Os 8 critérios da qualidade e o gestor público

Posso estar falando grego para muitos dos gestores públicos, mas quem sabe não consigo atingir uma alma interessada.

Sabemos que às vezes você foi convidado para exercer a função de gestor público e nem te perguntaram qual era o seu currículo e sua formação e qualificação. O vínculo partidário falou mais alto.

Mas agora que você está aí, sugiro que você busque conhecimento sobre modelo de gestão para poder fazer bem feito. Afinal o seu CPF é muito importante e vai ficar marcado pela forma como você conduziu o período de sua gestão.

Um aparte. É bom lembrar que na área pública o gestor é passageiro, é efêmero, é temporário, não é vitalício. Daí o seu CPF estar em jogo.

Voltando ao modelo de gestão, é preciso criar um comitê de gestão em sua organização. Busque convidar funcionários de vários perfis, funções e áreas diferentes, pois é importante discernir, criar e disseminar as ações dentro da organização. Escolha pessoas de bem com a vida, que você terá mais sucesso.

Depois de formalizado o comitê, discuta o início do planejamento estratégico envolvendo o maior número de funcionários possível, não se esqueça de dar retorno a eles também.

Estabeleça os projetos, as metas, os referenciais comparativos e foque nos 8 critérios da Qualidade.

Na Liderança, estabelecendo os princípios e valores da organização e preocupando-se com a análise de desempenho.

Na formulação e implementação das Estratégias e Planos.

Nos Clientes, conhecendo as necessidades, desejos e o nível de satisfação, com foco na imagem, no conhecimento e no relacionamento.

Na Sociedade, desenvolvendo ações de responsabilidade social e ambiental.

No tratamento dos sistemas de informação, tecnologia e os ativos intangíveis nas Informações e Conhecimento da organização.

Nas Pessoas, focando no sistema de trabalho de sua equipe, na capacitação e desenvolvimento e na qualidade de vida deles.

Nos Processos, desenvolvendo requisitos de desempenho, no controle, nas melhorias e inovações dos processos.

Nos Resultados, buscando séries históricas, referenciais comparativos pertinentes, para avaliar o nível alcançado, e de níveis de desempenho associados aos principais requisitos das partes interessadas, para verificar o atendimento para todos os critérios listados acima.

Se você gestor público conduzir seu modelo de gestão baseado nos 8 critérios citados, buscando a melhoria contínua em todos os processo gerenciais, com certeza sua organização irá prestar melhores serviços à população.

E você com seu CPF deixarão boas saudades quando se desligar da área pública.

Denise de Moura Cadete Gazzinelli Cruz

Um comentário em “Os 8 critérios da qualidade e o gestor público”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *