O que você precisa saber para criar um coelho!

O que você precisa saber para criar um coelho!

Está procurando um bichinho para companhia? Já pensou em ter um coelhinho? Além de utilizar espaços menores, esses animais são ótimos amigos e são ideais para quem tem crianças, por exemplo.

Confira tudo o que precisa saber para criar um coelho no conforto de sua casa ou apartamento!

Sobre criar um coelho

Animais independentes e brincalhões, os coelhos são também bastante carinhosos à sua maneira. Silenciosos, você pode ter a certeza que não terá problemas com seus vizinhos.

Apesar de viverem bem em gaiolas, é essencial o momento de brincar e interagir com seu bichinho para não deixá-lo estressado ou deprimido.

Geralmente coelhos não gostam de ser tirados do chão. Por isso, para pegá-los no colo, é indicado que esteja sentado no chão. Dessa forma ele estará muito mais aberto a receber os carinhos oferecidos por seu dono.

O espaço do seu pet

Apesar de serem animais pequenos, os coelhos precisam de espaço para se movimentar, correr e pular. Ainda que sejam pets que podem ser criados em apartamentos, ficar alojados em pequenos espaços pode resultar em problemas de saúde, como hérnia e bico de papagaio, por exemplo. Por isso, deixe seu amiguinho livre na maior parte do tempo para que ele possa crescer e se desenvolver de maneira saudável.

 

Diferenças entre fêmeas e machos

Não existe uma diferença comportamental entre os dois sexos caso você tenha apenas um coelho. Porém, se a intenção for mais de um bichinho, é preciso ter cuidado com algumas possibilidades.

Se forem dois machos, é provável que haja marcação de território através do xixi, o que pode ser um pouco difícil de controlar. Se for um par de fêmeas, o indicado é que ambas sejam colocadas juntas desde cedo, já que elas podem ser tão territorialistas quanto os machos.

As fêmeas dos coelhos ficam férteis só de estarem próximas de algum macho. Inclusive, algumas horas depois do parto já podem se tornar férteis novamente.

 

Raças de coelhos

Assim como gatos e cachorros, coelhos também possuem várias raças de características diferentes. Alguns são maiores, outros minis, de pelos compridos ou curtos, com as orelhas em pé ou para baixo. Por isso o indicado é que se pesquise sobre elas antes de levar um coelhinho para casa.

 

Alimentação e nutrição

É indicado que a base da dieta do coelho seja a de folhas e feno para uma nutrição saudável.  Porém, é possível complementar o cardápio com um pouco de ração comercial, não sendo indicado generalizar a dieta do bichinho em um único tipo de alimento. 

Frutas como morango, maçã, pêra e kiwi também podem fazer parte dos petiscos para dar ao seu pet.   

 

Higiene e saúde

Para manter o seu coelho saudável é importante manter sua gaiola bem limpinha. Por isso, faça a limpeza frequentemente, não deixando acumular bactérias e mau cheiro.

Além disso, coelhos não podem tomar banho! A água pode fazer mal ao seu sistema imunológico. Caso ele se suje, pode-se usar um lenço umedecido em suas patas e área genital, mas nunca mais que isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *