Entenda o que é o estilo Hygge: Um conceito de decoração que ganhou força na pandemia

Você já ouviu falar no estilo Hygge? Se ainda não, essa é a hora de aprender sobre esse conceito, que vem ganhando novos adeptos, principalmente nesse momento de pandemia.

Pense em tudo o que te faz bem! Sinônimo de conforto, bem estar e aproveitar os prazeres da vida, esse estilo surgiu na Escandinávia como uma busca por sensação de acolhimento em casa, já que se trata de um povo que passa muito tempo dentro das residências, por conta do longo e rigoroso inverno.

“É uma palavra que não tem tradução para o português, mas ela significa aproveitar os prazeres da vida com uma casa aconchegante, com uma comidinha gostosa, estar com a família e os amigos. Não é apenas um estilo de decoração, é um estilo de vida”, explicou a designer de interiores Sabrina Bolzan.

O conceito (com pronúncia de hu-ga) passou a ser mais difundido em 2017 quando a Noruega foi considerada pela ONU (Organização das Nações Unidas) o país mais feliz do mundo. E agora, essa antena ligou novamente durante a pandemia, já que as pessoas foram obrigadas a ficar em casa. Com isso, vieram as necessidades de redescobrir a casa. Alguns começaram a elaborar pratos diferentes, a fazer mini eventos entre a própria família, a cuidar mais da casa e usar objetos de valor sentimental. Assim, muitos brasileiros, sem querer, passaram a viver esse estilo adaptado à tropicalidade.

Foto: Pinterest

Adepta desse conceito de vida, Sabrina conta que o reflexo do Hygge na decoração é o contrário do minimalismo, que busca uma sensação de calma e serenidade com poucos móveis, espaços amplos e clean. “O Hygge pede ambientes mais aconchegantes, cheios de personalidade, peças e móveis que trazem a memória afetiva, velas, mistura de texturas… Enfim, tudo o que acolhe”, completou a designer de interiores.

Embora vivemos em um país quente, a profissional ensina como adaptar o Hygge ao clima tropical. Vão aí algumas dicas de elementos:

1. Decore a casa com velas, flores e aromas

Foto: Pinterest

2. Cultive objetos de valor sentimental que resgatem essa sensação de acolhimento, como móveis de família, adornos herdados, louças da vovó…

Foto: Pinterest

3. Explore tecidos com estampas e tramas variadas. De preferência aos tecidos naturais com toque mais agradável tipo um linho, algodão, lã, sarja. Leve isso para as cortinas, tapetes e almofadas.

Foto: Pinterest

4. O estilo também é representado por trazer a natureza para dentro de casa. Plantas, pedras, madeira, penas, são bem vindas.

Foto: arquivo pessoal Sabrina Bolzan

 

5. E lembre-se, nada disso é de enfeite. Use e abuse da sua casa. Explore o cantinho do café, faça um bolo, pic-nic, deite numa rede… Independente de temperatura e região, o conceito é o aconchego, valor à vida, à família e aos amigos. Esse é o estilo Hygge de viver!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *