Veja as principais profissões de tecnologia, transformação digital e inovação

Como as novidades tecnológicas não param de chegar, é possível identificar uma série de mudanças acontecendo nas profissões voltadas para tecnologia. É ou não é verdade? Quando analisamos o mercado de trabalho percebemos que novas profissões aparecem constantemente, como os profissionais de experiência do usuário, também conhecidos como UX (falaremos sobre mais adiante) por exemplo.

É possível identificar que há uma predominância de profissões emergentes ligadas a internet e serviços digitais. Isso nos mostra que há um processo de evolução contínuo, cada vez mais serviços e atividades estão funcionando remotamente. Boa parte dessa migração para o digital foi impulsionado pela pandemia, que forçou muitas empresas a mudarem completamente seu modus operandi em tempo recorde. Porém, com a velocidade que a tecnologia estava e ainda está, essa evolução aconteceria inevitavelmente. Veja uma lista de profissões que estão sendo disputadas pelas empresas no mercado, são elas:

  1. Cientista e Analista de dados
  2. Analista de Segurança da Informação
  3. Desenvolvedor de Software e Aplicativos
  4. Especialista em Transformação Digital
  5. Especialista em e-commerce e mídias sociais
  6. Especialista de IoT (internet das coisas)
  7. Especialistas em AI (inteligência artificial)
  8. Especialista em Machine Learning
  9. Engenheiro de Robótica
  10. Especialista em processos de automação.

Com os avanços tecnológicos e sociais algumas delas irão ganhar maior relevância e consequentemente a sua procura aumentará, como por exemplo a UX experiência do usuário, do inglês user experience, trata-se do profissional especializado no conjunto de elementos e fatores relativos à interação do usuário com um determinado produto, sistema ou serviço cujo resultado gera uma percepção positiva ou negativa.

Por muito tempo o mercado apreciou profissionais totalmente especialistas em uma área, tanto que sempre foi muito comum uma pessoa fazer toda uma jornada acadêmica, mestrado e doutorado com foco em uma única especialidade ou tema. Porém, hoje as empresas não irão olhar apenas para diplomas e certificações, mas para todo o seu conhecimento, assim como habilidades comportamentais e interpessoais, conhecidas como soft skills.

Listamos algumas habilidades importantes para as profissões atuais:

  1. Ter familiaridade com tecnologia
  2. Pensamento analítico e inovador
  3. Conhecimento de técnicas de aprendizagem
  4. Aprendizagem ativo e Pensamento crítico
  5. Criatividade, originalidade e iniciativa
  6. Senso de liderança e influência social
  7. Entender design de tecnologia e programação
  8. Análise de sistemas e evolução
  9. Resiliência, tolerância a stress e flexibilidade
  10. Saber solucionar problemas, através do raciocínio e ideação
  11. Resolução de erros e experiência do usuário
  12. Persuasão e negociação
  13. Inteligência emocional
  14. Orientação ao serviço

Não é de hoje que as profissões são fortemente influenciadas pelas mudanças e evoluções tecnológicas que ocorrem no mundo. Basta apenas olhar para trás que é possível apontar diversas ocupações que um dia foram relevantes e hoje são consideradas ultrapassadas e não mais necessárias. Como as telefonistas e datilógrafos, por exemplo.

A criação de novas profissões, além de ser influenciada por questões sociais e culturais, está também relacionada com as transformações tecnológicas. É possível afirmar que a inovação e a evolução digital influenciam o mercado de trabalho. Inevitavelmente e por óbvio, seja para trazer soluções que possam substituir atividades feitas por humanos ou para trazer novas oportunidades de trabalho, claro voltadas para tecnologia e inovação.

Não dá para negar que estamos vivendo um momento de auge com as novidades e inovações que estão impactando o mercado. Essas novas tecnologias automatizam processos que tomavam grande parte do tempo dos profissionais, que poderão focar agora em estratégias, realizar atividades que demandam o uso de raciocínio, gerenciamento, entre outras atividades que uma máquina não pode realizar.

Por que algumas profissões se tornaram obsoletas?

Da mesma forma que a tecnologia e as inovações influenciam na criação de novas áreas e ocupações, elas também ocasionam na perda de relevância de profissões já existentes. Alguns avanços tecnológicos são tão impactantes que podem mudar totalmente a forma que realizamos alguma atividade, apresentando uma forma mais simples, prática e que não necessita mais de nenhuma influência humana.

Os operadores de telemarketing estão sendo gradativamente substituídos por inteligência artificial, por meio de chatbots, por exemplo. Esses sistemas robotizados são capazes de solucionar dúvidas e resolver problemas em questão de segundos, acelerando o processo e otimizando a experiência do cliente.

Um outro exemplo à moda antiga e raro de encontrar, são os lanterninhas de cinema, apesar de ainda existirem alguns por aí. Em seu formato inicial, existia um profissional que auxiliava as pessoas a encontrarem seus lugares devido à sala escura. O famoso lanterninha também funcionava como um fiscal, evitando barulho e tumulto durante a sessão. Bons tempos!

Ah, não posso esquecer de mencionar as fintechs (bancos digitais) que vieram para transformar a forma como a gente se relaciona com o dinheiro. Hoje, existe a possibilidade de abrir uma conta, pagar boletos e realizar todas as operações financeiras usando o smartphone. É ou não é uma verdadeira revolução?!?! Aos poucos, com a implementação de tecnologia, funções como a de atendente de bancos (o famoso caixa) devem deixar de existir, abrindo espaço para soluções de atendimento mais dinâmicas e adaptadas às novas demandas dos consumidores.

Depois de todos esses exemplos, cabe mirarmos nas profissões do futuro. Afinal, as pessoas ainda são fundamentais em diversos processos, mas não em funções repetitivas, “chatas” e manuais, vamos deixar para que os “robôs” façam por nós. E quem sabe você que leu essa matéria já tenha pensado em algo inovador ou já está criando algo revolucionário por aí?

Compartilhe com a gente as suas experiências, ou se precisar de esclarecer alguma dúvida entre em contato com a gente, será uma satisfação para nós poder te ajudar de alguma forma. Fique sempre ligado no Folha Digital.

Forte abraço!

Jackson Galvani

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *