Cio canino: o que é e o que acontece com sua cadelinha?

Cio canino: O que é e o que acontece com sua cadelinha?

Quem possui fêmeas em casa deve saber que o período do cio canino requer atenção e cuidados especiais. Nestes dias, a cadela pode apresentar comportamento diferente, além de exigir uma vigia ainda mais cuidadosa. Mas, você sabe o que é o cio e por que ele acontece?

O que é o cio canino?

O cio canino pode ser comparado com a menstruação feminina, ainda que possuam características muito distintas. Porém, são dias em que as fêmeas entram em seu ciclo sexual de reprodução. Ou seja, é durante o cio que as cadelas ficam grávidas.

O cio canino pode trazer diversas mudanças no comportamento da cadela, deixando-a mais carinhosa, agitada, defensiva ou agressiva.

Esse período é divido em três etapas, que resultam em diferentes características. Lembrando que não é durante o período inteiro do cio que a cadela pode engravidar.

 

1º Fase

  • Proestro

A primeira fase do cio é caracterizada pelo inchaço da vulva e pode durar de 3 a 17 dias. É durante esse período que se confunde o cio canino, ou proestro, com menstruação, já que esse inchaço pode apresentar um aspecto sanguinolento.

Caso note manchas de sangue nesse período, não se preocupe, pois o fluxo do cio canino é bem menor que o humano. Existem ‘calcinhas absorventes’ feitas para pets, mas dependendo da situação e do que ela pode sujar, não se torna nenhuma grande necessidade.

Nesta fase, os machos são expelidos.

 

2° Fase

  • Estro

É nesta etapa que a cadela se encontra fértil e aberta à copulação com o macho.

As mudanças de comportamento acontecem mais por esse período. Ela pode se tornar mais carinhosa, agitada ou inquieta. É comum que ela queira sair mais de casa, urinando mais que o normal. É uma forma para espalhar os feromonas para atrair mais machos.

O período de duração é semelhante ao anterior, variando de 3 a 17 dias.

 

3º Fase

  • Diestro

Essa fase acontece depois e o período dura em torno de 70 dias. Esse tempo pode variar caso a cadela engravide. A fêmea não aceita os machos nesse período e estabiliza o seu comportamento.

 

Quanto tempo dura o cio canino?

O período do cio pode durar, em geral, de duas a quatro semanas, mas isso pode variar de pet para pet. O intervalo entre os ciclos variam de 6 a 8 meses.

Lembre-se que a castração é muito importante para o organismo feminino. Você pode ler mais sobre mitos e verdades da castração aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *