Escolha o brinquedo ideal para cada fase da vida do seu cachorro

Escolha o brinquedo ideal para cada fase da vida do cachorro

Brincar tem utilidade muito maior que apenas passar o tempo: brincando, os pets também aliviam a ansiedade, diminuem o stress, aprendem e se desenvolvem. É importante que o tutor estimule as brincadeiras com o animal desde o início da vida e que não abra mão de fazer parte desses momentos – por mais que não se perceba, é por meio das atividades realizadas juntos que o bichinho passa a desenvolver confiança e valorizar o contato com quem cuida dele. Mas dá para aproveitar ainda mais a brincadeira! Para cada fase da vida e ainda considerando as características de cada pet, é possível inserir no cotidiano dele brinquedos que ajudarão e estimularão necessidades específicas.

Tanto os cachorros quanto os gatos podem ganhar muito com a presença de alguns brinquedos em casa (já demos dicas de brinquedos para gato aqui). A escolha ideal vai depender da idade, porte e também do temperamento – há brinquedos ideais para cães destruidores, calmos, agressivos… Veja algumas dicas de como escolher a diversão certa!

Cães filhotes

Nessa fase, todo mundo já sabe: os filhotes só querem saber de descobrir. Geralmente, é a fase da agitação, dos dentes nascendo e de muita energia para gastar. É o momento ideal para treiná-los a brincar com bolinhas – uma atividade ótima para cansar os incansáveis! – e de presenteá-los com brinquedos que auxiliem no desenvolvimento da dentição. Porém, como os dentes ainda são novos, priorize os brinquedos de materiais macios, como borracha natural, mas resistentes, que não se fragmentem com facilidade (a ingestão dos pedacinhos pode ser prejudicial para eles). Os pequenos também adoram morder cordas: há várias opções no mercado que unem a borracha e as cordas. Diversão garantida!

brinquedo para cães filhotes
Uma das opções de corda com borrachas para mordidas. Da Pequeno Chic
brinquedo para cães filhotes
Para mastigar muito! Da Bitcão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cães adultos

Na fase adulta, os cães devem continuar brincando, mas os gostos podem depender do porte e até da raça. Cães de grande porte como o Golden Retriever e os labradores adoram atividades ao ar livre e é bom exercitá-los sempre – que tal praticar frisbee com eles? Já para os cães de pequeno e médio porte que ficam muito sozinhos em casa, há brinquedos pensados para a distração, como as bolinhas com comedor, ótimas opções para entreter por várias horas e estimulá-los mentalmente.

brinquedos para cães adultos
No tradicional Kong, você insere os petiscos na parte de baixo. Da Geração Pet
brinquedos para cães adultos
Frisbee para exercitar o pet! Da Pet meu Pet

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cães idosos

Depois de muito brincarem por toda a vida, os cães mais velhinhos ainda gostarão de ser estimulados – nada de adotar o sedentarismo e deixá-los entediados. É bom continuar trazendo brinquedos novos para casa para despertar seu interesse. O que se deve atentar na hora de escolher os estímulos é evitar aqueles materiais que desgastam os dentes (os brinquedos de filhotes podem não ser mais uma boa ideia) ou os muito rígidos. Há vários brinquedos interativos super legais que distraem o pet sem cansá-lo muito!

brinquedo para cães idosos
Este brinquedo de pelúcia emite um som que somente os cães escutam! Da Doggy Store
brinquedos para cães idosos
Esconda os petiscos e eles vão atrás! Da Petlove

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Lembre-se de que as brincadeiras são mais seguras com a supervisão dos donos e que a higienização de todos os brinquedos é essencial. Viu que o brinquedo ficou velho? Hora de trocá-lo por outro, já que eles podem estar com sujeira acumulada ou mesmo despedaçados, o que pode ser perigoso. E então, #PartiuBrincar? 😄

 

 

Um comentário em “Escolha o brinquedo ideal para cada fase da vida do seu cachorro”

  1. Ótimas dicas de brinquedos, só senti falta mesmo o brinquedo mais tradicional para cachorros: a famosa bolinha. Temos hoje diversos modelos deste brinquedo, mas provavelmente nem todas são indicadas para o cachorro, isso deve variar muito de idade, condição, raça…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *