Labrador Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil

Labrador Ice, cão salva-vidas

Desde janeiro, o Brasil tem oficialmente seu primeiro cão guarda-vidas. O recorde pertence ao labrador Ice, que mora em Santa Catarina, e foi registrado recentemente pelo RankBrasil. Ice tem 7 anos de vida e vem sendo treinado para esta função há cerca de um ano para agora atuar no auxílio ao resgate de vítimas de afogamento na praia de Cabeçudas, em Itajaí. Um verdadeiro cão-herói! 💛

Mas o currículo de Ice envolvendo essa nobre função de ajuda aos humanos é bem mais antigo. Desde o segundo mês de vida, o labrador é treinado por seu dono Evandro Amorim, sargento do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Itajaí, para ser um cão de busca. Com o treinamento, o cãozinho chegou a receber certificação da International Rescue Organization (IRO) – entidade dirigida pela Organização das Nações Unidas (ONU) –, onde recebeu a maior pontuação em provas de busca rural e urbana. A partir daí, passou a atuar de diferentes formas, como no resgate das vítimas do desastre em Mariana (MG), ajudando na localização dos corpos, e num projeto de Cinoterapia de um hospital da cidade de Itajaí, auxiliando na interação dos pacientes e trazendo alegria para eles – como se sabe, os labradores são uma das raças mais interativas com humanos.

Agora, atuando na sua nova função, Ice ganhou uma rotina que inclui um dia de trabalho de 15h às 20h para dois de descanso. Segundo Thiago Evandro Amorim, filho de Evandro e condutor do cão no projeto, a rotina foi pensada para que o trabalho não se torne cansativo. “Não o levamos ao desgaste extremo, fazendo com que a atividade seja muito prazerosa pra ele”, garante. O auxílio que Ice presta é o de preservar a vida de vítimas de afogamento em situações que envolvam três vítimas e dois guarda-vidas, levando uma boia para a terceira pessoa e rebocando-a para a faixa de areia até a chegada de um guarda-vidas humano. Mas para ele, estar na água é uma grande brincadeira, de forma que a atividade não se torna cansativa ou insegura.

A iniciativa pioneira no Brasil com Ice é inspirada em um modelo italiano e a expectativa é de levar o projeto a frente com novos cães sendo treinados e atuando nas praias do litoral brasileiro ainda neste ano. Ice é a prova de que vai dar muito certo!

Um comentário em “Labrador Ice, o primeiro cão guarda-vidas do Brasil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *