Como introduzir um novo gato em casa?

A fama de territorialista dos gatos é bem mais do que apenas uma fama. Felinos são animais que prezam pelo domínio em seus territórios, e uma possível ameaça pode fazer surgir um comportamento antissocial ou agressivo. 

Se dois ou mais gatos dividem a mesma casa e são irmãos, ou foram criados juntos desde filhotes, geralmente não há confronto entre eles. Porém, na hora de adotar um novo membro, é importante se atentar à algumas questões para não criar favoritismo.

A chegada do novo gato

Não é indicado simplesmente colocar os gatos juntos repentinamente. Por ser um animal territorialista, é normal que o gato se sinta ameaçado com a presença de outro animal desconhecido. Olhando pelo lado deles, também ficaríamos em modo de defesa se um dia estivéssemos em casa e um desconhecido simplesmente surgisse.

Por isso, é bem provável que o seu gato que já mora na casa possa tentar atacar ou ter um comportamento agressivo ao novato. Quando filhotes, os gatos tendem a ter maior aceitação, acolhendo o novo colega. Ainda assim é importante não forçar essa convivência logo de cara.

Uma boa estratégia para fazer com que o anfitrião aceite o seu novo pet é usando o olfato dos dois. Com algum objeto limpo, como uma meia, esfregue em cada gato para que o seja impregnado com o cheiro do felino. Deixe o objeto próximos aos aposentos do gato, sem precisar forçá-lo a cheirar. Faça isso com os dois gatos, assim eles podem se acostumar com a presença do outro.

Cada um dos animais devem ter seus próprios pertences, como camas, caixa de areia, vasilhas de ração e brinquedos. Isso irá diminuir o impacto do novo morador na vida do primeiro gato, que não se sentirá ‘roubado’ ou ‘perdendo espaço’ para o novato.

Gênero dos gatos

O sexo do animal não é uma determinante, mas pode influenciar na adaptação dos animais. É possível que, caso seu gato seja macho, ele aceite com mais facilidade uma fêmea. Porém, independente do gênero, é importante que ambos animais sejam castrados. A não castração, ou castração de apenas um, pode gerar conflitos além da própria reprodução. Ter um gato castrado e outro não, pode fazer com o que não seja esterilizado se sinta inferior e subjugado ao outro.

Tempo e paciência

Adaptar um novo gato em casa pode ser trabalhoso e necessitar de paciência e dedicação. Alguns animais podem demorar meses até se acostumar com a presença de um novo morador, enquanto outros conseguem fazer isso em dias. O importante é demonstrar amor e cuidado com ambos. Nunca tratar um com mais vantagens que o outro e sempre manter seus espaços preservados.

Um comentário em “Como introduzir um novo gato em casa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *