O Papel das Crianças nos Cuidados com o Animal de Estimação

Em primeiro lugar, é uma ótima idéia você querer compartilhar com seus filhos a responsabilidade pelo seu animal de estimação. Todavia, é importante que você atribua as tarefas de acordo com a idade de cada um deles. Eis alguns exemplos do que você pode esperar:

Crianças novinhas

Uma criança novinha pode ajudar os pais simplesmente sendo envolvida no processo – “ajudando” os pais a colocar alimento e água nas tigelas, a fazer a higiene do animal, saindo com os pais para levar o animal para passear ou ao veterinário. Uma outra estratégia é fazer a criança dar um snack ao cachorro por bom comportamento, isto é, ir para cama ou caixa de transporte antes da família sair de casa. Tanto a criança como o animal apreciam esta tarefa especial!

Criança de 5-7 anos de idade

Este grupo etário é capaz de realizar algumas das tarefas acima mencionadas (dar alimento e água e fazer a higiene) sem a ajuda dos pais. Ainda assim, você não pode esperar que uma criança desta idade se lembre de executar tais tarefas sem lembretes amigáveis da mamãe e do papai.

Criança de 8-12 anos de idade

Os pais ainda precisam supervisionar as crianças deste grupo etário em algumas tarefas, como, por exemplo, levar o cão para passear. Não é aconselhável que uma criança com menos de 10-12 anos de idade leve o cão para passear sem a supervisão de um adulto. Porém, a criança pode dar alimento e água, bem como brincar com o animal de estimação, sozinha (dependendo do temperamento do animal e da área para exercícios).

Adolescentes

Dependendo da maturidade do seu adolescente, você pode, algumas vezes, permitir que ele/ela assuma total responsabilidade pelo animal, inclusive de alimentá-lo, recolher o excremento, levá-lo ao veterinário e exercitá-lo. Permitir que o adolescente leve o cão a aulas de obediência também pode constituir uma boa atividade para ambos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *