Mãe de autista: a história de Juan Felipe

Por Ana Paula Fialho, mãe de Juan Felipe

Doutora: Mãe, seu filho é autista!

Mãe: Doutora, o que é autismo?

Doutora: Você não sabe o que é autismo?

Mãe: Nunca ouvi essa palavra na vida.

Doutora: Entra na internet e procura porque sua vida acabou!

No autismo Juan é um quebra cabeça complexo, com milhares de peças pequenas, não é para
qualquer um. Ser PHD em quebra-cabeças não faz terminar o jogo, ele é feito de mínimos detalhes! Autista grave, com graves crises, as peças óbvias não se encaixam, ele demanda uma atenção diferenciada, olhar fixo, raciocínio e muita mais muita observação, dedicação, responsabilidade onde os julgamentos não têm lugar, é essencial enxergar com os olhos do
coração.

Juan tem imensas particularidades e dentro das suas complexidades passeou por todos os graus; de mudo á poliglota até chegar aos extremos das internações psiquiátricas; de um gênio com altas habilidades até às contenções na cama de um hospital, enclausurado, machucado, vi meu filho amarrado como bicho selvagem. Dias intermináveis angustiantes e lutando para não enlouquecer, sobrevivemos!

Nessa Montanha Russa existem as regressões; É andar 10 passos para frente e 11 para trás e por mais difícil que seja não temos tempo para entende os porquês, manter o foco é primordial, ele precisa do meu equilíbrio para poder encontrar o dele e assim aprendi a valorizar a plenitude dos pequenos gestos, momentos, felicidades e aprendi sobre fé e acreditar.

Lembra do “Entra na internet e procura, porque sua vida acabou”? Parei a minha vida para cuidar dele, foi necessário. Eu servidora pública morri para a vida que eu tinha antes da maternidade e renasci para uma nova história, onde a palavra Superação se tornou um desafio diário de amor imensurável pelo meu filho.

O pai nunca superou o luto e se perdeu pelo caminho, mãe solo sim, mas não sozinha, reconheço os anjos que Deus nos enviou como a minha família que o amam incondicionalmente e estão aqui, sendo meu porto mais que seguro. Os amigos que também se tornaram família, os profissionais que se dedicam em ajudá-lo a superar os próprios limites.

Enfrentamos todo esse processo com pessoas especiais e essenciais em uma grande rede de apoio. Não se pode viver isso sozinha. Jamais!

O autismo tem suas singularidades, cada um é único na sua forma de ser, ao mesmo tempo, em que parecem ser todos iguais, Juan é para poucos e só os grandes em alma conseguem penetrar nesse universo de idas e vindas, de emoções e aprendizado que o autismo traz para vida da gente. Juan um quebra-cabeças sendo montado na montanha-russa da vida, não é fácil, mas a palavra Desistir não existe no meu vocabulário.

Nunca ninguém me ensinou a ser mãe, simplesmente sou! Nunca ninguém me disse que eu poderia ser mãe de uma criança com autismo simplesmente sou! E na complexidade de cada momento encontro meu eixo, minha essência. O que sou o que me tornei se deve aquilo que ninguém me disse ou ensinou. Sem olhar, sem questionar, sigo em busca de mim mesma para transbordar o meu melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *