Dicas de Veterinário: Protocolo de vacinação de cães

A vermifugação e a vacinação são os cuidados mais importantes que o proprietário deve ter assim que adquire um animal de estimação.

A vermifugação deve ser iniciada quando o animal completar 30 dias de vida, administrando-se a primeira dose (de acordo com o peso) e fazendo a repetição após 15 dias. Lembrando que a vermifugação deve ser repetida a cada 4 meses quando o animal ainda é filhote e a cada 6 meses quando for adulto.

Após a vermifugação o animal poderá iniciar o protocolo de vacinação com a vacina V8 ou V10, desde que esteja saudável, sem febre ou diarréia.

A vacina óctupla ou déctupla protegerá o cãozinho contra doenças graves como cinomose, parvovirose, leptospirose, coronavirose, hepatite, parainfluenza e rotavírus.

A partir de 45 dias 1ª dose V10
21 dias após 1ª dose 2ª dose V10
21 dias após 2ª dose 3ª dose V10
A partir de 4 meses Anti-rábica

Somente 30 dias após a última dose da vacina V8 ou V10 o filhote estará protegido, podendo passear na rua e ter contato com outros animais.

Nunca esquecendo de fazer o reforço anual da vacina durante toda sua vida, pois animais adultos que estejam com a vacina atrasada podem ser contaminados.

Se o animal foi adotado ou não se sabe o histórico de vacinação deverão ser feitas 2 doses da vacina V8 ou V 10 com intervalo de 21 dias, e depois o reforço anual.

A vacina de raiva deve ser feita a partir dos 4 meses e também deve ser repetida anualmente.

Dra. Manoela Alves Faiçal
CRMV – ES 842

14 Respostas para “Dicas de Veterinário: Protocolo de vacinação de cães

  1. Ganhei um cachorro q vai completar 3 anos em dezembro fatando vacinas q deveriam ser tomadas qundo filhote.Quero saber se posso dar as atrasadas ou não

    1. Olá, Valeria, é importante conversar diretamente com um médico veterinário de confiança, que está capacitado a orientar a melhor forma de atualizar as vacinas. De qualquer forma, agradecemos seu contato! 🙂 Abraços, Equipe Petblog.

  2. A 4 dose da vacina da minha cachorra deveria ter sido administrada dia 27/04 hoje já é dia 03 ainda posso vacinar, a vacina ainda terá o efeito esperado

    1. Oi, Vanessa! É importante procurar a orientação de um veterinário capacitado para avaliar a efetividade da vacinação nesse caso específico, ok? De qualquer modo agradecemos o seu contato.

  3. Ganhei um shi tzu e ele fez 2 meses ontem, mas não tomou nem vermifugo nem vacina.
    E além disso está comendo cocô e lambendo o xixi dele.
    Qual primeiro passo?

    1. Rafaela, o primeiro passo é vacinar seu filhote! As primeiras vacinas são muito importantes para garantir a saúde do seu pet!

  4. Bom dia, adotei um cachorro, ele está com 2 meses. Estou na dúvida, sobre as primeiras vacinas, já que algumas clínicas veterinárias dão 4 doses da vacina V10 ou V8 e outras clínicas dão 3 doses desta mesma vacina. Existe alguma diferença?

    1. Queila, o ideal é que se pergunte isso à um profissional! Pode haver diferenças de porte, peso, e raça. Procure opiniões diferentes para ter embasamento. 🙂

  5. Boa tarde
    Prezados senhores, li o seu artigo sobre protocolo de vacinação em cães.
    A Dra Manoela diz que se o animal for adotado ou não se sabe o histórico dele deve ser dado 2 doses da V8 e V10 com intervalo de 21 dias.
    Gostaria de saber se no caso se refere também à cães adultos?
    Caso seja também para cães adultos, gostaria de saber onde este protocolo está baseado cientificamente ou se é uma orientação do fabricante de vacinas?
    Att,
    Inês

    1. Bom dia, Inês!
      A vacinação se refere também à cães adultos.
      De acordo com a Arca Brasil, Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, a vacinação deve ser feita e, duas doses, no intervalo de 21 dias. Você pode conferir a orientação completa aqui: https://arcabrasil.org.br/index.php/vacinacao-caes/

      Ressaltamos também, que é importante consultar o veterinário de confiança.
      Obrigado pelo contato, Inês! Esperamos ter ajudado.
      🙂

  6. Bom dia! Adotei um cachorro com 7 meses e não sei o histórico de vacinas, então a veterinária recomendou fazer as três doses de v10. Porém a última dose atrasei 16 dias, preciso fazer todas as doses de novo?

    1. Oi, Sara! O ideal é que a veterinária que acompanha o seu cachorro te responda sobre isso. Ela irá avaliar a necessidade diante da idade e tempo em que faltou a vacinação. É bom se apressar para que o seu amiguinho não esteja em risco.

      Um abraço!

    1. Boa tarde, Gleide! Tudo bem? Orientamos que procure o veterinário de confiança para que ele possa avaliar a necessidade.
      Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *