Animal de estimação requer cuidados especiais no Verão

Não há dúvida que a chegada das estações mais quentes do ano altera a rotina das pessoas. Com os animais de estimação, a situação não é diferente.

Cães e gatos, os preferidos entre as famílias, também necessitam de cuidados especiais para manter a disposição, higiene e saúde em dia durante o verão.

O primeiro cuidado que deve ser tomado durante as estações mais quentes do ano faz referência ao modo como os animais se alimentam. Segundo a presidente da Sociedade Protetora dos Animais (SOPAES), Virgínia Brandão, os bichos de estimação precisam de uma alimentação leve e de muita água. “Os animais sentem tanto ou até mais calor que os seres humanos. Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros bichinhos devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte”, explica.

Além disso, a presidente, que também é protetora animal, destaca a importância de estar com a vacina contra a raiva e vermífugos em dia. “Nesse período mais quente, os animais são levados para passeios em parques, regiões litorâneas, grama por onde passam um volume muito grande de pessoas e outros animais. Por esse motivo, é importante que ele esteja com a saúde em dia, pois há vírus circulante como a cinomose”, diz, lembrando que o ideal é que as pessoas evitem passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde, horário de sol mais intenso e prejudicial à saúde do animal e do próprio dono.

Confira os principais cuidados com animais de estimação durante o verão

– Em casa ou durante viagens, cães, gatos e outros animais devem ter água à vontade, comida fresca e espaços para se abrigarem do sol forte;
– As vacinas contra a raiva e os vermífugos precisam estar em dia;
– Evite passear com seus pets entre 10 da manhã e 5 da tarde;
– Para banho, utilize xampus antipulgas;
– A tosa é indicada para os bichos mais peludos durante as estações mais quentes;
– Leve seu animal de estimação para uma consulta com o veterinário antes de viagens longas.

2 Respostas para “Animal de estimação requer cuidados especiais no Verão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *