Como fazer o seu gato usar a caixa de areia?

Como fazer o seu gato usar a caixa de areia?

Quem quer ou acabou de adotar um gatinho em casa sabe (ou deveria saber) da necessidade do gato de usar a caixa de areia como banheiro. Apesar de ser um tanto quanto instintivo, existem algumas dicas que podem lhe ajudar com esse hábito felino, evitando que o animal urine pela casa toda.

Tamanho da caixa

Mesmo que o gato seja de raças pequenas, o ideal é sempre adquirir uma caixa maior do que o necessário para ele. Filhotes crescem rápido e os bichanos necessitam de espaço para fazer suas necessidades. Caso ele se sinta incomodado com a caixa pequena, irá parar de usá-la, necessitando da troca por uma maior.

Caso o gatinho seja bem pequeno e tenha dificuldades em entrar na caixa, você pode criar uma rampinha com um pequeno pedaço de papelão e fixá-la com uma fita adesiva para firmar, que irá funcionar muito bem também. Algumas caixas também possuem um dos lados mais baixos, para facilitar o acesso dos animais menores.

 

Escolhendo a areia

A areia da caixa do seu gato também pode influenciar em algum tipo de rejeição ou adaptação mais rápida. Evite as que contém fragrância, pois, apesar de ser agradável ao nosso olfato, pode irritar e espantar o seu gato. Se o cheiro for forte, pode levá-los a adotar outro cantinho não desejado como “banheiro”.

Se por um acaso seu gato já se acostumou com uma areia e seja necessária a troca, o recomendado é que isso seja feito aos poucos. Misture a antiga com a nova, em quantidades desiguais, até a nova se sobrepor e o animal se adaptar.

 

O cantinho da caixa

Quem nunca teve um gato em casa pode ter algumas dúvidas de como agir quando o pet precisar fazer suas necessidades. Gatos valorizam sua privacidade, por isso, indica-se posicionar a caixinha em um local pouco movimentado da casa.

Apesar de muitas pessoas acomodarem o banheiro do pet próximo a máquina de lavar roupa, saiba que o barulho da mesma pode afastá-lo da caixinha, preferindo procurar outro lugar. Evite deixar vasos de plantas próximo, pois o instinto de urinar na areia pode fazer com que seu gato troque a caixinha pela sua planta.

 

Agora leve seu gatinho até a caixa

Esse passo de reconhecimento vai ser o primeiro contato do felino com seu banheiro. Quando chegar com o animal em casa pela primeira vez, já o coloque na caixinha para conhecer o local. Ele vai reconhecer o cheiro e a textura do local e se acostumando com ele. Depois, insista em levá-lo até lá um pouco depois das refeições, para que ele sinta vontade no local certo.

Caso o flagre em algum outro lugar, fazendo suas necessidades, leve-o imediatamente até o banheirinho.

Recompense seu gatinho com elogios e carinho quando ele começar a usar a caixinha. Isso o deixará mais seguro para continuar usando.

 

Limpeza e higiene

Para fazer a manutenção da caixinha, você irá precisar de uma pá para retirar a areia suja e os detritos. Deixar um pano por baixo também irá impedir que a areia que seja jogada para fora da caixa suje o chão.

Gatos procuram lugares sempre limpos, por isso, evite deixar o local sujo por muito tempo. Caso contrário, isso pode fazer com que o animal busque um novo banheiro. Ter mais de uma caixa  também pode ajudar. Assim, se uma estiver mais suja, ele poderá procurar outra.

A limpeza geral e troca de areia deve ser feita, no mínimo, uma vez por semana, em caso de areias silicas. As demais, chamadas também de areias higiênicas, não absorvem o cheiro por tanto tempo e podem incomodar mais, por isso, devem ser limpadas com mais frequência, de uma a duas vezes por dia.

Para limpar a caixinha, não se deve usar produtos tóxicos. Apenas água e sabão é o necessário para limpá-la bem. Depois, basta secá-la e trocar totalmente a areia dentro dela.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *