Alimentos proibidos para cães

Se você é daqueles que não resiste à carinha de pidão do cachorro e dá a sua comida para ele, cuidado! Seu cachorro corre um grande risco. Alguns alimentos não fazem parte da dieta canina e, mesmo não apresentando perigos para o organismo humano, podem causar intoxicação e até levar à morte dos animais. Um desses alimentos é o chocolate. O cacau é extremamente tóxico para os cães, pois possui uma substância chamada teobromina que, quando ingerida, pode causar até danos neurológicos no animal.

Os doces, no geral, não são recomendados pelos veterinários, pois os animais podem ficar mais seletivos e rejeitar as rações. O açúcar ainda pode causar problemas dentais, obesidade e até diabetes no cão. “É importante os donos ficarem sempre alertas em relação à alimentação do pet e pesquisarem o que eles podem e o que não podem ingerir. E, é claro, prefira sempre as rações caninas, pois foram preparadas especialmente para o animal, com todos os nutrientes que ele precisa para crescer forte e saudável”, salienta Ana Paula Có Lisboa, coordenadora Pet da Nutriave Alimentos.

Conheça abaixo outros alimentos que são proibidos para cães:

Carne crua

A carne crua traz uma série de malefícios ao cachorro, pois pode conter bactérias como a Salmonela e a E. Coli que causam intoxicação e problemas intestinais.

Ossos

Apesar de ser comum a ideia de que cachorro pode comer osso à vontade, isso não é verdade, pelo simples fato de que eles podem se engasgar com um pedaço de osso. Além disso, pedaços pontiagudos podem lesionar o trato gastrointestinal do animal, acarretando em sérios problemas. Opte pelos ossos vendidos especialmente para os cães, ofertando-os com cuidado dentro da dieta correta do seu pet.

Leite e derivados

Oferecer leite e os outros derivados para os cães não é uma boa ideia. Como eles não produzem quantidade suficiente de lactase, enzima que ajuda na digestão desses alimentos, a ingestão pode causar dores abdominais, náuseas e diarréia no cachorro.

Comida gordurosa

Pizzas, frituras e massas são verdadeiras tentações para os humanos, mas os cães precisam ficar longe desses alimentos. Eles podem causar desarranjo intestinal e até diabetes.

Uva

Apesar de não saber exatamente o motivo, há relatos na literatura científica de cães que comeram uva ou passas e desenvolveram falência renal aguda. Qualquer tipo de uva, em qualquer quantidade, pode danificar os rins dos cães. Mesmo que seu pet já tenha comido uvas sem prejuízo, fique alerta.

Bebida alcoólica

Bebidas alcoólicas são proibidas para qualquer espécie de animal. O álcool pode causar intoxicação, respiração lenta, taquicardia e descoordenação nos cães. Dependendo da quantidade ingerida, pode levar até à morte do pet.

Controle a dieta do seu cãozinho para tê-lo ao seu lado por muitos e muitos anos!

Um comentário em “Alimentos proibidos para cães”

  1. Abacate. Minha vira-lata ama e só depois de dar-lhe quatidade considerável descobri que pode ser tóxico!! \o/ ainda bem que não passou mal, ufa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *