Insolação em pets: saiba porque ela ocorre

A insolação em pets

Já ouviu falar em insolação em pets? Você sabia que seu cachorro pode ter uma insolação ao brincar no sol?

As temperaturas ainda não deram uma trégua. O calor continua forte, e por isso, alguns cuidados são importantes para não deixar a estação causar consequências em nossa saúde, e é claro, que na saúde dos nossos amiguinhos também.

Saiba porque os pets correm risco de uma insolação e quais as consequências da exposição exagerada ao sol para os bichinhos.

O que é a insolação?

Também chamada de hipertermia, essa condição é causada quando o corpo é exposto à altas temperaturas, sem conseguir se resfriar.

Com insolação nos pets é preciso bastante atenção, já que diferente dos humanos, eles não possuem as glândulas sudoríparas, responsáveis por exalar o calor interno em forma de suor. Isso quer dizer que, principalmente cães e gatos, só conseguem expulsar o calor interno pela respiração ou as almofadinhas em suas patas.

E nem sempre é o suficiente.

A temperatura do corpo dos pets costuma ser de 37°C-38°C, e ao passar dos 41°C já pode ser considerado uma insolação moderada e necessitar de cuidados urgentes. Se passar desse valor, deve-se procurar um veterinário o mais rápido possível, pois a insolação pode ser fatal.

Prevenir é sempre a melhor escolha

Por mais que a maioria dos pets goste de ficar expostos ao sol, seja dormindo ou brincando, é preciso vigiar o tempo em que se colocam nesse estado. Se puder mantê-lo na sombra nos horários de maior índice de temperatura, melhor ainda.

Confira outras dicas:

  • Dentro de casa, o ideal é que permaneçam em ambientes ventilados e frescos. Por isso, se for passar o dia fora, deixe a casa preparada com as janelas abertas ou até um ventilador ligado caso a residência seja muito quente;
  • Água fresca é sempre essencial, pois sabemos a importância de se manter hidratado durante o verão.
  • Nunca deixe o bichinho no carro. Principalmente sozinho, com o automóvel desligado.
  • Os animais regulam a temperatura pela respiração. Por isso, o excesso de calor pode causar uma parada respiratória fatal. Sempre pense no conforto e na segurança do seu animal de estimação para evitar a insolação em pets.

Gostou do conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Vamos adorar te ajudar a cuidar do seu pet com todo amor e atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *