Tipos de Vacinas

Lembre-se: não basta vacinar o seu cão apenas quando ele ainda é um filhote. É preciso renovar a proteção do animal para que seu bichinho não fique vulnerável às doenças.

Veja abaixo quando cada vacina deve ser aplicada.

Múltipla (V8 e V10)

É uma vacina muito importante. Protege contra doenças como:
Cinomose: um vírus que causa inicialmente diarréia, vômito e falta de apetite. Quando evolui para o pulmão, pode causar pneumonia. A última etapa é a fase neurológica, que causa convulsões e alterações neurológicas, como tiques e espasmos. Pode ser fatal.
Parvovirose: um vírus que causa crises de diarréia e de vômito muito intensas, com perda de sangue. Como destrói agressivamente a camada interna do intestino, os animais desidratam e acabam morrendo rapidamente.
Leptospirose: é causada por água contaminada. Os sintomas são emagrecimento, vômito e diarréia. A urina pode ficar mais escura.
Hepatite: causada por vírus. Entre os sintomas estão vômito, diarréia e aspecto amarelada na pele, na mucosa da boca e nos olhos.
Coronavírus: causa diarréia.
Adenovírus: pode causar infecções intestinais brandas.
Influenza: é como o vírus da gripe e causa problemas respiratórios.

Primeira dose: quando o animal tem cerca de 45 dias de vida.
Outras doses: aos 75 e aos 105 dias.
Reposição: um ano depois da terceira dose e anualmente até o fim da vida do animal.

Giárdia

A vacina protege contra a giárdia, causada por um protozoário. Ela pode ser transmitida do animal para o homem e vice-versa. Pode ser contraída por ingestão de água contaminada ou por meio de contato com as fezes de outro cão ou gato. Com a vacina, o animal pode até se infectar, mas não desenvolve a doença nem contamina o ambiente. Os sintomas são infecção gástrica e de intestino, vômito e diarréia.

Primeira dose: a partir dos 45 dias.
Outra dose: 30 dias depois da primeira.
Reposição: uma vez por ano.

Traquibronquite

É causada por uma bactéria. Ocasiona inflamação da traquéia, atinge os brônquios e pode levar à pneumonia. É infecciosa, conhecida como “tosse dos canis”. Quando há um cão doente, todos os outros que convivem com ele podem pegar a doença. Cachorros doentes podem ter queda na resistência, o que pode causar ainda outros problemas. Há dois tipos de vacina: a líqüida, que se aplica dentro do nariz, e a injetável.

Primeira dose: quando o animal ainda é um filhote.
Outra dose: a intranasal tem aplicação única. A injetável deve ser reaplicada após 30 dias.
Reposição: é injetável e feita uma vez por ano.

Raiva

A vacina contra a doença é exigida por lei. Todo animal precisa tomar anualmente.

Primeira dose: a partir dos 4 meses de vida.
Reposição: todos os anos.

Importante

– Nenhuma vacina pode provocar vômito e diarréia.
– Os sintomas são, em geral, dores no local. Febre e mal-estar podem acontecer em alguns casos.
– Se o animal tiver outro sintoma, leve-o ao veterinário. Ele pode estar manifestando uma doença que já estava incubada.
– Reações alérgicas podem acontecer. Os sintomas são rosto inchado e coceira.
– Quando o animal ainda é filhote, é preciso esperar ao menos uma semana, após a última dose, para expor o cão ao convívio com outros bichos. Esse é o tempo necessário para que a vacina faça efeito.

Fontes:
Paulo Sergio Salzo, veterinário de pequenos animais da Universidade Metodista de São Paulo, e
Fernanda Fragata, veterinária do Hospital Sena Madureira.

14 Respostas para “Tipos de Vacinas

  1. Tenho uma cachorrinha da raça lhasa apso com 2 meses e meio, ela esta comendo suas vezes ja estou dando coprovet a nove dias e nada mudou, ja dei vacina contra verme e nada. Gostaria muito da sua opinião o que fazer?

  2. Tenho uma dúvida!!
    Vamos dizer que o cachorro está com a vacina Multipla atrasada por 2 anos… é necessário dar as 2 vacinas atrasadas? ou só atualizar com uma vacina?

  3. Tenho uma cadelinha basset com fox paulistinha e ha algum tempo ela vem sofrendo com hérnia de disco, não sei mais o que fazer, pois os tratementos e medicamentos são tão caros, já dou um remédio diarriamente que é o condromax, mais quando ela dá as crises que geralmente é uma vez por ano, fica dolorida, inquieta e fido deseperada pois sofro junto. O que posso fazer para melhorar sua qualidade de vida sem ter que gastar.

  4. Minha duvida é meu cachorro tomou 2 vacinas a v8 e a de raiva causou inchaço no local da vacina levei ao pet e ela tirou um pouco de puz , calombo ela passou azicox2 que causou vomito pela morde deus socorro o que faço, obs: tomou 2 vacinas no ano de raiva .

  5. Bom dia, tenho uma filhote de mistura com labrador e pastor, ela vai fazer 4 meses e dei somente a primeira dose da vacina pois esqueci completamente, tem algum problema? Ela tomou dia 15 de agosto e nao tomoju mais, e preciso leva-la, ela vai ter alguns sintomas ou nao? obrigada.

  6. Olá…Eu queria saber é o seguinte:meu cachorro puguinho pinscher 0 filhote macho com 50 dias de idade ele vomitou apos tomar a vacina cinomose adenovirus com 45 dias isso é normal ??? O que eu faço estou preucupada!!! Amanhã vou levar ele ao veterinario e perguntei por que vou na praia queria levar ele junto mas meu medo é que ele não tomou as três primeiras vacinas e ai não sei o que fazer queria saber se isso é perigoso???

  7. eu tenho um cachorro de 5 anos ele e da raça yorkshane ele esta com a vacina atrasada a 3 anos a v8 e gora ele esta fraco para latir andar e so fica deitado quase não late mas pois não tem força já levei ao veterinário e achei que não adiantou nada quero sber se posso dar a vacina que esta atrasada e o que fazer par ajuda-ló pois estou dando antibiótico e soro para ele e ate acho que esta tendo uma melhora mas quero ve-ló sarado por favor me ajudem…

  8. boa noite,eu achei um cachorrinho q apresenta ter uns 3 meses,,ele esta bonitinho cheiroso,mas andei bastante e não achei o dono…eu quero ficar com ele,mas não sei se ele tomou as vacinas,e se ele tomou e tomar de novo,pode fazer mal?eu tenho 2 nenês e preciso q o cachorro não fique doente..desde já.muito obrigada.

  9. boa tarde,
    tive uma cadela (labrador) , aos 4 meses de vida ela morreu com rota vírus segundo o veterinário. Já tinha tomado todas as vacinas inclusive a de Raiva
    Gostaria de saber quanto tempo tenho que esperar para ter outro cachorro?
    Ela morreu em fevereiro de 2014.

    Obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *