Líder em Escritório de Advocacia

Luciano Rodrigues Machado
MACHADO, MAZZEI E PINHO 

Luciano Rodrigues Machado é advogado, mestre na área de Direito e Economia pela Universidade Gama Filho, conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil pela OAB-ES, membro do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-ES), professor de Direito (licenciado), membro da Comissão Nacional de Sociedade de Advogados da OAB e da Comissão Nacional de Direito Ambiental da OAB e sócio da Machado, Mazzei e Pinho Advogados Associados.

O que é ser líder e o que é preciso para se tornar um?
Liderança é sinônimo de relacionamento e gestão. Ser líder é estar presente e próximo aos liderados, é ser incentivador, passar confiança, delegar funções, cobrar e reconhecer resultados. Para ser líder, a pessoa deve manter um relacionamento profissional saudável com seus colaboradores, exigindo o melhor de cada um e reconhecendo os méritos.

Qual é o papel do líder para os liderados e para o bom andamento da organização?
O papel do líder é dar exemplo de excelência, inspirar e passar confiança aos seus colaboradores.

O que torna um líder melhor? Como evoluir na liderança?
O que torna um líder melhor é nunca se acomodar. O líder deve estar constantemente aprendendo e ensinando e ter sempre a mente aberta a novas ideias e possibilidades.  

O que te transformou em um líder reconhecido não só pelos liderados, mas pela sociedade em geral?
Desde 1985 na advocacia, sempre atuei com absoluta ética, responsabilidade e comprometimento profissional. São anos de intenso compromisso com clientes e colaboradores, que acredito terem refletido no meu reconhecimento como líder no segmento de advocacia.

Qual é o seu estilo de liderança e por que o adota?
Minha liderança é baseada na comunicação. Gosto de encorajar a participação dos envolvidos nas tomadas de decisões, utilizando o talento que cada um tem a oferecer. Além disso, gosto de dar retorno quanto ao desempenho de cada um em sua atividade, de forma a sempre estimular a melhora e o crescimento profissional da minha equipe. Acredito que a comunicação é essencial ao desenvolvimento e ao aprimoramento do negócio.

O que te move, o que te inspira e o que te indigna?
Minha família me move. Os desafios da profissão me inspiram. A crise moral e a falta de valores da política brasileira me indignam.

Qual é o papel do líder nestes tempos de crise de representatividade que temos vivido?
É papel do líder, nestes tempos de crise de representatividade, ser exemplo de ética e responsabilidade, transmitindo os princípios e valores morais em que acredita e contribuindo para formação de novos líderes e representantes.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *