Cachorros tem medo de trovões?

Os cães se assustam com trovões

As chuvas têm presença marcada no outono que se aproxima. E junto com muita água, vem também raios e trovoadas. Os trovões podem e costumam assustar muitos bichinhos, assim como os fogos de artifício.

Mas, como fazer para amenizar o medo do seu cachorro durante a tempestade? O barulho pode causar dor de ouvido no pet?

A chuva também pode ser bem sofrido pelos pets, sendo capaz de gerar estresse e medo no animal. Qualquer barulho mais alto chega a audição do cachorro em uma intensidade diferente da nossa, o que gera o desconforto por ser detectado como perigo para ele.

 

O que evitar fazer quando o cão está com medo?

Apesar do medo, deve-se tomar cuidado na hora de tentar acalmar o cachorrinho. Tentar fazer de tudo, por exemplo, pode resultar em um comportamento ruim diante de situações de medo. Por isso, evite mimá-lo demais só porque ele se mostre amedrontado, ou toda vez que chover ele vai associar que irá receber agrados.

Também não deve-se manter o cão preso, ou em lugares pequenos. Quando constatam que há perigo se aproximando, eles tendem a procurar por algum abrigo seguro. Além disso, cuidado com as portas abertas, pois na busca por um local seguro eles podem fugir.

 

Então como acalmar o dog?

Quando estiver chovendo, e com isso houver o risco de tempestade, há alguns preparos que podem ser feitos pra amenizar o medo do seu pet.

Como citado, organizar um lugar onde ele se sinta seguro é um dos melhores jeitos de acalmá-lo. Assim, posicione a caminha dele em um lugar dentro de casa. Pode ser ao lado do sofá, até embaixo da cama.

Promover uma atividade também pode acalmá-lo. Sabemos que chuvas intensas podem durar por horas, e o estresse contínuo poderá fazer mal ao seu pet. Por isso, brinque com ele, faça o horário da comida mais cedo, dê atenção na medida certa para distraí-lo nos piores momentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *