Capacidade de inspirar

Este é um momento único em nosso país. Para os líderes empresariais, então, um momento de extrema provação. Não basta apenas suportar as pressões para sobreviver à crise financeira, moral e ética que atravessamos, o líder verde-amarelo ainda tem que ir além, sobressair neste cenário. Suas faculdades imateriais, como capacidade de suportar pressões, necessidade de se mostrar criativo e otimista e poder de decisão em delicados momentos, são testadas no volume máximo. Ser líder não é para qualquer um. Não é para os fracos nem para os ansiosos. Liderar é oferecer aos seus comandados capacidades que lhes transmitam confiança e estímulo.

Recentemente, em meu programa “Negócios de Sucesso”, tive o prazer e a honra de entrevistar a maior autoridade do mundo sobre coaching empresarial, o norte-americano Michael Hall. Com mais de 55 livros editados em todos os continentes, e ele mesmo sem tempo para ficar em casa e usufruir os frutos de tamanho sucesso, ele tem aviões e hotéis como sua casa. Mr. Hall acredita que isso faz parte de uma missão. “A liderança é um presente que oferecemos aos nossos liderados”, acredita.

Em nosso bate-papo, que aconteceu em Vitória, Michaell Hall também disse que um líder não nasce pronto; ele precisa ser educado para liderança e, mais, precisa querer ser líder. “Liderar é uma decisão. É um sacerdócio. É se submeter a uma autodisciplina que envolve ouvir bastante, suportar adversidades, tentar extrair não apenas o melhor de si, mas o que há de melhor em seus colaboradores”, disse.

E o que vemos no Brasil de hoje é justamente a falta dessas capacidades fundamentais na formação de um líder. O famoso “Salvador da Pátria”, que muitos acreditam não existir, existe sim. Está em cada um de vocês que hoje recebem esta homenagem como reconhecimento da aplicação das capacidades aqui relatadas.

E, para terminar esta reflexão, voltamos a Michael Hall, que disse: “A maior capacidade de um líder, no entanto, está no poder que ele tem de inspirar seus comandados”. Com a absoluta convicção de que vocês inspiram diariamente a todos nós, deixamos aqui um apelo: continuem inspirando, salvem nossa Pátria!

Wesley Sathler
Apresentador do programa Negócios de Sucesso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *