O ato de fazer o melhor a quem busca saúde

No momento em que entregamos pela quarta vez o Prêmio Excelência em Saúde, temos a certeza de que essa homenagem de reconhecimento ao conjunto dos profissionais que somados fazem a diferença na vida das pessoas é uma maneira de agradecer a quem cuida da gente.

Ser indicada por um colegiado de membros do conselho editorial do prêmio entre as três empresas mais representativas do setor em que atua e, posteriormente, ser eleita pelos clientes é energia positiva para envolver todos os colabores da empresa e perseguir a excelência nos cuidados que cada paciente e/ou cliente merece na busca por uma saúde melhor.

Outro dia ouvi um relato de um paciente que me chamou a atenção. Ele contou que se estressou com um profissional de saúde e, posteriormente, com medo de esse profissional o prejudicar, pediu para chamá-lo e lhe pediu desculpas. O profissional de saúde o surpreendeu dizendo que ele é quem deveria se desculpar por não ter atendido às expectativas dele, afinal, estava ali por opção, ao passo que o paciente estava ali naquele leito contra a sua vontade.

Esse relato me chamou atenção porque o paciente, naquele momento, tão debilitado pela doença, precisava da força de todos para vencer, como, felizmente, venceu, com o apoio de atendentes, nutricionistas, médicos, família etc.

Esse episódio demonstra, entretanto, o quanto a dimensão humana dos profissionais de saúde é requerida e necessária. A capacidade técnica de cuidar é condição, mas o afeto, a visão holística, a empatia, o envolvimento com o paciente nem todos possuem.

O Prêmio Excelência em Saúde, felizmente, vem cumprindo sua premissa e premiar, por meio do voto popular, as iniciativas na área da saúde que as pessoas reconhecem como as mais adequadas e que, portanto, merecem todo o crédito do mundo.

A busca pela saúde, o maior bem que o ser humano pode ter, é uma tarefa extremamente sensível e que envolve uma cadeia que, muito mais do que conhecimento técnico, precisa ter humanidade. Que bom que estamos muito bem representados no Espírito Santo, como você vai poder conferir nas próximas páginas.

Fernando Machado Ferreira
Vice-presidente da Rede Vitória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *