A importância de prevenir o câncer de próstata em cães

Importância de prevenir o câncer de próstata em cães

O câncer, infelizmente, é uma das doenças que atinge tanto humanos, como os pets. E, assim como os seres humanos, os cachorros machos também podem sofrer de câncer de próstata. Ele é ainda mais comum em animais idosos, chegando a poder atingir 80% dos que possuem mais de 10 anos, e não castrados. Por isso, é tão importante a prevenção do câncer de próstata também em cães.

Por se tratar de uma doença que está associada à genética, é mais comum que cães desenvolvam o tumor, ao invés dos gatos, independente da raça. Apesar de todos os mamíferos estarem propícios ao seu aparecimento, o câncer de próstata é extremante raro em felinos.

O câncer de próstata

A próstata é uma glândula sexual masculina que fica localizada atrás da bexiga. Sua função é a de produzir um líquido que protege os espermatozoides.

O câncer é o crescimento de células cancerígenas que formam tumores pelo corpo, e o câncer de próstata é quando há o surgimento de tumores nessa glândula, causando inchaço e aumento de tamanho da mesma.

Como identificar

Apenas um exame pode diagnosticar o câncer, porém, é preciso ter atenção à saúde do seu bichinho para saber quando levá-lo ao veterinário. Alguns dos sintomas que podem ser perceptíveis aos tutores são:

  • Dificuldade para defecar;
  • Gotejamento de urina podendo conter sangue ou pus;
  • Emagrecimento;
  • Apatia;
  • Dificuldade em se movimentar.

Ao detectar qualquer um desses problemas, deve-se procurar um profissional o mais rápido possível. O quanto antes houver o diagnóstico, maiores as chances de recuperação e tratamento.

O exame mais comum para se detectar o câncer é a ultrassonografia.

Tratamento e cirurgia

A castração é o principal método de prevenção do câncer de próstata. Quanto mais cedo for realizada, maiores as chances de que essa doença não surja.

Além dela, também existe tratamento cirúrgico e esterilização, que ajudam a inibir a doença. Porém, a possibilidade de cura total ou parcial está associada ao estágio em que o câncer está. Por isso é tão importante que o diagnóstico seja feito o quanto antes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *