Prevenção de câncer de mama em pets

Prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

Muito temido também pelos seres humanos, o câncer é uma doença traiçoeira que pode acometer gatas e cadelas, e até mesmo machos, ainda que em proporções bem menores. Apesar de o assunto ser um tanto assustador, é possível tentar prevenir esse mal, além de existir tratamentos eficazes contra o câncer de mama em pets, que ajudam a prolongar a qualidade e a vida do animal.

O que é o câncer?

As células do corpo se dividem para se multiplicar, o que acontece rapidamente e fora de controle, formando assim a massa do tumor. As células cancerígenas não cumprem funções normais, podendo causar danos a outros órgãos conforme seu crescimento. Quanto mais jovem, mais rápida é a regeneração celular, o que aumenta a possibilidade do câncer se espalhar. O câncer de mama em pets é literalmente essa proliferação de células cancerígenas originadas das glândulas mamárias.

 Como detectar os sintomas?

Assim como o exame de toque, é possível procurar por nódulos nas mamas do animal. Deite seu bichinho de barriga para cima e apalpe cada uma das mamas, investigando qualquer volume estranho. O exame precisa ser feito periodicamente.

Em cadelas com mais de seis anos de idade é mais comum encontrar protuberâncias em seus seios. Importante lembrar que esses nódulos podem ser tanto benignos quanto malignos. Apenas um diagnóstico do médico veterinário, por meio de biópsia, pode certificar alguma hipótese.

Como prevenir o câncer em pets?

A castração precoce é um dos métodos mais reconhecido e estudado como prevenção. O ideal é que ela seja realizada antes do primeiro cio, aumentando a eficácia dos resultados. Lembrando que até o terceiro cio a castração ainda é eficaz.

Nas gatas os tumores nas glândulas mamárias são 80% malignos, porém, com a castração precoce, o risco de desenvolvimento em 91% dos casos.

Tanto em cadelas quanto em gatas, não é recomendado o uso de anticoncepcionais porque aumentam o risco de lesões mamárias, incluindo tumores.

Tem tratamento para o câncer de mama?

O tratamento mais eficaz é a remoção cirúrgica do tumor. É necessária uma avaliação do caso para saber se a operação seria efetiva. Há casos onde a doença já consumiu outras regiões do corpo, e talvez uma cirurgia pode não ser a melhor opção.

Os cuidados pós-operatórios são os mesmo de qualquer outra cirurgia.  É preciso manter a cadela longe dos pontos, a ferida precisa ser higienizada e os medicamentos ministrados na hora certa.

Um comentário em “Prevenção de câncer de mama em pets”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *