Constância de propósitos e melhoria contínua

Essa é a chave do sucesso: Constância de Propósitos e a Melhoria Contínua.

Na área pública se todo gestor tivesse constância de propósitos já estaríamos anos luz na prestação de serviços para a população.

Não é teoria. É prática. Tudo tem início no planejamento estratégico, depois de fazer uma analise dos cenários interno e externo, e estabelecer os objetivos estratégicos distribuídos nas perspectivas do negócio, com foco na sociedade, no aprendizado, nos projetos e no financeiro. A partir deste mapa estratégico é possível definir as ações, as correlações, os projetos e os indicadores.

No entanto, conhecer o problema e estar capacitado para fazer parte da discussão e da construção deste planejamento estratégico é fundamental para fazer a diferença na área pública.

As ações geram os projetos a serem implantados. Depois de implantados, vem a parte mais importante, às vezes esquecida ou deixada de lado, a parte onde de se medem os resultados. Somente medindo os resultados é possível corrigir os rumos, e a partir daí a constância dos propósitos leva a melhoria contínua. O círculo é virtuoso.

Dá trabalho. Para uns pode ser chato. Daí a importância do papel do gestor público preparado e qualificado. Exercendo sua liderança vai fazer a diferença, vai ser capaz de estimular e mobilizar sua equipe, vai oferecer serviços cada vez mais qualificados, respaldados em dados, pesquisas e análise dos resultados, vai considerar todas as partes envolvidas, a sociedade, o governo, os funcionários públicos, o segmento empresarial envolvido.

Se este gestor público for inovador, audacioso, não temer a quebra de paradigmas, e ainda praticar a cartilha acima, com certeza sua organização fará a diferença;

Infelizmente, para muitos dos gestores públicos, planejar, fazer, medir e analisar não passa de teoria e assim, os serviços públicos não são realizados, em algumas áreas as melhorias chegam a passo de tartaruga e para a população só resta a reclamação.

Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *