Líder em Indústria de Processamento de Carnes

José Carlos Correa Cardoso
Cofril

Com 31 anos de experiência, José Carlos Correa Cardoso está à frente da maior indústria de processamento de carnes do Sul do Espírito Santo. Tendo a simplicidade como marca, o diretor-presidente da Cofril conta que se formou empresário na prática, no exercício diário das atividades e no relacionamento com os parceiros de negócios.

Que competências são essenciais em um verdadeiro líder?

Humildade, ética, respeito para com todas as partes envolvidas no negócio: clientes, fornecedores, colaboradores, parceiros e entes públicos. Os relacionamentos precisam ser transparentes para que, assim, se obtenham a receptividade e o reconhecimento do mercado.

Que caminhos aquele que anseia ocupar um cargo de liderança deve trilhar?

Saber ouvir para aprender mais e, assim, adquirir ao longo do tempo a experiência necessária para ser reconhecido como líder no meio em que atua.

Qual é o papel de um líder para o sucesso de uma organização?

São fundamentais o compromisso e a responsabilidade com a atividade da organização, garantindo a qualidade dos produtos disponibilizados para o mercado, proporcionando a satisfação dos colaboradores, mantendo o bom relacionamento com a comunidade na qual a empresa está inserida e respeitando as condições do meio ambiente.

O que um bom líder pode representar para uma empresa e seus colaboradores?

Um bom líder precisa ser o espelho, não se pode exigir se você não pratica. As pessoas esperam do líder um exemplo a ser seguido.

Que características o levaram a ser reconhecido como um grande líder em seu segmento?

Me defino como uma pessoa simples, consciente da minha responsabilidade como empresário e com dedicação máxima ao trabalho. Gosto muito do que faço e sinto prazer nisso. Acredito que a humildade precisa estar presente em nossas ações. Para ser enxergado como líder é preciso agir como tal, e isso precisa ser percebido pelas pessoas.

O que te inspira, não só enquanto líder, mas também na vida pessoal?

Minha família, meus amigos, colaboradores dedicados e, principalmente, fé em Deus, pois sou consciente de que Ele traça os nossos caminhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *