Cachorros sozinhos em casa: dicas para amenizar a separação

Cachorro sozinho em casa

A vida atribulada e corrida faz com que os cachorros fiquem, por vezes, muitos momentos sozinhos dentro de casa. Por eles serem extremamente sociáveis e apegados aos donos, a tarefa de deixá-los por longo ou mesmo curto período só, pode ser um desafio e tanto para não gerar medo e sofrimento ao bichinho.

Isso porque muitos cães demonstram reações de desespero, como latir muito, chorar ou até uivar quando se veem sem a presença dos donos. Por isso, alguns cuidados precisam ser realizados para que esse processo de afastamento seja feito de forma fácil e de maneira correta. Confira nossas dicas:

 

Ensinar o “fica”

Recompensar o cão a cada momento que se afasta dele pode ser uma boa forma de começar o treinamento. E isso deve ser a partir de ficar distante em cômodos até chegar, aos poucos, ao ato de sair efetivamente de dentro de casa.

 

Ter atenção nas despedidas e nos reencontros

É preciso ter atenção também com as reações no momento de despedidas e reencontros. Associar a saída como algo positivo e rotineiro, evita ansiedade do cãozinho. Além disso, ao voltar para casa, cumprimentá-lo sem tanta euforia, pode auxiliar no processo de entendimento do animal de que tudo ficará sempre bem, apesar do afastamento diário.

 

Investir em brinquedos interativos

Outra dica é deixar a casa cheia de brinquedos que vão contribuir muito enquanto você estiver fora. Para isso, o mais indicado são aqueles de borracha bem rígida e resistente e de nylon duro. Selecionar alguns que serão apenas para os momentos que eles estarão sozinhos estimula ainda mais a distração do pet.

 

Proporcionar atividades físicas

Investir em atividades que gastem energia do cachorro nas ocasiões que estiver com ele, como brincadeiras e caminhadas, pode ser uma alternativa para que o mesmo durma, descanse e relaxe enquanto você ficar fora de casa.

 

Precauções

Além de ficar atento aos comportamentos ao afastar do animal, é preciso prestar atenção no que você deixa na sua casa que pode ser um perigo aos cães. Objetos cortantes ou de peças soltas devem ser colocados em lugares que sejam de difíceis acessos. Tal atitude evita vários acidentes e te permite ficar com a consciência tranquila que seu pet está em casa e com segurança!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *