residência Médica, médicos formados ou formandos em medicina, cursando o último semestre do curso. Para as residências Multi e Uniprofissionais podem participar profissionais da área de saúde, desde que tenham concluído a graduação e estejam em situação regular nos Conselhos Profissionais de Classe, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros.
Todos os detalhes, vagas, requisitos, funções, formações e programas de formação podem ser conferidos pelo https://enare.ebserh.gov.br/, onde também devem ser efetuadas as inscrições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *