Higiene dos pet: saiba quais são os cuidados essenciais

Higiene dos pet: Cuidados importantes!

Quem não gosta de chegar em casa e encontrar seu pet cheirosinho? Claro que perfume não é tudo e cuidado não é apenas estético. A falta de banhos não só deixa apenas o pets com mal cheiro, como pode ocasionar problemas de pele e atrair parasitas.

Confira algumas dicas de higiene para deixar seu amiguinho sempre limpinho e saudável:

Frequência

A frequência de higienização precisa levar em conta o estilo de vida do animal. Recomenda-se que cachorros que ficam muito tem quintal, terra ou que passeiam sempre, tomem banho uma vez por semana. Isso vale também para cães com pelos longos. Caso seja menos ativo, pode-se higienizá-lo de 15 em 15 dias.

Já os gatos precisam de menos banhos. Por praticarem sua própria limpeza ao lamber os pelos, o banho é indicado uma vez por mês. A escovação é mais importantes para os bichanos, para retirar os pelos mortos e impurezas mais profundas.

Escovar os animais também evita nós e faz com que os pelos fiquem mais macios e brilhantes.

Importante lembrar que no caso de filhotes, deve-se esperar ao menos 2 meses de vida para que seja dado o primeiro banho.

Banho em casa

Levar os animais para o petshop é uma boa solução para cuidar da higiene deles. Um bom salão especializado vai saber limpar, cortar as unhas, aparar os pelos, pentear e todo o cuidado necessário. Mesmo quem não pode levar o amiguinho sempre, é recomendado levar periodicamente para tosar e aparar o pelo.

Caso não haja alguma especificação especial do veterinário, é possível fazer parte desse trabalho em casa. Lembrando de sempre usar produtos para cães e gatos, que não possuem nenhum ingrediente que possa agredir a pele sensível dos pets.

O indicado é sempre usar água morna para tentar tornar o momento mais agradável aos que não curtem tomar um banho. Em dias muito quentes, pode-se usar água em temperatura ambiente. Se a temperatura estiver muito baixa, há também a opção de banho seco

Cuidados necessários

Para evitar acidentes, é indicado colocar um pedacinho de algodão no ouvido, para que não entre água. Os olhos também precisam de atenção, tomando todo o cuidado para que não caía espuma e agrida o pet.

Na hora de secar, o recomendado é que se use uma toalha para retirar todo o excesso da água. Pode-se usar secador na potência mais baixa para auxiliar, sempre com cuidado para não esquentar demais a sua pele.

Para os gatos

Ainda que com menos frequência, dar banho em um gato pode ser trabalhoso. Os bichinhos são conhecidos por não gostarem nem um pouco de água, o que na maior parte dos casos é verdade!

Brincar com o animal antes do banho vai fazer com que ele relaxe, abaixando um pouco da guarda. Começar a brincadeira já no ambiente em que for higienizá-lo é bom para fazer com que o pet comece a se sentir à vontade.

Coloque uma toalha no fundo da bacia ou banheira que for usar. Dessa forma, o gato terá onde cravar as unhas quando for molhado e diminuirá as chances de tentar te arranhar. Shampoos, perfumes, toalha, brinquedos e tudo o que for usar deve está perto o suficiente para que consiga alcançá-lo sem deixar o bichano fugir.

Use uma toalha seca para enrolá-lo e tranquilizá-lo ao final do banho. Espere que ele se acalme caso for usar o secador.

2 Respostas para “Higiene dos pet: saiba quais são os cuidados essenciais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *