Ricardo Vescovi: Líderes não andam sozinhos, muito menos fazem sozinhos

2937102-img-8510_1002x626O Livre Pensar reproduz o discurso do diretor-presidente da Samarco Mineração, Ricardo Vescovi, durante a entrega do Prêmio Líder Empresarial. Vescovi foi o líder homenageado da edição 2014 da premiação promovida pela Rede Vitória.

Após passar por várias áreas da mineradora Samarco, o empresário está à frente da presidência há dois anos. Durante sua gestão, Vescovi inaugurou a quarta usina de pelotização e adotou um modelo que prioriza o desenvolvimento sustentável e o relacionamento de confiança com seus clientes, colaboradores e a sociedade.

Confira a íntegra do discurso:

Cumprimento inicialmente o Governador Renato Casagrande, em nome de quem cumprimento todas as demais autoridades presentes ao evento. Cumprimento também os empresários e executivos aqui presentes, de forma muito especial aos ganhadores de prêmios na noite de hoje. Aos que não foram hoje agraciados fica também o meu reconhecimento pessoal e admiração pelo trabalho.

O número e a qualidade dos executivos e empresários aqui reunidos nesta noite mostram que o estado do Espírito Santo pode ser pequeno em relação à sua geografia, mas é grande em seu capital humano e social, capaz de mostrar-se como exemplo e, em alguns casos, até como uma referência para o restante do País.

Mais uma vez nos encontramos aqui, no Prêmio Líder Empresarial, evento que sempre me leva a pensar em como é importante compartilhar resultados para aprendermos uns com os outros. Trata-se de um espaço de reconhecimento, que vejo como um voto de confiança da sociedade em nossas ideias, ações e conquistas.

Mas, por que será que as pessoas confiam umas nas outras? Confiar é superar a incerteza, e isso é a base da convivência humana. A confiança pressupõe experiências em comum, diálogo e compromisso para gerar relacionamentos verdadeiros. Neste ponto, como engenheiro, e nunca posso deixar de lembrar minha origem, não posso me furtar a comparar a confiança a uma ponte que leva ao equilíbrio desejado. Sua fundação é a verdade. Seus pilares, o diálogo. Os guarda-corpos são os compromissos. E a pista de rolamento é feita das ações responsáveis, cujas respostas permitem atingir o outro lado do vão que nos separa.

A Samarco, empresa que dirijo, tem a confiança como pilar de sua visão de negócio, um valor capaz de transformar o mundo. Investimos numa liderança inspiradora, que empreende com responsabilidade, porque acreditamos que o bom exemplo e a boa conduta precedem a credibilidade necessária para formar uma rede colaborativa, que pense soluções conjuntas para o desenvolvimento sustentável. Inovamos em tecnologia porque estamos em busca de alternativas que equilibrem a longevidade do negócio, a preservação ambiental e a evolução humana.

Construir pontes é como estabelecer vínculos. Em ambos os casos, somos artífices reinventando o conhecido. Eis o que nos torna humanos, eis o que nos faz únicos e, portanto, pioneiros. Artífices que confiam em si mesmos e se fazem confiáveis são líderes empreendedores, capazes de incluir, em seus projetos, diferenciais como o respeito, a seriedade e a justiça. Nesse sentido, o artífice estabelece novas formas de relacionamento, sempre em busca de que, no coração da sua obra, descanse a confiança que nos permitirá continuar caminhando juntos, mesmo numa escala sem precedentes.

Mas sabemos que líderes não andam sozinhos, muito menos fazem sozinhos. Então, creio que cabe aqui uma homenagem a todos aqueles que, em nossas empresas e em torno delas, nos possibilitaram na noite de hoje esta distinção e o reconhecimento desse mérito. Na verdade, nesta noite representamos aqui cada trabalhador que acredita na empresa que lideramos, no meu caso, a SAMARCO, acorda todas as manhãs com senso de propósito e volta pra casa com a certeza de que realizou não apenas sua parte, mas contribui para um todo ainda maior que apenas a soma das partes. É este homem íntegro, pró-ativo e apaixonado por resultados que homenageamos com este Prêmio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *