7 sinais de que seu gato é feliz com você

Sinais de que o gato é feliz

É comum que gatos sejam descritos como animais misteriosos e retidos, principalmente em comparação com os cachorros. Por seu comportamento por vezes independente e o jeito mais discreto, há quem ache que os felinos não criam vínculos com os humanos e preferem estar sozinhos, ficando inclusive infelizes morando numa casa. Porém, há estudos recentes que comprovam o contrário – como o publicado recentemente no periódico Behavioral Processes, que identificou que os gatos preferem os humanos à comida (veja aqui). De fato, é só ter um gatinho em casa para perceber: os gatos podem sim ser animais carinhosos, que demonstram de diversas maneiras sua felicidade. Veja algumas delas!

1 – Ronronadas de amor

O ronronar dos gatos é bem mais complexo do que se pode imaginar, e pode aparecer em diversos momentos, como cientistas têm observado. Um deles é para expressar prazer e alegria, expondo uma situação de relaxamento. É por isso que o som normalmente aparece quando acompanhado do carinho dos donos e chegam até um cochilo no colo.

2 – Soltando a voz

Uma das formas de comunicação utilizada pelos gatos é a vocalização, que também tem objetivos variados. Em geral, os miados serão utilizados para o contato com humanos e muitas vezes são formas que o gato encontra de pedir o que necessitam. Mas os miados também podem ser simplesmente um chamado para brincar, apenas uma conversa (já viu gatinhos interagindo com humanos como se estivessem respondendo?) ou mesmo uma expressão da alegria de ver os donos – há aqueles que miam quando os donos chegam em casa! Esse é um sinal a ser observado juntamente com outros, para entender que ele está mesmo confortável.

3 – “Toquinhos” para dar carinho

Se o gato chega até você para esfregar o corpinho ou dar leves cabeçadas, ele tem confiança o suficiente em você para isso e está feliz. O único motivo de fazê-lo é a certeza de que você não fará mal nenhum a ele. Inclusive, com o ato os gatos liberam feromônios que estão associados ao prazer e à demarcação de território. Quer maior prova de amor que essa?

4 – Rabinhos que falam

É possível saber muito sobre o humor dos gatos pela observação do rabo dos bichinhos. Quando a cauda está com os pêlos eriçados, algo está errado – ele pode estar assustado ou muito agitado. Mas se os pêlos estão normais e a cauda está para cima, com a ponta curvada (formando uma espécie de gancho), é sinal de que o bichano está amigável ou feliz da vida.

Sinais de que o gato é feliz
A ponta da cauda curvada é um indicativo de que o gato está contente e despreocupado

5 – Linguagem corporal diz tudo

Fora o rabo, há outras formas de o próprio corpo expressar a sensação de alegria e conforto. A mais clara é a barriga para cima: os gatos só ficam nessa posição quando estão completamente tranquilos com relação a ameaças. É um sinal de proteção bem claro, portanto, se seu gatinho tem o costume de mostrar a barriga e ainda aceita carinhos ali, você é muito amado por ele! Os olhos semicerrados, com piscadinhas lentas, também demonstram a despreocupação com ameaças ao redor.

6 – Amassos/afofar

Este é um comportamento que os gatos têm desde pequenos, utilizado para estimular o fluxo de leite nas mamães. Por isso mesmo, o ato de afofar/amassar cobertores, almofadas ou a barriga dos donos está associado ao prazer e representa a segurança que o gato tem no dono para reproduzir o costume com ele.

7 – Higiene em dia

Para os gatos, a higiene também é um indicativo de bem-estar e saúde em ordem. As sessões de lambida e o cuidado com a caixinha de areia fazem parte do ritual dos bichinhos para manter a limpeza em dia, e inclusive podem indicar que algo esteja errado caso não estejam acontecendo. Além disso, se o gato dedica alguns momentos para lamber os donos também, olha que honra: ele está zelando também pelo tutor e cuidando da forma que entende ser boa!

A melhor forma de fazer seu gato feliz é importar-se com ele e demonstrar isso de todas as formas que puder, respeitando também, claro, o seu espaço e tempo de descobrir e aventurar-se. Rapidamente ele verá em você uma figura de segurança e conforto, para todas as horas. 💛

3 Respostas para “7 sinais de que seu gato é feliz com você

  1. Realmente é tudo isso mesmo , eu sempre tive gatos
    Quando morava com minha mãe tinha uns 5 e todos pareciam saber a minha hora de chegada todos ficavam na janela e quando me viam na rua ja iam para a porta me esperar , fora as idas ao banheiro ( não sei pq gatos tem mania disso kkk ) , dormi junto , conversar como se eu entendesse a ligua felina kkk , enfim eles são realmente um amor sou apaixonada por todos os bichos mas os gatos me fascinam ,

    Obrigada ….

  2. Super bacana a matéria parabéns. Amo animais mas gatos é um caso de amor.
    Recente adotei um casal de rua. Eles são felizes e amam lamber meu braço e mão, são super carinhosos o macho é muito carinhoso mas que amor fêmea. Eu os amo muito. Adorei amarmos matéria é tudo isso é muito mas quando a conexão entre tutor e felinos for forte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *