Ela Só Quer Paz

Vocês não fazem ideia do quanto é cansativo. Vocês homens não fazem ideia. Não queremos ouvir o toque na buzina do seu carro ao passar por nós na rua. A sua virada de pescoço para conferir nossa bunda, é tão ridícula quanto nojenta.

Não queremos nos cobrir de panos ao sair da academia, num calor dos infernos, só porque você não consegue ver uma mulher com uma roupa colada sem fazer ela se sentir um pedaço de carne na vitrine do açougue.

Não precisamos saber a sua opinião sobre nossa gostosura ou beleza no meio da rua. Na verdade sua opinião sobre nosso corpo é um problema seu e não faz a menor diferença na nossa vida. Então, por que vocês simplesmente não param de nos importunar com essas atitudes primitivas e inconvenientes? Parem! Pelo amor de Deus!

Esses dias presenciei a seguinte situação:
Exausta por conta de uma sequência de forró, uma amiga procurou um lugar fresco para respirar. Enquanto se recuperava encostada no muro, um homem se aproximou e a convidou para dançar.

Educadamente ela explicou que estava muito cansada, com dor nos pés e que precisava descansar. Ele não escutou. Disse que poderiam dançar bem devagar e que ela não se cansaria. Novamente ela explicou sobre a dor nos pés e então o indivíduo se ofereceu para massagear os pés dela.

Ao responder que não queria receber massagem nenhuma, ele questionou o porquê da recusa. Ela sem acreditar no que estava acontecendo, respondeu o óbvio: “porque eu não conheço você!”

Ele se apresentou falando o primeiro nome e disse que agora eles já se conheciam. Emendou falando do quanto ele a achava bonita e arrematou dizendo que adoraria conhece-la melhor fora dali. Com um “não, obrigada” ela saiu do seu lugar e foi tentar descansar em outro canto.

A garota só queria respirar. Em nenhum momento passou pela cabeça daquele homem que ela não queria conversar, não queria dançar, não queria conhece-lo e muito menos receber uma massagem dele. Uma mulher não pode ficar sozinha sem que surja algum sem noção para tirar sua paz?

Mulheres passam por situações como esta durante toda a vida. Começa com as idiotices que ouvem no meio da rua já na adolescência. Daí pra frente a lista é infindável: o indivíduo se encostando dentro do ônibus, constrangimento garantido ao passar numa calçada cheia de homens, obrigação de usar sutiã para não atrair os olhares masculinos, sempre estar acompanhada para evitar abuso… Pode crer, isso cansa!

Sabemos que vivemos sob uma cultura patriarcal e que embora muitos assuntos importantes estejam em pauta trazendo consciência dos erros cometidos até aqui, o que nós mulheres precisamos mesmo é de mudança de comportamento.

Não é porque todos fazem que você precisa fazer também. Comece fazendo diferença no grupinho do WhatsApp em que seus amigos tratam as garotas como se fossem um prato de comida ou um objeto.

Os comentários feitos nas rodinhas de amigos espelham exatamente o tipo de homem que você é. Quanto às mulheres, continuarão lutando (e a palavra é essa mesmo) e mais sedentas de respeito do que nunca. Porque como dizia meu velho pai: “tudo demais, sobra!”

E de falta de respeito nós estamos fartas!

Dica preciosa:
“Quando encontrar uma mulher sozinha, deixe-a em paz!”

Herica Godoy, Jornalista e Estudante de Psicanálise 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *