Quando vacinar meu pet?

Vacinas do seu pet: Dicas e cuidados

Assim como os seres humanos, os animais estão propensos a uma série de doenças que podem comprometer sua saúde. Por isso, manter a vacinação dos bichinhos em dia é essencial para garantir o bem-estar de cada um deles.

As vacinas são capazes de prevenir doenças e precisam ser rigorosamente tomadas nos períodos certos. Agora, você sabe quais são essas vacinas e de quanto em quanto tempo seu pet deve tomar? Confira!

Primeiras vacinas

O recomendado é que após 45 dias de vida, o filhote receba a primeira vacina. A v10, polivalente, ou vacina déctupla, que protege o animal contra: Leptospirose, Cinomose, Coronavirose, Hepatite (adenovirose I), Adenovirose II, Parvovirose e Parainfluenza.

Essa mesma vacina é tomada aos 66 e 87 dias, no exato intervalo de 21 dias desde a primeira dose. A anti-rábica (contra raiva), é tomada apenas após os 120 dias do filhote.

A necessidade de qualquer vacina além dessas, será avaliada pelo médico veterinário, levando em consideração a região ou saúde do animal.

Diferença entre v10 e v8

Muita gente se confunde com as vacinas, afinal, qual a diferença entre a v10 e v8? Como saber qual tomar?

Ambas protegem os animais das mesmas doenças, tendo sua variação nos tipos de bactérias e tipos de leptospiroses. A região de vivência também influencia na decisão da melhor vacina para o pet. Lembrando que o médico veterinário quem irá prescrever a dose adequada.

Animal adulto

Caso você tenha adotado um animal, ou perdeu os prazos de vacinação de seu pet adulto, o recomendado é procurar um veterinário. Assim, será avaliado e possivelmente será prescrito a vacinação anti-rábica e as doses múltiplas.

Vacinação Anual

Os reforços são feitos anualmente, o que pode ser alinhado junto à um check-up. 

Efeitos Colaterais

Assim como em crianças, algumas vacinas podem causar efeitos colaterais. É normal em um prazo de pelo menos 24h, porém, caso os efeitos não passem, é necessário consultar um veterinário.

  • Febre
  • Inchaço na região da picada
  • Desânimo

Outras dicas

  • Caso seu animal seja agressivo, é recomendado o uso de focinheira.
  • Cães agitados necessitam que consiga controlá-los para que a vacinação seja feita, se não conseguir sozinho caso o porte seja grande e forte, esteja acompanhado.
  • Se for possível, tente combinar com o veterinário de levar as vacinas para serem tomadas em casa. É importante que o pet se sinta confortável para tornar o momento mais fácil para ele e para você.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *