Peixes onívoros para criar em casa

peixes onívoros criar em casa

Para os amantes de aquários, pode ser difícil escolher entre tantas diferentes espécies de peixes adaptáveis à criação doméstica, com inúmeras cores, tamanhos e características disponíveis. Pacíficos e de fácil convivência com outras espécies, os peixes onívoros têm ganhado destaque para esse público. De acordo com o engenheiro agrícola e proprietário da Safari Insetos, Eduardo Matos, os onívoros são uma ótima opção. “Um peixe como pet dá ao dono noções importantes de ecologia e preservação de um ecossistema. Requer tempo e dedicação, mas é encantador. No caso dos onívoros, a alimentação é simples e eles convivem facilmente com outros peixes no aquário”, afirma Eduardo.

Entre as espécies de onívoros podemos citar o Paulistinha ou zebra, Kinguio ou Japonês, Peixe Mexerica, Tetra Negro e o Tetra Neon. Exceto o peixe Japonês, que pode chegar a 30 cm de comprimento, o restante se encaixa em aquários de médio porte (confira as informações sobre as espécies abaixo).

Assim como outros bichinhos de estimação, os peixes necessitam de uma alimentação balanceada, repleta de nutrientes, dando ainda mais longevidade para o pet. Pode-se suprir os nutrientes para os peixes com alimento industrializado, mas complementar a dieta dos peixes onívoros de aquário com larvas de tenébrios vivas enriquece a alimentação e resgata o instinto de caça dos animais. “Os insetos têm alto teor de proteína, ácidos graxos e minerais de alta digestibilidade”, afirma Matos. Esse tipo de alimentação pode ser fornecido três vezes por semana, e pode diferir para cada espécie, por isso o ideal é conversar com profissionais especializados para descobrir a alimentação ideal a ser fornecida.

Além da alimentação, alguns passos são essenciais para um aquário bonito e com peixes saudáveis. A escolha do aquário bem como a localização dele na casa, procurando um local que não fique em contato direto com a luz natural é essencial, já que ela proporciona a proliferação de algas. Outro passo importante é a limpeza quinzenal do aquário, essencial para garantir a longevidade do peixe. Não é necessário retirar o animal do aquário, basta usar uma bucha própria ou o limpador magnético, ambos encontrados em qualquer loja especializada em aquários. Após a limpeza é feita a sifonagem, que vai retirar 50% da água. A oxigenação do aquário deve ser feita por aparelhos funcionem o tempo todo, exceto durante a manutenção do aquário.

Paulistinha ou zebra (Danio rerio): Ideal para aquários médios, tem tamanho médio de 5cm e é pacífico e muito ativo.

Kinguio ou Japonês (Carassius auratus): Pacíficos, podem chegar a 30cm, portanto são ideais para aquários médios a grandes.

Peixe Mexerica (Etroplus maculatus): Tem comprimento máximo de 6 a 8cm e convive pacificamente com peixes menores.

Tetra Negro (Gymnocorymbus ternetzi): Pacífico, principalmente com peixes de outras espécies. Tem comprimento máximo de 6 cm, vivendo bem em aquários médios.

Tetra Neon (Paracheirodon innesi): São pequenos e pacíficos, com comprimento máximo de 2,5 cm. Para aquário pequeno ou médio.

E então? Que tal escolher um onívoro para enfeitar o aquário de casa? 🙂

Um comentário em “Peixes onívoros para criar em casa”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *