COMO DENUNCIAR UM CRIME VIRTUAL

Qualquer pessoa pode estar vulnerável aos cibercrimes, é ou não é verdade? Hoje temos uma boa notícia! Muitas ocorrências podem ser evitadas com o uso de medidas preventivas e você poderá registrar uma denúncia no site da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos.

Podemos enfrentar casos de ameaça, injúria, roubo de dados ou outros crimes cometidos via internet. Se isso acontecer com você, recomendamos os seguintes passos:

Colete evidências: salve e-mails, faça print das telas e conserve as conversas dos aplicativos de mensagens. Salve esses arquivos em mais de um lugar, se possível na nuvem, em um pendrive ou HD externo, por exemplo. De preferência, chame testemunhas para acompanhar todo o procedimento. Nessa etapa, é importante juntar todos os materiais que comprovem a existência do fato ou dos fatos.

Registre as informações: vá até um cartório mais próximo para registrar uma ata notarial de verificação de fatos na internet. Esse instrumento declara a veracidade de documentos e fatos digitais. O trâmite será necessário para que os arquivos reunidos sejam usados como provas numa possível ação judicial.

Faça um boletim de ocorrência: crimes digitais são tão reais quanto um assalto a mão armada. Vá até uma delegacia mais próxima e faça o B.O. Unidades da Polícia Civil prestam esse atendimento também. No entanto, uma sugestão para agilizar o processo é você acessar o site da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos do Espírito Santo e registre/denuncie os fatos.

INVASÃO DE DISPOSITIVO INFORMÁTICO

Tudo que é feito na internet fica registrado em algum lugar. Desse modo, atos ilícitos cometidos on-line ecoa no mundo off-line. Para esses crimes virtuais a legislação brasileira prevê punição.

Você vai lembrar, há quase 10 anos, em março de 2012, hackers invadiram a conta de e-mail de Carolina Dieckmann e roubaram fotos íntimas da atriz. A partir daí eles passaram a extorqui-la, exigindo dinheiro para não vazar as imagens na internet. A atriz registrou queixa na polícia e o caso ganhou repercussão nacional.

Em 30 de novembro, também em 2012, foi sancionada a Lei nº 12.737, que determina o delito de invasão de dispositivo informático. A norma ganhou o apelido de Lei Carolina Dieckmann e entrou em vigor em abril de 2013. A lei determina prisão e multa para quem violar mecanismos de segurança a fim de obter informações particulares. Divulgar, comercializar ou transmitir esses dados a terceiros, mesmo que seja num grupo privado de WhatsApp, também são ações que configuram crime.

Esse marco jurídico do Brasil não protege apenas quem teve imagens íntimas roubadas. A lei abrange segredos comerciais e industriais, sendo útil a pequenas e grandes empresas. Além disso, equipara a falsificação de cartão de crédito ou débito à falsificação de documento – um importante respaldo legal para episódios de compras indevidas feitas em nome de outra pessoa.

Veja que interessante! Um usuário não precisa invadir o computador de alguém ou empresa para responder a um processo judicial. Crimes virtuais podem ocorrer em espaços aparentemente seguros, como os comentários num post do Facebook ou Instagram, por exemplo. Em situações assim, a internet apenas amplia o alcance de atos ilícitos como a calúnia e a difamação.

Toda violação aos Direitos Humanos deve ser relatada, isso é muito sério e inclui sites de pornografia infantil, textos, áudios e imagens que contenham racismo, xenofobia, intolerância religiosa, apologia à violência, homofobia, bullying, entre outros.

Bom, é um desafio muito grande, concorda comigo? Mas se você foi vítima de algum tipo de ataque cibernético não deixe de denunciar. Fique com o seu RADAR ativado para qualquer mensagem ou ligação duvidosa que você receber.

Se pintar dúvida por aí entre em contato com a gente. Será um prazer poder ajudar a esclarecer suas dúvidas.

Forte abraço!

Jackson Galvani

[email protected]

21 Respostas para “COMO DENUNCIAR UM CRIME VIRTUAL

  1. Estava com visitas em casa quando recebi uma ligação por via WhatsApp quando olhei era chamada de vídeo logo apos de tampa a câmera e atende por não sabe quem era me indentifiquei com um indivíduo se masturbando e falando coisas obscenas.., então comecei a grava a tela e tira print o número ainda persiste em liga

  2. Comprei uma furadeira fiz o pix daí pedi informações sobre o produto deu endereço não encontrado !! Ferramentasaqui2
    O pagamento do pix foi pra conta APPMAX !!!

  3. Boa noite! Hoje 08/12/2021, minha filha recebeu mensagem pela rede social INSTAGRAM onde uma pessoa pede para que ela faça um vídeo para ele dançando de calcinha, minha filha tem apenas 6 anos, como sou eu quem tomo a frente e cuido da minha filha em momento algum ele falou com ela, mas achei entranho então me passei como se fosse ela, gostaria de fazer um boletim de ocorrência contra a pessoa, a conta da pessoa aparece como @pau_lo 9060
    Preciso ir até uma delegacia? Nossas crianças não tem paz em lugar nenhum mais. Triste realidade.
    Consegui tirar alguns print, onde ele pede foto para ela, mas ele apagava algumas coisas logo em seguida após o envio.

  4. Um Homem se Passando Por Delegado de Minas Gerais Me Caluniou, me Acusou de Pedofilia e Me estorquio querendo Que eu Depositasse 6.000R$ Na Conta dele, se Eu não fizesse isso eu Iria Preso.

  5. Eu e meu esposo tivemos nosso Instagram hakeado. E estão nos chateando com algumas imagens que havia na caixa de conversa. Já fizemos um B.O mais infelizmente nada foi feito.
    Gostaria de uma ajuda

    1. Já troquei meu chip diversas vezes e raquearao meu número colocarão conversar e fotos na internet minha e eu mesmo não consigo acessar o site fiquei sabendo por terceiros não tenho nem privacidade direito isso foi feito por família partena mesmo do próprio sangue uma tia e ela continua fazendo passando para outras preciso de ajuda isso é crime calúnia e defamacao.

  6. Fui vítima de um golpe do site https://www.estradabikes.com ou Estrada Bikes, no qual comprei e paguei um Patinete elétrico triciclo, após o pagamento e o envio do comprovante, nenhuma comunicação foi realizada, no What’s app sumiram, os rastreamentos não tem atualização, Verificando o CNPJ 42.047.575/0001-00 não bate com o nome da loja física, o CNPJ do boleto é de outra pessoa, cujo o nome Jessica Soares Silva, e o CNPJ 40.026.556/0001-71, refere -se Yssey Solutions. Os donos não atendem, o golpe foi no valor R$ 5,994,66, gerado no boleto do Banco Bradesco. Em contatos com outras vítimas, todos os pagamentos no Pix ou boleto, foram gerados pelo Banco Bradesco.

  7. Fui racheada levaram todas as redes sociais e estão aplicando golpes com meu nome !
    Passando o meu endereço!
    Estou desesperada, o Instagram não me ajuda!

  8. Estão clonando o Serasa limpa nome para aplicar golpe o número do golpista e 011955782345 aparece o logotipo do serasa limpa liga para clientes com dividas no serasa com dados pessoais de clientes já em mão

  9. Olá boa tarde gostaria de saber como fazer uma denúncia, sobre Internet estão usando minha página do Instagram como se fosse eu …

  10. Fui vítima de um golpe rs 380,00 reais pagamento por ordem de pagamento depois tinha que pagar 1500,00 pra liberar 7000,00 foi percebi era golpe como faço denuncia Antônio Salvador bahia

  11. Estou sendo vítima de Crime cibernético há meses . Uma pessoa da cidade de São Paulo, hackeou meu aparelho celular tem todos os meus dados e está me ameaçando, além de estar cometendo injúrias, calúnias e difamações

  12. Vejo por meio desse denúnciar um crime cibernético eu investi numa empresa chamada Amazon eles oferecem ganhos por objetos vc compra e vai cumprindo tarefas e vai ganhando só que fiz o investimento e na última tarefa meu dinheiro ficou retido e a pessoa diz que só consigo sacar o dinheiro se depósitar mais e esses comprovantes que me envia é sempre no nome na maioria das vezes da mesma pessoa Cintia cajueiro.

  13. Entrei numa plataforma de vendas no whatsapp onde trabalham em nome da Amazon prime você faz o cadastro aí te passam para um mentor que passara tarefas para ser executado você deposita valores pequeno após conluir as tarefas retira seu dinheiro e a comissão depois os valores vão ficando altos você não consegue mais depositar aí ficam com seu dinheiro

  14. Oi comprei produtos na internet. Fiz o Pix e não querem me entregar a compra . São vendas pelo whatsapp bissnes. Vendem desdo Brasil até a Europa . Com uma empresa de íntegras internacional mas o produto não chega a lugar nem um . Que posso fazer . Moro na Europa e comprei no Brásil não querem resolver e nem devolver meu dinheiro

  15. Como podemos receber ajuda com esses tipo de roubos em internet.Os ladrões ficam com nossos endereços. recebem nosso dinheiro não entregam nossas compras . Sabem onde agente vive o que e pior .porque pedem o endereço para entregar o produto. Não entregam os produtos. Não fazem o reembolso. Que fazemos onde denunciar ?

  16. Ontem dia 19/04/2023….
    Invadiram minha conta Google, pq era simples e senhas fácil… Os vagabundos pegou meus contatos e fotos minhas íntimas, e criaram um grupo no ZAP , com toda minha família família do meu esposo, e começaram a manda fotos e tudo q vcs imagina, eles não respeitou nem meus familiares…. Já não sei oq fazer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *