Confira 10 universidades no exterior que aceitam a nota do Enem

Você sabia que a nota do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser utilizada para conquistar uma vaga em grandes instituições de ensino superior do exterior? São mais de 500 vagas disponíveis na Europa e centenas de oportunidades em outras instituições ao redor do mundo.
Mesmo com a pandemia do Covid-19, e com os atrasos relacionados ao adiamento do Enem, algumas instituições nos Estados Unidos, Canadá e na Europa estão aceitando a pontuação como método de ingresso, mas os procedimentos variam de acordo com o protocolo de cada universidade.
Pensando nisso, o especialista em educação Matheus Tomoto,  que há mais de cinco anos ajuda jovens de todo o país a conquistar vagas em instituições no exterior com a Universidade do Intercâmbio, selecionou algumas informações sobre 10 instituições de ensino superior do exterior e os respectivos países, que aceitam a pontuação do exame em 2021. Confira:
A nota do Enem na Europa
Muitas instituições de ensino superior na Europa aceitam o Enem como forma de ingresso, principalmente em Portugal, onde existe, desde 2014, um acordo de cooperação internacional entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep e as instituições de ensino locais, que garantem o convênio de mais de 50 instituições de ensino entre Brasil e Portugal. Cada universidade tem seu próprio calendário e seus critérios individuais para os programas de ingresso. Confira algumas delas:
Portugal
Universidade de Algarve (UAlg) – As inscrições estão na terceira fase de candidatura e seguem abertas até 17 de julho, com mais de 200 vagas disponíveis , para 42 cursos.

Universidade de Coimbra (UC) – A Universidade de Coimbra tem o maior número de vagas disponíveis para brasileiros a partir do Enem. São mais de 500 vagas distribuídas , em 48 cursos. As inscrições podem ser realizadas até 06 de agosto.

Reino Unido
Universidade de Bristol – Mesmo com a pontuação do Enem, o estudante precisa realizar a inscrição no Serviço de Admissão em Universidades e Faculdades (UCAS) . Segundo o site da instituição, um a cada quatro estudantes estrangeiros na Bristol é brasileiro. As datas de admissão devem ser consultadas devido aos protocolos da Covid-19.

Oxford – Uma das maiores universidades do mundo também aceita o Enem como um dos critérios de avaliação para futuros estudantes. Em conjunto, é preciso elaborar uma carta de motivação e passar pelo UCAS. As inscrições seguem até outubro de 2021.

França
Além da pontuação mínima exigida para o Enem, para estudar na França é necessário comprovar que domina a língua francesa e ter boas notas no histórico escolar. O estudante também pode aplicar, a partir da aprovação, em alguma graduação brasileira que tenha o curso semelhante ao que deseja na instituição de ensino francesa escolhida. Universidades como Université Paris-Sud École Normale Supérieure ainda estão aceitando o ingresso via Enem, em 2021. Todas as informações podem ser esclarecidas pelos e-mails das instituições.
Aplicando a nota do Enem nos EUA e Canadá
Algumas instituições de ensino nos Estados Unidos e no Canadá também aceitam a pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio como porta de entrada nos seus principais cursos. Entretanto, os estudantes que desejam ingressar em universidades norte-americanas devem se atentar à confirmação da nota do exame pelos responsáveis da escola, na qual estudou durante o seu ensino médio, à documentação exigida e aos requisitos do processo seletivo de cada instituição.
Estados Unidos
New York University (NYU) – Devido aos protocolos de segurança da Covid-19, a instituição optou por uma alternativa que atenda a necessidade dos estudantes estrangeiros. Por isso, a Universidade aplicará um teste opcional para os futuros alunos 2021-2022 . Apesar da possibilidade dadotar formas de admissão mais simples, Matheus lembra que o mais importante é cumprir o máximo de requisitos, sejam eles opcionais ou nao, . “Quanto mais completa a aplicação para a vaga, melhor.”

Northeastern University – Como critério para seleção, é preciso realizar o Common Application e acompanhar os calendários de inscrições. A nota do Enem 2020 poderá ser utilizada para o ingresso da turma de 2022 da Northeastern University.

Canadá
Universidade de Toronto – Uma das maiores do país utiliza a pontuação do Enem em conjunto com o currículo escolar do candidato. As datas de inscrições variam de acordo com o curso escolhido, mas ainda tem oportunidades de inscrição até junho de 2021.

Humber College – Com inscrições abertas em todo o ano, a Universidade segue os mesmos critérios da Universidade de Toronto. As exigências são apenas alteradas de acordo com cada curso, como documentações, portfólio e atividades extracurriculares.

Sistema de bolsas
Todas as instituições de ensino têm seu próprio sistema de bolsas de estudo, se diferenciando de acordo com o regulamento de cada universidade, e as taxas cobradas variam de acordo com a moeda local de cada país.
Matheus reforça que, para seguir em oportunidades fora do país, é necessário estar preparado para os desafios e acompanhar os calendários das universidades desejadas. E, para isso, o especialista realiza semanalmente aulas ao vivo, gratuitas, no seu canal no Youtube e no Instagram, compartilhando experiências e dicas para ajudar jovens de todo o Brasil a conquistarem estágios, bolsas de estudos, cursos e empregos ao redor do mundo.
“Dedicação, força de vontade e muito estudo. É importante estar preparado quando as oportunidades surgem. Mesmo com as dificuldades para estudar na quarentena, o esforço para conseguir uma boa pontuação no Enem reflete nos resultados das aplicações”, afirma o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *