Como lidar com cachorros que têm medo de fogos?

fogos de artifício cachorro

Todo fim de ano é aquele problema nas casas com pets: a hora dos fogos de artifício. Muitos tutores começam a sofrer com antecedência, já que para vários cães a virada do ano se torna um momento cheio de estresse e medo por conta dos altos sons dos fogos. O motivo é simples: os cachorros têm a audição extremamente desenvolvida, sendo capazes de ouvir sons a uma distância quatro vezes maior que o limite dos humanos. Como não estão acostumados no cotidiano com barulhos tão intensos por tanto tempo, é comum que os animais os associem de alguma forma com o perigo e, por isso, reajam com muito medo, que pode se manifestar de diferentes formas.

Mas que eles tendem a não gostar nem um pouco desse momento, todo tutor já sabe. Como fazer para amenizar de alguma forma o problema dentro de casa? Veja algumas dicas que vale a pena tentar.

Preparação será a chave

Uma das medidas mais eficazes para evitar o problema é preparar o pet para o momento dos fogos com antecedência. Há algumas formas de fazer isso. Muitos profissionais indicam que pode ser interessante gerar um reforço positivo associado ao som desde cedo, colocando por exemplo o som dos fogos para tocar em casa e associando-o a brincadeiras, comemorações e distrações para o bichinho.

Disfarce o momento

Na hora dos fogos, tentar amenizar o barulho também pode ser útil. O tutor pode colocar algodões no ouvido do bichinho (com cuidado para não machucar!), aumentar o volume da TV ou música ou ainda tentar uma técnica viralizada na internet de enrolar uma faixa ao redor do peito do pet, que pode acalmá-lo por estimular a circulação sanguínea. Essa estratégia, porém, também precisa de cuidados, primeiro para prender de forma confortável (sem apertar demais) e segundo porque é preciso ver anteriormente como o animal reage à tentativa – pode ser que ele fique tenso e estático ou mesmo que não sinta diferença.

cachorros fogo de artifício
Técnica da faixa pode ajudar a tranquilizar os pets. Imagem das redes sociais da PremierPet

Cuidado com os reforços

Uma das grandes dificuldades no adestramento dos animais de estimação é que o tutor normalmente incentiva sem perceber algumas reações negativas, quando dá um estímulo positivo em resposta. No momento de estresse do pet, é importante que o dono transmita tranquilidade e não acabe deixando o pet ansioso e desconfortável – pegar no colo forçadamente, por exemplo, pode deixá-lo mais nervoso. O ideal é agir como se nada estivesse acontecendo! Se ele opta por se esconder em algum lugar da casa durante os fogos, essa é a forma que se sente mais seguro, portanto deixe-o ali mesmo.

Além de todas essas dicas, lembre de deixar o pet identificado com coleira contendo telefone de contato, já que em alguns casos eles podem ficar desorientados ou correrem. Se o pet reage de forma muito exagerada ao estresse do momento, é válido procurar ajuda profissional de adestradores, que possuem técnicas eficazes para a amenização de medos nos animais. Sedar o animal exige ainda mais atenção! Somente tome essa atitude com orientação de um médico veterinário de confiança.

Na virada do ano, não deixe os bichinhos sozinhos! Se for curtir o réveillon fora de casa, procure com antecedência hotéis que estarão abertos, com equipe treinada para lidar com os bichinhos.

2 Respostas para “Como lidar com cachorros que têm medo de fogos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *