Confira as 30 profissões que estarão em alta em 2021

O PageGroup, referência mundial em recrutamento especializado de executivos de todos os níveis hierárquicos, revela a lista de cargos que estarão em alta no Brasil em 2021. O material, produzido pelos consultores de carreira da Page Executive, Michael Page, Page Personnel, Page Interim e Page PCD, traz as profissões com maior possibilidade de demanda a partir de análises de mercado e tendências de contratações das empresas para o próximo ano. Os cargos considerados nessa lista contemplam o alto escalão, média e alta gerência, níveis técnico e de suporte à gestão, além de terceiros e temporários.
“A pandemia mudou a forma de contratação das empresas e dos processos seletivos. Tivemos muitas contratações remotas e demandas por cargos ligados às áreas de Saúde e Tecnologia, setores fortemente impactados neste ano. As companhias também aceleraram as contratações de terceiros e temporários, tendência que deve ser mantida no próximo ano. Com a chegada da vacina, reformas estruturais em curso e retomada da economia, a expectativa é que em 2021 as empresas reforcem seus times e busquem uma nova onda de expansão”, explica Ricardo Basaglia, diretor geral da Michael Page e Page Personnel.
Para estruturar essa relação, o PageGroup consulta permanentemente empresas de todos os portes (pequena, média e grande) em 14 setores de todo o Brasil. A partir dessa conversa e do entendimento das reais necessidades de contratação, os consultores consolidam essas informações e produzem a relação final dos cargos com maior possibilidade de demanda das empresas. Confira a lista:

Recursos Humanos
Cargo: Gerente de Recursos Humanos
O que faz: responsável por todos os produtos de Recursos Humanos, com forte atuação com a liderança da empresa. Atua no desenho das estratégias de pessoas, sendo parceiro estratégico do negócio.

Perfil da vaga: profissional com olhar de business partner, foco em resultados e visão de negócio. Atualizado com as práticas da área de RH do mercado, experiência na primeira cadeira de RH e reestruturação organizacional. Inglês avançado / fluente é um requisito importante para esse tipo de posição.
Salário: R﹩ 25 mil e R﹩ 45 mil

Motivo para alta em 2021: com o redesenho das estruturas, teremos equipes mais enxutas e consequentemente o mercado buscará profissionais mais generalistas.

Cargo: Especialista em Aquisição de Talentos
O que faz: atuação com atração de talentos, tendo um olhar estratégico para o negócio, por meio de programas como: onboarding, employer branding, recrutamento interno e programa de trainee.

Perfil da vaga: profissional com foco em resultados, forte visão de negócio e criativo. Atualizado com as práticas da área de RH do mercado, experiência em empresas de tecnologia e/ou startups e gestão de equipes. Inglês avançado / fluente é um requisito importante para esse tipo de posição.

Salário: R﹩ 15 mil e R﹩ 20 mil

Motivo para alta em 2021: retomada de mercado e redesenho das estruturas com novos objetivos.

TI
Cargo: DPO (Data Protection Officer)
O que faz: com a nova lei de proteção de dados pessoais, o DPO será o profissional encarregado de administrar e avaliar todos os dados da empresa, desde a coleta até o tratamento das informações. Além disto, terá um papel de interlocutor com o órgão regulatório de fiscalização de dados.

Perfil da vaga: importante que o profissional tenha visão interdisciplinar, englobando governança de tecnologia, segurança da informação e cyber security, além de entender sobre a nova legislação que entrará em vigor. Além disto, importante que seja um bom comunicador para se relacionar com autoridades e profissionais de dados.

Salário: R﹩ 20 mil

Motivo para a alta: Com a nova lei geral de proteção de dados as empresas são obrigadas a terem uma pessoa responsável por fazer a ponte entre a situação da empresa e negócio e o que a lei determina. O profissional foi procurado durante 2020 de forma tímida uma vez que a lei foi postergada, mas apostamos que 2021 seja o ano efetivo das contratações de DPOs.

Cargo: Gerente de Cyber Security
O que faz: profissionais são responsáveis por liderarem toda estrutura de segurança da informação, assim como área de riscos, governança e segurança cibernética – implantam processos de segurança, lideram estratégias de segurança, direcionam iniciativas, ferramentas e projetos de tecnologia para evitarem ataques, assim como os detecção e resolução dos mesmos.

Perfil da vaga: profissionais desta área possuem histórico de tecnologia e estudos e conhecimentos em políticas de governança, gestão de segurança da informação, riscos e auditoria. Esses profissionais são buscados desde 2019 pois as empresas vinham agilizando as buscas por executivos com alto nível de conhecimento em segurança da informação e crimes cibernéticos. Com a pandemia, muitas empresas aproveitam o cenário para buscarem os melhores profissionais do mercado, evitarem crises de fraudes e vazamento de informações e já aproveitam para preparar a empresa para uma possível transformação digital e consequentemente desenho de novas políticas e processos de segurança.

Salário: R﹩ 25 mil a R﹩ 35 mil

Motivo para a alta: Profissionais já em alta desde meados de 2019, as empresas vinham agilizando as buscas por profissionais executivos com alto nível de conhecimento em segurança da informação e crimes cibernéticos. Com a pandemia, muitas empresas aproveitam o cenário para buscarem os melhores profissionais do mercado, evitarem crises de fraudes e vazamento de informações e já aproveitam para preparar a empresa para uma possível transformação digital e consequentemente desenho de novas políticas e processos de segurança, pós COVID-19.

Cargo: Especialista em Cloud
O que faz: os especialistas em cloud (geralmente com foco em AWS ou Azure) apoiam as companhias na sustentação saudável da operação remota e garante que todos os sistemas em cloud funcionem bem e não atrapalhem o dia-a-dia da operação.

Perfil da vaga: experiência e conhecimento em cloud computing, arquitetura híbrida para serviços e arquitetura de datalake e banco de dados distribuídos são os conhecimentos mais procurados.

Salário: R﹩ 14 mil a R﹩ 19 mil

Motivo para a alta: As empresas tiveram que correr contra o tempo para se adaptarem a um novo formato de trabalho em home office. Com isto, muitos projetos de transformação digital e migração de sistemas para cloud que já estavam sendo analisados, foram agilizados. Os especialistas em Cloud (geralmente com foco em AWS ou Azure) apoiam as companhias na sustentação saudável da operação remota e garante que todos os sistemas em cloud funcionem bem e não atrapalhem o dia a dia da operação.

Cargo: Gerente de Data Science
O que faz: esses profissionais são focados em trazer inteligência e estratégia para as companhias por meio de estruturação de base de dados e utilização de análises dos dados. Podem ajudar as empresas a encontrar o melhor caminho de operação por meio de análises inteligentes dos dados orientando as empresas a se direcionarem e na tomada de decisões do negócio.

Perfil da vaga: Formação acadêmica em exatas como matemática, estatística e física são diferenciais, além de experiências com BI, Analytics e Engenharia de dados.

Salário: R﹩ 19 mil a R﹩ 29 mil

Motivo para a alta: Um dos perfis mais requisitados do mercado, independente do segmento, continua em alta. No novo cenário, os profissionais focados em trazer inteligência e estratégia para as companhias são ainda mais desejados, uma vez que podem ajudar as empresas a encontrar o melhor caminho de operação em um cenário de incerteza. Análise inteligente dos dados nunca foi tão importante e ajuda ainda mais as empresas a se direcionarem no cenário de pandemia e crise econômica.

Cargo: Desenvolvedor de Games
O que faz: Responsável pela programação dos jogos e por elencar e utilizar as tecnologias e linguagens de programação necessárias para que os games tenham todas as funcionalidades existentes. Como um simples bug de código pode impactar em todo o jogo, em geral as empresas de games são exigentes quanto ao conhecimento técnico destes profissionais. Não é exigência em todas as empresas, mas em geral quanto mais o programador gostar e se interessar pelo universo de games, melhor.

Perfil da Vaga: As tecnologias e linguagens de programação mudam de acordo com o tipo de jogo e stack de tecnologia da empresa. Em geral, tecnologias como JAVA, principalmente para o desenvolvimento do Android, Kotlin (linguagem de Android), C++, Unity e PhoneGap (HTML, CSS, JavaScript)

Salários: R﹩ 8 mil a R﹩ 15 mil

Motivo para a alta: o mercado de games cresceu muito durante a pandemia devido ao confinamento e ao aumento da utilização de jogos online como forma de esporte possível para o novo momento.

Digital
Cargo: Gerente de Produto
O que faz: responsável por direcionar a estratégia, o plano de evolução e as entregas dos produtos digitais.

Perfil da vaga: trabalham na intersecção de três áreas de uma empresa: experiência de usuários, tecnologia e negócios. Atuação com produtos digitais, como plataformas, aplicativos, sites etc. Usam metodologias para orquestrar toda gestão.

Salários: R﹩ 25 mil a R﹩ 40mil + stock options

Motivo para a alta: crescimento do mercado de digital e altos investimentos em startups e possíveis unicórnios. Cresce a necessidade de melhoria de estratégia e features de apps e jornada do cliente.

Finanças
Cargo: Business Controller
O que faz: um Business Controller é voltado para o negócio. Ele se associa a outras funções fora da operação de finanças, atuando quase como um consultor. É um profissional ativo, focado externamente e orientado para o futuro. Possui forte relacionamento com áreas como logística, produção, vendas e marketing.

Perfil da vaga: criará planos de negócios e definirá maneiras de identificar lacunas e oportunidades tanto nos processos da empresa quanto na economia, sempre com foco na economia de custos e ganho de eficiência. Para realmente saber o que impulsiona o negócio, o Business Controller define maneiras de medir e relatar os principais indicadores dele. É um profissional que vai se preocupar, por exemplo, muito mais com lucros e perdas do que somente com o balanço.

Salários: R﹩ 15 mil a R﹩ 30 mil

Motivo para a alta: as empresas observaram, especialmente em momentos de crise, a importância de ter profissionais com uma visão mais ampla do negócio. Se fez fundamental ter profissionais que pensem o negócio, que saibam entender os impactos de suas ações no dia a dia da área para os resultados da companhia.

Cargo: Gerente Fiscal
O que faz: coordenar e revisar o cálculo de impostos e obrigações acessórias, apoio na apuração e pagamento de tributos, atendimento a auditorias, implantação de melhorias fiscais, cálculo de impostos diretos e indiretos, elaboração de declaração de IR.

Perfil da vaga: atuar na coordenação, acompanhamento, controle e execução das atividades ligadas à apuração e recolhimentos de impostos federais, estaduais, municipais e demais taxas e contribuições, lançamentos, registros, escrituração fiscal e planejamento tributário. Assegurar a adequada apuração dos impostos devidos pela empresa. Gerenciar mudanças e melhorias nos sistemas utilizados pela empresa, para atendimento aos processos fiscais e tributários, assegurando a atualização de acordo com a legislação fiscal. Fornecer suporte à equipe fiscal e garantir a constante atualização própria e da equipe sob sua gestão, bem como realizar demais atividades correlatas e inerentes ao cargo.

Salários: R﹩ 14 mil a R﹩ 20 mil + variável.

Motivo para a alta: posição com muitas movimentações. Alta demanda por bons profissionais na área para garantir savings para a empresa.

Agro
Cargo: Gerente Territorial de Vendas
O que faz: responsável por gerir a carteira de vendas de uma determinada região, incluindo a gestão do time responsável pela atuação de ponta da mesma. Este time pode ser composto por vendedores, representantes ou até mesmo um time híbrido. É comum também encontrar estruturas onde esse profissional é o ponto central de relacionamento junto a canais de distribuição, realizando além da ponte com a fabricante, suporte a venda, também uma gestão por influência e suporte a treinamentos ao time do parceiro.

Perfil da vaga: profissionais com alta capacidade de liderança, boa comunicação e dinamismo. Na maioria dos casos, é requisito obrigatório formação acadêmica técnica na área, como por exemplo Agronomia, Zootecnia e correlatas. São profissionais que precisam ter a capacidade de transitar em ambientes corporativos, para desenvolvimento de estratégias, mas também vivenciar o agro na ponta junto a pequenos produtores.

Salário: de R﹩ 13 mil a R﹩16 mil + remuneração variável.

Motivo para a alta: com o ótimo momento vivido pelo agronegócio no Brasil, as empresas viram a necessidade de aumentar o time de vendas, buscando maior capilaridade, profissionais consultivos e com foco em soluções para melhorar os resultados em cada regional.

Engenharia e Manufatura
Cargo: Coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
O que faz: responsável por toda a estrutura de Saúde, Segurança e Meio Ambiente das empresas, muitas vezes assumindo também a segurança patrimonial. Deve garantir que a cultura de segurança seja seguida desde o mais alto nível da organização até o chão de fábrica, capacitando e promovendo treinamentos para todos. Assegurar que as normas e leis de Meio Ambiente sejam devidamente seguidas.

Perfil da vaga: liderança de equipes é obrigatório, pois geralmente atuam com times superiores a 12 pessoas de diferentes áreas. Ter conhecimento nas NRs principais e atuação direta com ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001. Além de conhecimento técnico e liderança, tem que ser um perfil muito pró ativo e dinâmico e que consiga conversar em todos os níveis hierárquicos da companhia, muitas vezes liderando a estratégia dentro da empresa.

Salário: de R﹩ 9,5 mil a R﹩ 13 mil

Motivo para a alta: muitas empresas familiares de médio e grande porte estão começando a ter um olhar mais crítico sobre a área de EHS de forma como um todo, principalmente em Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Os perfis mais demandados são aqueles que conhecem tecnicamente, já tenham vivido experiências de implementação de normas e mudança de cultura e principalmente, que tenham habilidades com gestão de pessoas.

Logística
Cargo: Coordenador de Suprimentos
O que faz: elo entre as estratégias da área de compras e a execução operacional. Conduz negociações e busca estrategicamente novos fornecedores e alternativas no mercado para melhor rentabilizar o orçamento estipulado para a área. Também mantém interface diretamente com produção e logística e planeja todo o fluxo de compras no curto, médio e longo prazo.

Perfil da vaga: realiza o mapeamento de processos e normativas na área de Compras e garante a padronização. Avalia curva ABC e desempenho dos fornecedores, traduzindo para estratégias de sourcing de novas fontes de fornecimento. Negocia ativamente e garante as métricas de saving e de lead time de entrega de produtos.

Salário: de R﹩ 9 mil a R﹩ 12 mil

Motivo para a alta: com o cenário econômico que vivemos este ano, as empresas identificaram a necessidade de ter um departamento de suprimentos estruturado, com procedimentos, compliance, indicadores de nível de performance de fornecedores e política de estoques bem definidas. Conduzir essas mudanças envolve estruturação processual e muitas vezes mudanças culturais onde é necessária uma coordenação atuante.

Saúde
Cargo: Enfermagem Assistencial (Hospitalar)
O que faz: realiza a promoção segura e eficaz da assistência ao paciente. Supervisiona o cuidado, procedimentos e manejo do tratamento ao doente. Apoio educacional e treinamento com relação aos protocolos hospitalares aos técnicos e auxiliares. Realiza tarefas administrativas como checagem de prescrições, atualização de informações no prontuário para uma assistência de qualidade.

Perfil da vaga: experiência na supervisão do cuidado ao paciente, na realização de procedimentos hospitalares, além de acompanhar o tratamento do doente devido às complexidades.

Salário: R﹩ 3,5 mil a R﹩ 6,5 mil

Motivo para a alta: o mercado apresenta maior busca por profissionais assistenciais, devido ao aumento contaminados com necessidade de assistência hospitalar.

Cargo: Médico Assistencial (Hospitalar)
O que faz: responsável pelo atendimento assistencial dos pacientes, interface com toda a equipe multidisciplinar, organização das informações via prontuário e prescrições, participação ativa na evolução do tratamento do paciente por meio de reuniões e avaliação/acompanhamento dos indicadores de qualidade assistencial.

Perfil da vaga: experiência em rotina baseada no atendimento assistencial (hospitalar), integrando todo o cuidado com a equipe multidisciplinar para a efetividade do tratamento médico (baseando-se nos padrões de avaliações de cada serviço).

Salário: R﹩ 15 mil a R﹩ 35 mil

Motivo para a alta: o mercado apresenta maior busca por profissionais assistenciais, devido ao aumento de contaminados com necessidade de assistência hospitalar.

Cargo: Gerente de Assuntos Regulatórios
O que faz: responsável pela gestão dos processos de registro e renovações de produtos/serviços, aprovações e renovações de licenciamentos e certificações regulatórias. Gerenciamento dos cumprimentos legais e adequações de normas, além de realizar reuniões técnicas com os representantes da ANVISA e demais órgãos reguladores. Responsável pelo compliance das informações regulatórias dos produtos/serviços do portfólio da empresa. Coordenação de dossiês e gestão da equipe para a submissões aos órgãos específicos.

Perfil da vaga: habilidades para organização, implementação e acompanhamento dos processos de registro e renovações de produtos/serviços, experiência na participação ativa de licenciamentos e reuniões técnicas com os representantes dos órgãos reguladores.

Salário: R﹩ 20 mil a R﹩ 35 mil

Motivo para a alta: necessidade de maior regularização e atualização dos procedimentos via ANS para a cadeia de serviços devido à pandemia e desenvolvimento de novos produtos para as indústrias de saúde de modo geral.

Cargo: Gerente Comercial – Medical Devices
O que faz: responsável pelas estruturas de venda, e eventualmente também tem gestão do marketing. É quem define a estratégia e políticas comerciais da empresa, atuando com a sua equipe na linha de frente de vendas por meio do canal direto ou distribuição.

Perfil da vaga: profissional com habilidade e experiência em definição da estratégia do negócio, incremento de vendas e otimização da equipe de campo e técnica.

Salário: R﹩15 mil a R﹩ 30 mil

Motivo para a alta: algumas empresas de medical devices tiveram suas vendas alavancadas por terem um portfólio de produtos, que atuam na prevenção, combate ou ainda no tratamento de pacientes afetados pela covid-19.

Jurídico
Cargo: Gerente Jurídico de Societário, M&A e Mercado de Capitais
O que faz: responsável por gerir a rotina societária do dia-a-dia da companhia e suas subsidiárias. Além disso, possui grande responsabilidade frente aos órgãos reguladores como CVM e na estruturação de operações financeiras como IPO e/ou estruturação de bonds.

Perfil da vaga: atua na participação ativa nos projetos estratégicos, nas operações de M&A, emissões de dívidas, além de assessoria direta ao Conselho de Administração, Comitês e Diretoria.

Salários: R﹩ 20 mil a R﹩ 35 mil + variável

Motivo para a alta: com o aumento do número de IPOs no mercado, as empresas vêm buscando profissionais com experiência em estruturação de aberturas de capital e forte base societária.

Cargo: Gerente Jurídico
O que faz: Gestão de todo o departamento jurídico (questões cíveis, tributárias, societárias, entre outras), elaboração e acompanhamento de ações judiciais contra terceiros, estruturação de departamento jurídico, análise e elaboração de contratos, relacionamento com investidores.

Perfil da vaga: Irá estruturar processos e procedimentos para arcar com as demandas internas da empresa. Seja no lado de consultorias internas ou na gestão do contencioso. Irá gerenciar escritórios terceiros nas demandas de maior necessidade e complexidade da empresa. É o responsável por mapear riscos jurídicos nas operações da empresa e apresentar soluções.

Salário: R﹩ 15 mil a R﹩ 25 mil + variável

Motivo para a alta: com a retomada da economia pós-crise econômica dos últimos anos, empresas menos estruturadas vêm buscando internalizar suas demandas jurídicas com foco em diminuição de custos com escritórios de advocacia

Vendas
Cargo: Executivo Sênio de Vendas de Tecnologia – Serviços Financeiros
O que faz: Profissional é responsável pela venda de serviços, softwares ou produtos para o segmento de serviços financeiros.

Perfil da vaga: Profissional sênior, estratégico. Deve conhecer profundamente sua carteira de clientes, seja ela composta por uma ou mais contas. Deve entender o planejamento estratégico de longo prazo do cliente e como ele poderá ajudá-lo a atingir esses objetivos por meio de uma oferta customizada.

Salário: R﹩ 15 mil a R﹩ 40 mil + variável

Motivos para a alta: os bancos são os maiores compradores de tecnologia do Brasil e são clientes-alvo para a grande maioria dos players de tecnologia.

PCD
Cargo: Analista de Planejamento/ BI – PCD
O que faz: responsável por garantir a melhor qualidade dos dados (conhecer ambiente BI, SQL, Hadoop e Cloud); gestão de indicadores de desempenho e geração de insights para o negócio; atuar em um time multidisciplinar e colaborativo com as áreas de Tecnologia, CRM, Canais Digitais, Ciência de Dados, Marketing etc. Desenvolve e implementa aplicações e automatizações em processos operacionais. Desenvolve dashboards para acompanhamento das automatizações implantadas.

Perfil da vaga: profissional com habilidade para análise, estruturação e apresentação de dados para áreas de negócios diariamente, com o foco em gerar insights por meio dos dados. Facilidade na interação com diversas áreas dentro da companhia para absorção e distribuição de informações.

Salário: Pleno: de R﹩ 5 mil a R﹩ 7mil. Sênior: R﹩ 8 mil a R﹩ 10mil.

Motivo para a alta: as empresas estão em busca de dados que fundamentem a tomada de decisão para planejamento, investimentos e estratégia e procuram profissionais especializados em gerar e acompanhar essas informações.

Terceiros e Temporários
TI
Cargo: Analista de Business Intelligence, Dados e Automação
O que faz: trabalha com toda a estruturação técnica de informação (extração, armazenamento, modelagem e análise) utilizando metodologias próprias para organização de insights, desenvolvimento de painéis, relatórios e apresentação de dados estruturados para diferentes áreas e stakeholders.

Perfil da vaga: os profissionais que atuam com dados são bastante analíticos e possuem um papel importante e fundamental junto às áreas de negócios das empresas, por isso comunicação assertiva é fundamental. Para aqueles que desejam atuar em multinacionais é fundamental ter proficiência no inglês avançado pela interação com times globais e reportes gerenciais.

As empresas buscam profissionais proativos e sintéticos, que consigam contribuir com novas ideias para o desenvolvimento da empresa. Ferramentas como Power BI, Tableau e Python são extremamente importantes e requisições primárias para a ingressão.

Salário: R﹩ 3,5 mil a R﹩ 8mil

Motivo para a alta: o aumento de demanda em diversos setores e consequente transição para o ambiente digital (ex: e-commerce), além de implementações e novos sistemas, trouxe a necessidade manifesta e urgente de analisar melhor interesses e interações (cliques, compras, visualizações) do consumidor, além de dados e processos internos, otimizando a geração de mais resultados e proporcionando automação de fluxos e ações manuais.

Cargo: Especialista em Segurança Digital/Infraestrutura
O que faz: Profissional com profunda experiência em legislação e domínio técnico para estruturação de departamento, documentos e equipes focadas em identificar fraudes, golpes e táticas de roubo e exposição de informações sensíveis e do negócio, além de adequar todos processos e cultura às normas e procedimentos para devido armazenamento e uso com segurança de todos dados controlados pela empresa.

Perfil da vaga: uma das posições mais demandadas no mercado, esses profissionais precisam se manter bastante atualizados, tanto em relação às ferramentas de proteção quanto às novas ameaças que surjam. Por se tratar de uma área bastante específica, as empresas buscam perfis que consigam explicar de forma clara e simples o desafio da área aos gestores, a fim de mostrar a importância da segurança da informação de forma macro, não focada apenas na área de tecnologia. Muito importante que o candidato tenha certificações como CISSP, Cisco CCNA Security, dentre outras.

Salário: A partir de R﹩ 10 mil

Motivo para a alta: junto ao decreto da LGPD e consequente necessidade das empresas se adaptarem em todos os âmbitos, o período de quarentena aumentou expressivamente os ataques cibernéticos, expondo fragilidades tanto em sistemas quanto na educação dos usuários sobre esse tipo de evento.

Cargo: Desenvolvedor Web (Back/Front) – Java, PHP, C#
O que faz: desenvolvedores generalistas para ambiente web tem ganhado importância pela adaptação a diferentes linguagens e necessidades de negócio, realizando entregas com alta qualidade e voltadas ao mercado digital.

Perfil da vaga: os desenvolvedores são profissionais extremamente requisitados e cada vez mais as empresas optam por profissionais atualizados com as novas linguagens tecnológicas e adaptáveis para mudanças de projetos. Um dos grandes diferenciais é a visão holística dentro de um projeto, que possibilite reduzir SLA, custo e otimizar processos. Atualmente é fundamental que os profissionais tenham conhecimento de metodologias ágeis. A proficiência em língua estrangeira tem se mostrado um importante diferencial no mercado.

Salário: A partir de R﹩ 6 mil

Motivo para a alta: com migrações a ambientes web (sites, aplicações) dos mais diferentes negócios, esse profissional se tornou valioso para aperfeiçoar ambientes de desenvolvimento e compor equipes tecnicamente especializadas. O termo também vem se tornando mais conhecido devido à popularização de diversos cursos e de ser um perfil altamente flexível e conhecido.

Cargo: Analista de UX & UI
O que faz: profissional com proficiência em identificar problemas de usabilidade em interfaces, criando hipóteses e testes para soluções de problemas; testes A/B e design da experiência do usuário que otimizem métricas de acesso, utilização e retorno; desenvolvimento de layouts, wireframes e protótipos.

Perfil da vaga: os profissionais de UX & UI precisam saber enxergar o produto com a visão do usuário e compreender a viabilidade do produto por parte da empresa. Esta área recebe profissionais de diversas formações, como marketing, design e desenvolvimento. As empresas buscam perfis que tenham experiência com prototipagem e pesquisa. Algo muito importante é trazer um portfólio bastante completo e sempre se mostrar atualizado com as novidades e tendências do mercado. Se apresentam como diferenciais os profissionais que tenham experiencia em desenvolvimento Front-end, pois há muita interface com essa área. Além disso, conhecer metodologias ágeis tem se mostrado algo bastante importante. Outro ponto bastante importante é o Inglês, pois por se tratar de uma área ainda em desenvolvimento no Brasil, os melhores materiais e grande parte das ferramentas estão neste idioma.

Salário: a partir de R﹩ 4,5 mil.

Motivo para a alta: diversas empresas estão reavaliando todos seus canais de comunicação/distribuição de bens e serviços. Com o isolamento social, cada aumento na taxa de conversão, tempo de uso e resultados dentro da interação do usuário faz a diferença no resultado.

Comercial, Marketing e Operações
Cargo: Analista de Customer Service / Atendimento / Key Account Management
O que faz: resolver questões de agendamento de pedidos, ocorrência de entregas, escalation e direcionamento de resolução; atendimento telefônico por diferentes canais; follow-up de todos os tickets de atendimento, buscando excelência e resolução efetiva; gestão de contas estratégicas mantendo relacionamento, volume de faturamento e expandindo novos projetos nos clientes atendidos.

Perfil da vaga: profissionais com formação em Administração, Comércio Exterior, Relações Internacionais, Publicidade e Propaganda, Marketing e correlatos. Profissionais comunicativos, organizados e “mão na massa”. Experiência com análise de processos, relatórios e visão da operação/ negócios para melhor o atendimento aos clientes.

Salário: R﹩ 3 mil a R﹩ 5,5 mil

Motivo para a alta: atual contexto reforça preocupação com qualidade de atendimento ao cliente final e colaboradores; canais digitais saturados, mais o aumento de demandas remotas, via web e/ou outros formatos (mídia social, contatos telefônicos, etc) além dos tradicionais (serviços em geral; varejo eletrônico) traz necessidade de atendimento humanizado e próximo aos clientes.

Cargo: Vendas Internas & Consultores Comerciais
O que faz: são aceleradores do processo comercial: fazem desde o mapeamento dos tomadores de decisão para qual ocorrerá a venda, prospectando novos parceiros de forma qualificada, como também entrando em contato para agendamento de reunião com o front comercial ou operando diretamente na venda e negociação.

Perfil da vaga: profissional resiliente, com foco em resultados, motivação e poder de influência. Possui pensamento estratégico e visão de negócios, excelente comunicação e habilidade com números e pessoas. Experiência com cold call e vendas consultivas. Inglês avançado e conhecimento em CRM são um diferencial para essa posição.

Salário: R﹩ 3 mil a R﹩ 5 mil + variáveis de resultado.

Motivo para a alta: empresas em transformação e de segmentos em alta estão buscando expansão e escala de forma rápida e assertiva junto à adaptação dos seus processos e canais de vendas. A construção de um time de vendas internas e uma equipe de vendas opera diretamente na procura da redução de custos, aumento da produtividade, conversão e entrada no mercado com alta concorrência.

Cargo: Analista de Compras
O que faz: prospecção e cotações no mercado; (re)negociações com clientes; compras internacionais e nacionais; gestão de carteira de fornecedores.

Perfil da vaga: com perfil dinâmico, resiliente e com olhar para negócios, estratégias e inovações. Forte gestão de prioridades dos clientes internos e controle dos indicadores da área. Conhecimento e facilidade com softwares e ERPs para a implantação ou melhoria de processos. Bons níveis de inglês e espanhol são requisitos importantes para a cadeira.

Salário: R﹩ 3,5 mil a R﹩ 5,5 mil

Motivo para a alta: a redução de custos, mudanças do ambiente físico, relacionamento impactado em fornecedores e novas realidades levantadas (ex: home office) pela pandemia trazem alto potencial para renegociações de contratos, planejamento de demandas e gestão de custos.

Finanças
Cargo: Analista Contábil a Coordenador de Controladoria
O que faz: realiza conciliações e relatórios; atendimento à auditoria externa e revisão das demonstrações financeiras anuais; aprovação e revisão de ordens de compra de acordo com classificação contábil, condições fiscais e financeiras com verba orçamentária; responsável pela estrutura de rateio de custos (intercompany).

Perfil da vaga: Profissional formado em Ciências Contábeis e conhecedor de sistemas ERPs, bastante ágil e analítico, com disponibilidade de horário para fechamentos. Coordenador: Profissional formado em Ciências Contábeis ou Administração, normalmente inicia sua carreira dentro do planejamento financeiro ou da própria contabilidade – perfil mais sênior, conhecedor de ERPs e com experiência em gestão.

Salário: Pleno – R﹩ 4,5 mil a R﹩ 7 mil / Coordenador – R﹩ 8 mil

Motivo para a alta: profissional traz a revisão e relatório das demonstrações financeiras, orientando as melhores estratégias – momento crítico de ter a contabilidade em dia para próximos meses. Temos visto junto ao cenário crescente de TI diversos profissionais com proficiências analíticas trazendo insights e revisões além do operacional, com insights de melhorias de processos e redução de custos.

RH e Saúde
Cargo: Recrutadores / Tech Recruiters
O que faz: realiza todo o processo de recrutamento e seleção, da estruturação e execução de employer branding (estratégias de atração de candidatos), processo de busca, entrevistas à aplicação de testes e aprovação dos candidatos de forma consultiva e com valor agregado à experiência de candidato e empresa.

Perfil da vaga: profissionais dinâmicos, comunicativos, com grande energia, organização e jogo de cintura. Vivência sólida em recrutamento e seleção com experiência em alto volume de posições. Perfis com olhares estratégicos com foco em trazer soluções e melhorias para a área de processos seletivos.

Salário: R﹩ 4 mil a R﹩ 14 mil + benefícios

Motivo para a alta: muitos setores em alta (Digital, Startups, Saúde) estão em processo de expansão e antecipam mais contratações. Junto às incertezas ainda sobre 2021 e momento de revisão estratégica das empresas, recrutadores temporários (perfil dinâmico, comunicativo e time management) e com expertise são uma ótima escolha estratégica para entregar o volume e tecnicidade esperados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *