Exemplos de liderança

azevedo fotoVivemos hoje no Brasil uma importante crise econômica que, agravada por uma crise ético-política, resultou num ambiente desafiador para os negócios. No entanto, apesar desse cenário, identificamos que alguns empresários se apresentam como verdadeiros líderes, tanto para o setor privado quanto para o público, atuando como guiais durante os momentos mais difíceis e apontando possíveis saídas para este momento nebuloso.  

Este é um dos papeis do líder empresarial, seja atuando na sua própria empresa ou no seu círculo de relacionamentos, sindicato, associações e federações, entre outros. O líder tem o poder de inspirar e motivar seus pares, que, por sua vez, propagarão suas mensagens e ações para outras pessoas, gerando um ciclo virtuoso de confiança e proatividade. Desse ciclo surgirão boas iniciativas entre as pessoas que foram atingidas por essa onda de inspiração e motivação, criando o ambiente favorável para o aparecimento de novos líderes.

O bom exemplo dado pelo empresário repercute positivamente, elevando a confiança e autoestima da sociedade e conseqüentemente melhorando o ambiente de negócios. Se pensarmos que empreender é, entre outras coisas, a arte de correr riscos diariamente em busca de uma melhoria contínua, o fator confiança é peça fundamental para que cada vez mais pessoas estejam dispostas a correr risco.

Por isso é de suma importância que as lideranças, ou seja, as pessoas que nos inspiram e motivam sejam reconhecidas e ocupem lugares de destaque na sociedade, já que é a partir delas que os bons exemplos serão disseminados, permitindo o início (ou a manutenção) do já mencionado ciclo virtuoso. E assim, naturalmente, jovens ousarão desafiar o mercado com produtos inovadores, tecnologias disruptivas, empresários experientes retornarão os cursos de investimentos de suas empresas e cada vez mais pessoas verão no empreendedorismo um meio de vida.

Nesse contexto, apresenta-se como uma excelente iniciativa a edição de um prêmio que visa a reconhecer e homenagear os líderes empresariais do Espírito Santo, dando aos mesmos o devido destaque e permitindo que suas histórias,  valores, feitos, erros, ressurgimentos, enfim, todas as qualidades que encontramos em grandes mulheres e homens sejam disseminadas e absorvidas pelo público em geral, funcionando como um meio propagador de confiança e, sobretudo, de bons exemplos.

José Eduardo Azevedo
Secretário de Estado de Desenvolvimento

*Artigo originalmente publicado na Revista do Prêmio Líder Empresarial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *